Pular para o conteúdo principal

ONU- HABITAT- EVENTO CIRCUITO URBANO COM ANA TOMAZONI


ONU-HABITAT 

 Evento: “Cidades Inovadoras e Inclusivas”
 Circuito Urbano 2019 com Ana Tomazoni

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) recebeu até 26 de agosto inscrições de organizações interessadas em receber apoio institucional para a realização de eventos no Circuito Urbano 2019.

Os eventos  ocorreram entre 1 e 31 de outubro em cidades de todo o Brasil e abordaram inovações sociais, tecnológicas, econômico/financeiras e de políticas públicas e governança que contribuam para o aprimoramento dos serviços ou da política urbana. A agenda do ONU-Habitat estendeu-se por todo mês de outubro por diversas instituições culturais pelo Brasil a fim de visibilizar temas urbanos. 


A 2ª edição do Circuito Urbano teve como tema geral “Cidades Inovadoras e Inclusivas” e como pergunta inspiradora “Como a inovação pode aprimorar serviços e políticas urbanas de maneira inclusiva e sustentável?”.
No dia 26 de outubro, das 11:00 às 19:00 h, aconteceu programação especial, na cidade de São Bernardo do Campo – na Casa Sete, Rua Carlos Gomes, 130, Centro- SBC.



A casa Sete  foi escolhida  para ser sede do projeto Circuito Urbano 2019 promovido pela ONU Habitat, o qual tem como objetivo discutir a temática “Cidades Inovadoras e Inclusivas”. 

O tema em discussão para outubro foi : Arte e Urbanicidade

Como todos os últimos sábados do mês, o ateliê coletivo abre suas portas à comunidade. O residente da casa e idealizador do evento desse mês é o coletivo CONTRA-FLUXO. Além da Casa Aberta, a agenda do ONU-Habitat estendeu-se por todo mês de outubro por diversas instituições culturais pelo Brasil a fim de visibilizar temas urbanos. 

A Casa SETE  propôs, no dia 26, atividades sobre novas formas de atuar no Habitat e nas cidades em prol da coletividade, debatendo como aproximar a alimentação saudável da nossa cozinha, colaborando com o desenvolvimento sustentável. 

As questões que nortearam as discussões buscaram fomentar o debate de como as transformações das cidades, das relações e do meio ambiente vêm afetando o Habitat em que vivemos. 
As atividades, que contaram com palestrantes especialistas na área de habitação, cozinha, educação, permacultura e planejamento urbano, foram gratuitas e destinadas a todos os públicos, inclusive às crianças! 



·         Arte
·         Adequado para crianças
Horário · Sábado, 26 de Outubro de 2019
11:00 – 12:00
Abertura - Roda de Conversa: Claudia Visoni - (Bancada Ativista) + Marquinhos Projeto Menino e Meninas de Rua
11:00 – 18:00
Feira de Orgânicos
11:00 – 19:00
Exposição Dollar Street
11:00 – 19:00
Exposição O Habitat no ABC
11:00 – 19:00
Exposição fotográfica Ricardo Sanchez: Ocupações

Casa SETE —  PROGRAMAÇÃO

Programação do evento:11:00 h, Abertura com a Cláudia Visoni (Bancada Ativista) e Marquinhos projeto meninas e meninos de rua.12:30 - O Habitar na cidade: Iniciativas e Perspectivas - MUDE + CONTRA-FLUXO. 4:00 - Consumo Consciente através dos resíduos - Marília Amorim. 15:00 - Talk + Oficina dos sentidos e gentilezas,  com mão na massa e degustação, em trabalho com  frutos do Bioma Mata Atlântica  - Slow Food - Ana Tomazoni - 12:00 - 16:00 - Intervenção Urban DOTS - Maurício Jabur

A  Chef de cozinha Ana Maria Ruiz Tomazoni é doutora em educação e líder do Convívio Slow Food Grande ABCSP,  apresentou a importância do “ato de cozinhar” e  de uma preparação com alimentos orgânicos ou comprados em hortas urbanas próximas de onde a pessoa mora.





 


Apresentando também, os biomas brasileiros e os alimentos nativos.
Preparou com fruto endêmico da Mata Atlântica “o Cambuci” várias receitas com a participação de várias pessoas presentes assim como as degustações instigantes e saborosas dos sucos e pratos.
O Movimento Slow Food nasceu na Itália em 1986, pela luta em preservar o alimento nativo e conhecido pela sua população e ainda ser um alimento BOM com prazer em come-lo, LIMPO plantado e cuidado de forma consciente sem agrotóxicos e JUSTO vendido com valor justo para aquele que o plantou e cuidou.
Na ação foi abordado por toda apresentação a importância da gentileza, nas mais variadas atividades como atuar no Habitat, nas cidades, em vida comunitária e relações com o outro e com você mesmo.
Gentileza primeiramente com sua saúde e a relação com os alimentos e suas reflexões de sustentabilidade e meio ambiente  afetando o nossa vida como um todo! Com gentileza nossa vida sempre é mais leve e prazerosa!

A Dra. Ana Tomazoni é proprietária da Escola Sabor & Saber Gastronomia em SBCampo, há 37 anos.




Sobre o evento: 


Circuito Urbano 2019:  http://www.circuitourbano.org/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande