Pular para o conteúdo principal

Congresso: Gastronomia Sem Fronteiras

Congresso: Gastronomia Sem Fronteiras

Foto de mapa mundi formado por sementes, ervas e temperos diferentes para representar cada país

Em parceria com o grupo Cozinheiros sem Fronteiras e a empresa Aregala, o Senac Aclimação realiza o congresso Gastronomia Sem Fronteiras.
O evento apresentará a importância da gastronomia brasileira e de diferentes movimentos pela melhoria contínua dos processos da carreira profissional e da gestão de negócios gastronômicos.
A programação pretende, ainda, identificar as novas profissões de carreiras gastronômicas e tipologias de negócios, assim como caracterizar o atual panorama do mercado de alimentação no Brasil.
Confira a programação completa abaixo e participe.
Programação:
15 horas - Recepção, credenciamento e visita aos expositores
16 horas - Abertura oficial do congresso, com a participação da diretoria nacional do Cozinheiros sem Fronteiras
16h30 - Painel: Saúde, Gastronomia e Oportunidades
Apresentação dos novos conceitos e tendências da gastronomia internacional e discussão da aplicação plena no Brasil em termos de operação e gestão.
Palestrantes: Ana Tomazoni, Marlene D. C. Jaramillo Granda, Simone Borsolari e Terezinha Covas.
17h30 - A Evolução Histórica Mundial do Cozinheiro
Apresentação dos principais aspectos evolutivos do profissional de cozinha ao longo da história da humanidade.
Palestrante: João Luiz Máximo da Silva
18 horas - O Cozinheiro do Futuro
Discussão do perfil ideal do profissional de cozinha para os próximos desafios da globalização gastronômica.
Palestrante: Celso dos Santos Silva
18h30 - Intervalo e degustação de produtos gourmet
19 horas - Painel: A Demanda de Profissões e Carreiras Gastronômicas no Brasil e no Mundo
Identificação e análise das tendências atuais por profissões, carreiras e modelos de negócios gastronômicos.
Palestrantes: Carmen Guarize, Daniel Ravetta, Jonas Juliani Oliva, Rafael Olivieri
20 horas - Painel: A Hora e a Vez da Gastronomia Brasileira
Caracterização e reconhecimento do potencial gastronômico brasileiro por meio de seus diferenciais de matéria-prima, profissionais, empresários e culturas gastronômicas.
Palestrantes: Enio Miranda, Elzinha Nunes, Luisa Saliba e Paulo Leite

Ação social
Durante o evento, haverá uma ação social de recebimento de alimentos. Quem quiser contribuir, poderá fazer a entrega de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar) à equipe do congresso.
As doações serão destinadas à Associação Educacional para Múltipla Deficiência (AHIMSA), localizada na Rua Baltazar Lisboa, 212, Vila Mariana, São Paulo - SP. 
Público-alvo:

Senac Aclimação

Endereco: Rua Pires da Mota, 838 - São Paulo - Telefone: 11 3795-1299

Programação

Congresso: Gastronomia Sem Fronteiras

Data: 16/12/2019
Horário: 15:00 às 21:00
Preço: Participação gratuita.

Palestrantes:
Ana Tomazoni - Diretora da Cozinheiros sem Fronteiras Brasil. Doutora em Educação Alimentar pela PUC-SP, com atualizações internacionais na Itália, França, Austrália, Canadá e Estados Unidos.
Marlene D. C. Jaramillo Granda - Vice-presidente de Aregala Internacional para América do Sul. Diretora Aregala Equador e membro do Cozinheiros sem Fronteiras. Decana da Faculdade de Ciências da Hospitalidade da Universidade de Cuenca, com mestrado em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar.
Simone Borsolari - Chef e diretora regional da Cozinheiros sem Fronteiras em Jundiaí. Tem certificação internacional pela Harvard University - Science & Cooking from Haute Cuisine to Soft Matter, além de atualizações internacionais na Itália e Grécia.
Terezinha Covas - Vice-presidente da Sociedade Latino-americana de Hotelaria Hospitalar. Pós-doutorada no segmento de saúde e em administração de serviços.
João Luiz Máximo da Silva - Coordenador e Docente da Pós-graduação Senac/SP - Gastronomia: História e Cultura. Mestrado e Doutorado na USP, na área de História da Alimentação.
Celso dos Santos Silva - Presidente do Cozinheiros sem Fronteiras Brasil e vice-presidente de Aregala Internacional. Professor do Senac São Paulo na pós-graduação em Gestão de Negócios da Alimentação - Foco em Resultados.
Carmen Guarize - Mestre em Turismo - foco em Chef Food-Service e Mercado. Tem certificado internacional pela International Bartender Association (IBA). É presidente do Movimento Bartenders sem Fronteiras de Aregala Internacional no Brasil e vice-presidente da Cozinheiros sem Fronteiras.
Daniel Ravetta - Graduado em Enologia pela Universidade de Torino e pós-graduando em Vendas, Negociação e Resultados de Alta Performance pela PUC-RS. É presidente do Movimento Vinhos sem Fronteiras de Aregala Internacional no Brasil, docente na formação de sommeliers e empresário no segmento de vinhos.
Jonas Juliani Oliva - Diretor conselheiro da Cozinheiros Sem Fronteira Brasil. Docente e coordenador do MBA In Company da Fundação Instituto de Administração (FIA). Tem aperfeiçoamento internacional na Escola Patronal de Gastronomia e Hotelaria em Madri.
Rafael Olivieri - Pós-doutor e PhD. CEO da Competency do Brasil. Integra o Programa Carreira sem Fronteiras e é docente de MBA da FGV-SP. Autor de inúmeros livros na área de negócios.
Enio Miranda - Fundador e diretor da Academia Brasileira de Gastronomia (ABG). Diretor da Cozinheiros sem Fronteira Brasil. Mestre em Artes da Comunicação e Estudos Culturais, pelas Universidades de Florença (Itália) e Grenoble (França).
Elzinha Nunes - Fundadora, proprietária e chef do restaurante Dona Lucinha. Membro da Academia Culinária das Américas (ACLA), da Aregala Internacional e da Cozinheiros sem Fronteiras Brasil.
Luisa Saliba - Fundadora, proprietária e chef executiva do restaurante Rota do Acarajé. Membro da Aregala Internacional no Brasil e da Cozinheiros Sem Fronteiras Brasil.
Paulo Leite - Fundador, diretor e chef executivo dos restaurantes Amazônia e Galeto Alegre. Membro de Aregala Internacional no Brasil e da Cozinheiros sem Fronteiras.


Link: https://www.sp.senac.br/senac-eventos/senac-aclimacao/congresso-gastronomia-sem-fronteiras/5439/946/962/ACL/




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande