Pular para o conteúdo principal

Sopas e cremes para as noites frias

1. Sopa indiana
As sopas, tal como as conhecemos hoje em dia, nunca ocuparam um lugar de destaque na cozinha indiana. A única referência, até a chegada dos britânicos, era a de um prato de água de pimenta, enriquecido com um pequeno peixe o karavat, que era comido pelos membros das castas mais pobres. Esta sopa de tomate é, portanto, um prato de origem relativamente recente.
Ingredientes (para 6 pessoas): 6 tomates grandes maduros – 250g de ervilhas ou lentilhas – 1 cebola grande – 1 dente de alho – 2 folhas de louro – 1 malagueta verde – 400ml de leite de coco bem espesso - ½ colher (sobremesa) de erva doce – 2 colheres (sobremesa) de coentro em pó ou salsa picada – 2 colheres (sobremesa) de cominho em pó – 1 ramo de hortelã fresca – 1 colher (sopa) de açúcar – 2 colheres (sopa) de manteiga – sal a gosto

Modo de preparo: Tire a pele dos tomates, retire as sementes, coloque numa panela, cubra com ½ litro de água e cozinhe durante 15 minutos, em fogo baixo. Passe para o recipiente de um liquidificador, bata e reserve. Salteie a cebola cortada em lâminas e o alho amassado com a manteiga, numa panela, em fogo baixo, até que a cebola fique transparente. Adicione as folhas de louro, a erva-doce, o coentro, o cominho e a malagueta picada fina. Refogue durante 2 minutos, antes de adicionar o leite de coco e o purê de tomate. Ferva, junte as ervilhas ou as lentilhas, tampe, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 15 minutos ou até que as ervilhas ou lentilhas estejam macias. Se ficar muito grosso, acrescente água. Retire as folhas de louro, junte o açúcar e as folhas de hortelã picadas. Ajuste o sal antes de dar a última fervura e está pronto para servir.

Dificuldade: média – Preparação: 40 minutos – Valor calórico: médio – Custo: econômico – rendimento : 6 a 8 porções

2. Sopa de pupunha ou palmito ou couve flor
Ingredientes: 2 colheres (sopa) de azeite de oliva -2 dentes de alho picados -½ litro de água filtrada ou fervida -½ litro de leite -2 tabletes de caldo de vegetais ou de frango ( o ideal é fazer você mesmo o caldo de legumes (com cenoura, alho porro, cebola, alho, louro, salsão etc)3 xícaras (chá) pupunha, ou palmito, ou couve flor –sal e pimenta moída na hora – 3 a 5 colheres de creme de leite light para finalizar -¼ de xícara de cebolinhas verdes picadas em anéis. Opcional: 3 colheres de queijo cremoso (cottage ou cheese)

Modo de Preparo: Colocar na panela o azeite de oliva e o alho quando dourar colocar a água, o leite, os caldos e deixe levantar fervura. Misture a pupunha, deixe ferver por 5 a 7 minutos. Acerte o sal e a pimenta. Se quiser sopa deixe os pedacinhos do pupunha, ou se gostar de creme bata com multiprocessador ou liquidificador. Volte para o fogo para levar a fervura, misture o creme de leite sirva bem quente decorada com anéis de cebolinha e noz moscada.


Rendimento: 4 porções – grau de dificuldade fácil

3. Creme de abóbora
Ingredientes: 1 colher (chá) de curry -1 colher (sopa) de margarina ou manteiga -1 cebola média picada -500g de abóbora picada -4 xícaras (chá) de leite -1 xícara (chá) de leite de coco light -½ colher (chá) de sal -½ pimenta dedo de moça picada -½xícara (chá) de creme de leite light -3 talos de cebolinha verde picados -½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado. Opcional: 1 caixa de massa fresca (ravióli, capellete ou macarrão de pacote)

Modo de preparo: Coloque o curry numa frigideira bem grande e de bordas altas. Leve ao fogo baixo por 2 minutos, mexendo sem parar tostar e realçar o sabor. Acrescente a margarina ou manteiga, a cebola e refogue por alguns minutos. Junte a abóbora e o leite. Tampe a frigideira e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos ou até a abóbora desmanchar. Acrescente o leite de coco e misture bem. Tempere com sal e a pimenta, tampe novamente e cozinhe por mais 5 minutos. Se necessário coloque água quente.Adicione o creme de leite, misturando delicadamente, até obter um molho cremoso. Finalize polvilhando a cebolinha e o queijo parmesão ralado. Sirva em seguida.


DICA: Esta receita também fica deliciosa se você substituir a abóbora por moranga ou abóbora cabochá. Se quiser cozinhe os capelleti no creme de abóbora.

4 - Sopa de cebola
Ingredientes: 3 colheres de farinha de trigo -2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga -1kg de cebola em rodelas –sal, pimenta, noz moscada ralada -1 ½ de caldo de galinha natural ou 2 caldos de frango concentrado -1½ de água fervendo.

Modo de preparo: Dissolva o caldo com água fervendo, reserve. Em uma panela torre a farinha até ficar bem amarela, junte então a margarina e as cebolas em rodelas, misture e refogue até murchar. Junte o sal, noz moscada e a pimenta assim como o caldo fervendo por 10 minutos.Opcional: Bater no liquidificador para torna-la um creme. Pode ser servido dentro do pão italiano. Se gostar salpique queijo parmesão ralado.

Comentários

  1. hum...deu água na boca.
    parabéns pelo blog
    e tbm pelo vídeo com dicas de fondue.
    um beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

DIA NACIONAL DA MANDIOCA HARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

DIA NACIONAL DA MANDIOCAHARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

O Convívio Slow Food Grande ABC SP e a escola Sabor e Saber Gastronomia tem um trabalho de educação alimentar a muitos anos com seus alunos e publico frequentador de eventos, feiras e congressos acadêmicos com estudos e praticas com a mandioca e o fruto nativo no Brasil o Cambuci.

Prefeito Paulo Serra do município de Santo André

O FESTIVAL DO CAMBUCI EM PARANAPIACABA
O Festival do Cambuci de Santo André é um evento realizado pela Prefeitura de Santo André junto à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Empreendedores / Moradores de Paranapiacaba e diversos restaurantes no centro da cidade.
Este evento tem um papel importante no desenvolvimento do turismo da Vila de Paranapiacaba, reforçando a identidade cultural deste importante fruto nativo da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento sustentável do local.
O fruto cambuci, pertence à…

OFICINA GASTROETEC: Gastronomia Brasileira e a Importância do Ato de Cozinhar

Oficina GASTROETEC Santa Ifigênia - SP com a Chef e Educadora Ana Tomazoni.