Pular para o conteúdo principal

Dia Nacional da Mandioca - 22 de abril




Visita a Aldeia KRUKUTU


Gostaria de deixar registrado, que dentro da VIII Semana dos Povos Indígenas, de São Bernardo do Campo, houve excursão para visita à aldeia Krukutu.

A visita foi monitorada, pela Sra. Dina, por sinal muito gentil, dia 21 de abril, com saída logo cedo ( 8horas) .

O objetivo dessa atividade foi propiciar aos visitantes o conhecimento dos vários aspectos da vida social e cultural tradicional das comunidades indígenas Guarani Krukutu.

Na nossa percepção essa aldeia está muito bem apoiada pelo governo de São Paulo, com escola local, posto de saúde, luz, água, internet, telefone entre outros. Percebi que há falta de higiene tanto pessoal como nos locais públicos freqüentados por todos, mostrando falta de atenção por parte dos índios.

Mas vamos falar da Rainha do Brasil, a mandioca e comemorar seu dia contando a lenda da mandioca, em versão de amor e carinho a Mani!. Existem outras versões, mas gosto dessa mais alegre....


A lenda da mandioca é um exemplo do folclore dos índios tupis. Ela explica a origem desta raiz que é um dos principais alimentos dos povos indígenas brasileiros. Na aldeia que visitamos eles não plantam mandioca, uma pena.... compram em mercado!!! Lá só plantam banana.



A lenda

De acordo com a lenda, uma índia tupi deu a luz a uma indiazinha e a chamou de Mani. A menina era linda e tinha a pele bem branca. Vivia feliz brincando pela tribo. Toda tribo amava muito Mani, pois ela sempre transmitia muita felicidade por onde passava.

Porém, um dia Mani ficou doente e toda tribo ficou preocupada e triste. O pajé foi chamado e fez vários rituais de cura e rezas para salvar a querida indiazinha. Porém, nada adiantou e a menina morreu.


Os pais de Mani resolveram enterrar o corpo da menina dentro da própria oca, pois esta era a tradição e o costume cultural do povo indígena tupi.

Os pais regaram o local, onde a menina tinha sido enterrada, com água e muitas lágrimas.

Depois de alguns dias da morte de Mani, nasceu dentro da oca uma planta cuja raiz era marrom por fora e bem branquinha por dentro (da cor de Mani).
Em homenagem a filha, a mãe deu o nome de Maniva à planta.

Os índios passaram a usar a raiz da nova planta para fazer farinha e uma bebida (cauim). Ela ganhou o nome de mandioca, ou seja, uma junção de Mani (nome da indiazinha morta) e oca (habitação indígena).

Curiosidade: 

No Brasil, a mandioca possui vários nomes (variam de região para região), como, por exemplo, aipim, macaxeira, maniva, castelinha, mandioca-mansa, entre outros.


















Você sabia que Escola Sabor & Saber Gastronomia, com o Convivium Grande ABC-SP comemora todos os anos, o Dia Nacional da Mandioca ?
Sim, neste anovamos comemorar, no dia 24 de Abril (4ª-feira - manhã e tarde), com as crianças da Fundação Criança de São Bernardo do Campo. Aguardem notícias....

Para comemorar uma receita saborosa e simples.

Bolinho mandioca e atum
Ingredientes: 2 1/2 xícaras (chá) de mandioca cozida ou amassada; 1 xícara (chá) de farinha de trigo; 1 ovo grande inteiro; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 3 colheres (sopa) de queijo ralado; 1 cebola média ralada; 1 lata de filé de sardinha ou 1 lata de atum; ½ xícara (chá) de cheiro-verde ou coentro; sal, orégano, pimenta dedo de moça e outros temperos a gosto.

Modo de Preparo: Misture bem todos os ingredientes modele os bolinhos pequenos, passe na farinha de rosca. Leve para gelar um pouco antes de fritar. Fritar em óleo quente. Colocando-os em papel absorvente antes de servir.
Importante: Podemos também untar (pincelar) uma forma com óleo e colocar os bolinhos um ao lado do outro e levar para assar em forno 180o.C, por 30 minutos.

Rendimento: 30 bolinhos

Comentários

  1. Ana, querida, parabéns pela sua reportagem. Eu colocaria ainda que em algumas regiões do Brasil, especialmente norte e nordeste, mandioca só serve para fazer farinha. Para comer é a macaxeira.
    Esses índios estão bastante evoluídos, veja em http://krukutu.blogspot.com.br/. Está parado em 2012, mas contém alguma coisa importante sobre p idioma guarani.

    ResponderExcluir
  2. Ana, querida, parabéns pela sua reportagem. Acrescentaria que em vários lugares do Brasil, especialmente norte e nordeste consideram madioca apenas aquela destinada à farinha. Para comer, é a macaxeira ou aipim.
    Esses índios que vc visitou estão bem evoluídos em termos tecnológicos, veja em http://krukutu.blogspot.com.br/. O destaque fica com o idioma guarani, mas percebe-se que não fazem isso sozinhos.

    ResponderExcluir
  3. Ana, querida, parabéns pela sua reportagem na aldeia. Eu ainda acrescentaria que fica em Parelheiros e, sobre a mandioca, que em vários lugares do Brasil, mandioca é aquela destina à farinha. Para comer, assume outros nomes, como macaxeira ou aipim.
    Esses índios estão tecnologicamente evolídos, talvez com alguma ajuda externa. Veja o blog http://krukutu.blogspot.com.br/, onde especialmente o idioma guarari é tratado, depois de um convite para visitar a aldeia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande