Pular para o conteúdo principal

Sopas e cremes para as noites frias

1. Sopa indiana
As sopas, tal como as conhecemos hoje em dia, nunca ocuparam um lugar de destaque na cozinha indiana. A única referência, até a chegada dos britânicos, era a de um prato de água de pimenta, enriquecido com um pequeno peixe o karavat, que era comido pelos membros das castas mais pobres. Esta sopa de tomate é, portanto, um prato de origem relativamente recente.
Ingredientes (para 6 pessoas): 6 tomates grandes maduros – 250g de ervilhas ou lentilhas – 1 cebola grande – 1 dente de alho – 2 folhas de louro – 1 malagueta verde – 400ml de leite de coco bem espesso - ½ colher (sobremesa) de erva doce – 2 colheres (sobremesa) de coentro em pó ou salsa picada – 2 colheres (sobremesa) de cominho em pó – 1 ramo de hortelã fresca – 1 colher (sopa) de açúcar – 2 colheres (sopa) de manteiga – sal a gosto

Modo de preparo: Tire a pele dos tomates, retire as sementes, coloque numa panela, cubra com ½ litro de água e cozinhe durante 15 minutos, em fogo baixo. Passe para o recipiente de um liquidificador, bata e reserve. Salteie a cebola cortada em lâminas e o alho amassado com a manteiga, numa panela, em fogo baixo, até que a cebola fique transparente. Adicione as folhas de louro, a erva-doce, o coentro, o cominho e a malagueta picada fina. Refogue durante 2 minutos, antes de adicionar o leite de coco e o purê de tomate. Ferva, junte as ervilhas ou as lentilhas, tampe, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 15 minutos ou até que as ervilhas ou lentilhas estejam macias. Se ficar muito grosso, acrescente água. Retire as folhas de louro, junte o açúcar e as folhas de hortelã picadas. Ajuste o sal antes de dar a última fervura e está pronto para servir.

Dificuldade: média – Preparação: 40 minutos – Valor calórico: médio – Custo: econômico – rendimento : 6 a 8 porções

2. Sopa de pupunha ou palmito ou couve flor
Ingredientes: 2 colheres (sopa) de azeite de oliva -2 dentes de alho picados -½ litro de água filtrada ou fervida -½ litro de leite -2 tabletes de caldo de vegetais ou de frango ( o ideal é fazer você mesmo o caldo de legumes (com cenoura, alho porro, cebola, alho, louro, salsão etc)3 xícaras (chá) pupunha, ou palmito, ou couve flor –sal e pimenta moída na hora – 3 a 5 colheres de creme de leite light para finalizar -¼ de xícara de cebolinhas verdes picadas em anéis. Opcional: 3 colheres de queijo cremoso (cottage ou cheese)

Modo de Preparo: Colocar na panela o azeite de oliva e o alho quando dourar colocar a água, o leite, os caldos e deixe levantar fervura. Misture a pupunha, deixe ferver por 5 a 7 minutos. Acerte o sal e a pimenta. Se quiser sopa deixe os pedacinhos do pupunha, ou se gostar de creme bata com multiprocessador ou liquidificador. Volte para o fogo para levar a fervura, misture o creme de leite sirva bem quente decorada com anéis de cebolinha e noz moscada.


Rendimento: 4 porções – grau de dificuldade fácil

3. Creme de abóbora
Ingredientes: 1 colher (chá) de curry -1 colher (sopa) de margarina ou manteiga -1 cebola média picada -500g de abóbora picada -4 xícaras (chá) de leite -1 xícara (chá) de leite de coco light -½ colher (chá) de sal -½ pimenta dedo de moça picada -½xícara (chá) de creme de leite light -3 talos de cebolinha verde picados -½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado. Opcional: 1 caixa de massa fresca (ravióli, capellete ou macarrão de pacote)

Modo de preparo: Coloque o curry numa frigideira bem grande e de bordas altas. Leve ao fogo baixo por 2 minutos, mexendo sem parar tostar e realçar o sabor. Acrescente a margarina ou manteiga, a cebola e refogue por alguns minutos. Junte a abóbora e o leite. Tampe a frigideira e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos ou até a abóbora desmanchar. Acrescente o leite de coco e misture bem. Tempere com sal e a pimenta, tampe novamente e cozinhe por mais 5 minutos. Se necessário coloque água quente.Adicione o creme de leite, misturando delicadamente, até obter um molho cremoso. Finalize polvilhando a cebolinha e o queijo parmesão ralado. Sirva em seguida.


DICA: Esta receita também fica deliciosa se você substituir a abóbora por moranga ou abóbora cabochá. Se quiser cozinhe os capelleti no creme de abóbora.

4 - Sopa de cebola
Ingredientes: 3 colheres de farinha de trigo -2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga -1kg de cebola em rodelas –sal, pimenta, noz moscada ralada -1 ½ de caldo de galinha natural ou 2 caldos de frango concentrado -1½ de água fervendo.

Modo de preparo: Dissolva o caldo com água fervendo, reserve. Em uma panela torre a farinha até ficar bem amarela, junte então a margarina e as cebolas em rodelas, misture e refogue até murchar. Junte o sal, noz moscada e a pimenta assim como o caldo fervendo por 10 minutos.Opcional: Bater no liquidificador para torna-la um creme. Pode ser servido dentro do pão italiano. Se gostar salpique queijo parmesão ralado.

Comentários

  1. hum...deu água na boca.
    parabéns pelo blog
    e tbm pelo vídeo com dicas de fondue.
    um beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande