Pular para o conteúdo principal

CONGRESSO GASTRONOMIA SEM FRONTEIRAS


Cozinheiros Sem Fronteiras Brasil e Aregala Internacional juntos com o Senac-SP no Congresso Gastronomia Sem Fronteiras

 Chefs e cozinheiros integrantes da Aregala Internacional e Cozinheiros sem Fronteiras

Na segunda-feira, 16 de dezembro aconteceu em São Paulo das 15h às 21h o Congresso Gastronomia sem Fronteiras, uma iniciativa da Cozinheiros sem Fronteiras e Aregala Internacional em parceria com o Senac Aclimação, o evento reuniu mais de 100 profissionais da gastronomia nacional e internacional para atualização dos conceitos e tendências no universo da gastronomia

O evento apresentou a importância da gastronomia brasileira e de diferentes movimentos pela melhoria contínua dos processos da carreira profissional e da gestão de negócios gastronômicos. A programação, contemplou as novas profissões de carreiras gastronômicas e tipologias de negócios, assim como caracterizar o atual panorama do mercado de alimentação no Brasil.
2019


Para o Prof. Celso dos Santos Silva , Vice-presidente da Aregala Internacional e Presidente da Cozinheiros sem Fronteiras Brasil,   representante de algumas entidades brasileiras  e Professor de Pós-graduação em Gestão de Negócios da Alimentação no Senac Aclimação ,  “ as entidades estão cada vez mais em evidência no cenário  gastronômico brasileiro, a integração com o Senac é extremamente importante, na medida em que os chefs de cozinha e os cozinheiros começam a se preocupar cada vez mais  em pesquisar, estudar, se atualizar, se aperfeiçoar, se  especializar, se qualificar e se requalificar, e claro que parceria ótima , uma das melhores parcerias que temos em São Paulo, interior , mas em todo Brasil é a opção Senac, pela sua tradição, metodologia, pela forma diferenciada que tem para qualificar as pessoas do ponto de vista técnico e social e disponibilizá-las no mercado de forma harmônica.”

 Esteve presente no Congresso, proprietários e empresas do segmento do food service do Brasil, Consultores, professores é um momento especial para o Senac São Paulo, para a Cozinheiros sem Fronteiras Mundial no Brasil e Aregala Internacional.


O Presidente Mundial da Aregala e Embaixador da Cozinheiros sem Fronteiras Diego Silva Lehmann, enviou mensagem de felicitações aos organizadores do Congresso e membros da Cozinheiros sem Fronteiras e Aregala Internacional , ao Professor  Celso dos Santos Silva, a Professora Maria Luiza Santomauro Vaz - Coordenadora de pós-graduação e extensão universitária na Senac, a Vice- Presidente da Aregala América do Sul e Presidente da Aregala do Equador, Marlene Jaramilo, eleita recentemente que estará representando a Delegação estrangeira, e todos os palestrantes do Congresso e participantes.  


O Congresso Gastronomia sem Fronteiras contou com representantes oficiais dos seguintes países: Portugal, Itália, França, Colômbia, Equador, Japão, Brasil.

O Congresso Gastronomia sem Fronteiras contou com a participação especial de Terezinha Covas, Vice-Presidente da Sociedade Latino Americana de Gastronomia e Hotelaria Hospitalar, com sede em Lima, no Peru.


Programação:
15h - Recepção, credenciamento e visita aos expositores
16h - Abertura oficial do congresso, com a participação da diretoria nacional do Cozinheiros sem Fronteiras
16h30 - Painel: Saúde, Gastronomia e Oportunidades
Apresentação dos novos conceitos e tendências da gastronomia internacional e discussão da aplicação plena no Brasil em termos de operação e gestão.
Palestrantes: Ana Tomazoni, Marlene D. C. Jaramillo Granda, Simone Borsolari e Terezinha Covas.
17h30 - A Evolução Histórica Mundial do Cozinheiro
Apresentação dos principais aspectos evolutivos do profissional de cozinha ao longo da história da humanidade.
Palestrante: João Luiz Máximo da Silva
18h - O Cozinheiro do Futuro
Discussão do perfil ideal do profissional de cozinha para os próximos desafios da globalização gastronômica.
Palestrante: Celso dos Santos Silva
18h30 - Intervalo e degustação de produtos gourmet
19h - Painel: A Demanda de Profissões e Carreiras Gastronômicas no Brasil e no Mundo
Identificação e análise das tendências atuais por profissões, carreiras e modelos de negócios gastronômicos.
Palestrantes: Carmen Guarize, Daniel Ravetta, Jonas Juliani Oliva, Rafael Olivieri
20h - Painel: A Hora e a Vez da Gastronomia Brasileira
Caracterização e reconhecimento do potencial gastronômico brasileiro por meio de seus diferenciais de matéria-prima, profissionais, empresários e culturas gastronômicas.
Palestrantes: Enio Miranda, Elzinha Nunes, Luisa Saliba e Paulo Leite

Ação social – O Ingresso ao evento será de 1 kg de alimento não perecível

A Inscrição do Congresso foi gratuita, porém o ingresso do evento foi de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar).
Os alimentos, foram destinados à Associação Educacional para Múltipla Deficiência (AHIMSA), localizada na Rua Baltazar Lisboa, 212, Vila Mariana, São Paulo - SP. 
Exposição e Degustação de Alimentos Inovadores


Degustação e exposição de alimentos deram um  toque gastronômico ao Congresso. A exposição contou 24 empresas que representam o canal food service, promovendo seus lançamentos, realizando degustações e relacionamento com os chefs e cozinheiros.
Entre as marcas estão:


Korin Alimentos – a chefe Angela Festa degustando:
Frango ao açafrão da Terra com Amêndoas;
Arroz doce integral Korin com amendoim;
Patê de ovos.




O Chef Rodrigo Albano degustando:

receitas criadas por ele com os produtos da Copra. Entre as delícias estão:
Mini Brownie de Chocolate;
Mini bolo de chocolate lowcarb com calda
Sorbet de coco

A Copra também esteve com exposição de seus produtos.







Cambuci-Fruto da Mata Atlântica também será destaque na mostra de empresas do food service



A AgroAsmussen empresa de Natividade da Serra, esteve degustando suco de cambuci, fruto nativo da mata atlântica.
Outra degustação que a marca realizou foi o do chutney de Cambuci.
 Além disso, a empresa esteve com outros produtos do portfólio no evento.



Sobre o Senac São Paulo 
Há mais de 70 anos, o Senac São Paulo contribui para a educação profissional oferecendo cursos livres, técnicos e de ensino superior (graduação, extensão universitária e pós-graduação), presenciais e a distância, em diferentes áreas do conhecimento. Além disso, coloca o seu atendimento corporativo à disposição de organizações públicas, privadas e do terceiro setor com equipe especializada em desenvolver soluções sob medida para suas necessidades.
Com 61 unidades educacionais, a instituição está presente em todo o estado de São Paulo. São 16 na capital; cinco na Grande São Paulo; duas no litoral; 35 no interior; além dos três campi do Centro Universitário Senac, sendo um no bairro Santo Amaro, na capital, e dois no interior, que formam o complexo educacional com os hotéis-escola Senac em Águas de São Pedro e em Campos do Jordão. A instituição conta, ainda, com a Editora Senac São Paulo.

Sobre a Aregala Internacional - Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas e do Mundo

A AREGALA é uma associação gastronômica fundada na América Latina, nas ruínas místicas de Machu Pichu, no Peru, há 36 anos. É o reitor do continente americano, mas hoje se espalhou por quase todo o planeta, mantendo representações e escritórios em 60 países do mundo resgatando e difundindo os valores culinários das cidades, desenvolvendo sua gastronomia como valor cultural, social, turístico, trabalhista, humanista, filantrópica folclórica, histórica, educacional e identidade de suas nações.

Foi fundada em 1982 sob o nome de Associação de Restauradores, Enólogos, Escritores Gastronômicos da América Latina, Miami, Quebec e Espanha, com uma Associação subsidiária de Editores e Escritores Gastronômicos das Américas, também fundada pelo chef Diego Silva Lehmann e que era a A primeira associação de jornalismo gastronômico do mundo, hoje sob a sigla OMPG.PRESS - World Press and Gastronomic Organization.

A Aregala compreende a América, Europa, parte da Ásia e África e é considerada por muitas celebridades culinárias como uma das maiores e mais importantes associações culturais e filantrópicas e educacionais do mundo, tanto pela extensão geográfica (para integrar 50 países) quanto pela importância e significado de seu trabalho.

Sobre a Cozinheiros sem Fronteiras
Cozinheiros sem Fronteiras é uma entidade internacional presente em mais de 20 países de língua hispânica, portuguesa, inglesa, francesa, entre outros, que atende as exigências técnicas da OMS – Organização Mundial da Saúde – em desenvolvimento de programas internacionais de combate à fome e desnutrição humanas, além de ações integradas de Cultura e Educação Social nas áreas de Gastronomia e Hospitalidade Brasileira. É composta por Cozinheiros e Chefes.
A Cozinheiro sem Fronteiras Brasil é a única da América Latina que tem representantes brasileiros em cidades importantes como Orlando, Ilha da Madeira, Oxford, Lyon, Luanda e Hamburgo.
Acompanhe as atividades da Cozinheiros sem Fronteiras nas redes sociais:



Serviço
Congresso Gastronomia Sem Fronteiras
Data: 16 de dezembro de 2019
Horário: das 15h às 21h
Inscrições gratuitas: Ingresso 1 kg de alimento não perecível, exceto sal e açúcar
Local: Senac Aclimação
Endereço: Rua Pires da Mota, 838 - São Paulo
Mais Informações: (11) 3795-1299



Mais informações para imprensa sobre o Congresso Gastronomia sem Fronteiras podem ser obtidas nos canais abaixo.
 

JM - Assessoria de Imprensa & Comunicação
José Maria Filho – Jornalista MTb 19.852
Cel. e WhatsApp: (11) 99804-1112





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande