Pular para o conteúdo principal

PEPINO GELADO NO PALITO E CONSERVA


Em recente visita à Tokyo - Japão, acompanhando meu filho Rodolfo, Nora e Netos, ficamos impressionados com a simplicidade da venda dos legumes bem gelados em forma de picolé, porém curtidos em vinagrete.


O pepino é um diurético natural de grande ajuda na dissolução de cálculos renais, oferecendo nutrientes para as células e eliminando impurezas. A água do pepino auxilia no controle da temperatura do corpo e nos seus processos orgânicos.

Ainda possui muita fibra e é importante para o sistema digestivo. Está hortaliça é um poderoso tônico para o fígado e rins, além de dar força aos cabelos e unhas graças ao alto teor de sílica e flúor.

Que tal fazer uma brincadeira com as crianças, preparar e levar para praia, servir antes do almoço de aperitivo, pense nisso!

 Agora você pode usar a mesma receita e fazer uma conserva fatiando os pepinos, e em seguida, colocando a calda de vinagrete.  Acondicione em vidros e mantenha-os na geladeira. Veja o passo a passo nas fotos.




 PEPINO GELADO NO PALITO E CONSERVA





A receita requer apenas cuidados higiênicos.


1- Comprar pepinos frescos, bem firmes e do tipo japonês (mais finos).

2-  Lavar bem com escova, retirar todas as impurezas.

3- Colocar um palito específico para sorvete ou churrasco, em cada um.

4-  Coloca-los em um recipiente limpo forrado com plástico ( novo e sem uso –virgem) não coloque em metal pois interfere no resultado final do sabor e aromas. Melhor vidro ou plástico.

5- Fazer um vinagrete com 2 xícaras de  água filtrada, 1 xícara de vinagre de arroz, 1 colher de sobremesa de sal, 2 colheres de sopa de açúcar. Misture bem e coloque os pepinos.

6- Conservar nesse vinagrete mantendo refrigerado e/ou com gelo.

7-  Consumir bem gelado.

No Japão, chamam de JAPANESE PICKLED CUCUMBER – Kyuri Asa-zuke.

Vamos lá meus amigos, aproveite o verão para preparar e se deliciar com picolé de pepino!

Abraços e até a próxima!



Escola de gastronomia - Inscrições abertas



A Escola Sabor&Saber Gastronomia está com as 
matrículas abertas para o CURSO DE CAPACITAÇÃO - CHEF. Venha estudar gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professora de gastronomia e culinária Ana Maria Tomazoni. 

Clique no link e confira mais informações sobre o curso:  www.saboresabergastronomia.com.br ou entre em contato pelos telefones (11) 4121-5315 e 4123-2189.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

DIA NACIONAL DA MANDIOCA HARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

DIA NACIONAL DA MANDIOCAHARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

O Convívio Slow Food Grande ABC SP e a escola Sabor e Saber Gastronomia tem um trabalho de educação alimentar a muitos anos com seus alunos e publico frequentador de eventos, feiras e congressos acadêmicos com estudos e praticas com a mandioca e o fruto nativo no Brasil o Cambuci.

Prefeito Paulo Serra do município de Santo André

O FESTIVAL DO CAMBUCI EM PARANAPIACABA
O Festival do Cambuci de Santo André é um evento realizado pela Prefeitura de Santo André junto à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Empreendedores / Moradores de Paranapiacaba e diversos restaurantes no centro da cidade.
Este evento tem um papel importante no desenvolvimento do turismo da Vila de Paranapiacaba, reforçando a identidade cultural deste importante fruto nativo da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento sustentável do local.
O fruto cambuci, pertence à…

OFICINA GASTROETEC: Gastronomia Brasileira e a Importância do Ato de Cozinhar

Oficina GASTROETEC Santa Ifigênia - SP com a Chef e Educadora Ana Tomazoni.