Pular para o conteúdo principal

DEGUSTANDO HISTÓRIAS... SABERES & SABORES: O PÃO

topo

DEGUSTANDO HISTÓRIAS... Saberes & Sabores: O Pão

Dia: 04 e 06 de Dezembro de 2019, quarta e sexta-feira
Horário: 9h às 18h

No dia 6 de dezembro, a partir das 10h, a Dra.  Ana Maria Tomazoni, representante do CONVÍVIO SLOW FOOD GRANDE ABC - SP com Adriana Vernacci apresentarão palestra, oficina e degustações da Arca do Gosto Brasil, confira programação completa. 


Descrição

Unindo saberes populares e acadêmicos, nestes 2 encontros iremos (re)conhecer um dos alimentos essenciais mais antigos, presente em várias culturas da História da Civilização.
Os ingredientes, sua história – da produção à conservação – e sua importância para a Humanidade, simbolizando alimento para o corpo e para o espirito.“Vida, Renovação, Prosperidade, Humildade, Sacrifício”.Compartilharemos receitas, muitas experiências e histórias, degustando algumas iguarias especialmente preparadas!
Conteúdo Programático 
1° Encontro:   04 de dezembro, quarta-feira
O GRÃO, A ÁGUA & O PÃO
PLANTAR, COLHER, EXTRAIR, FAZER

Através dos relatos podemos dizer que os primeiros pães surgiram há mais de 12 mil anos... Tinham o formato oval e achatado – e eram feitos de GRÃOS (aveia, cevada, trigo, gergelim e outros cereais – os chamados grãos ancestrais) triturados rusticamente. Depois, misturados com ÁGUA, eram deixados sobre pedras, para levedarem grosseiramente. E então eram assados sobre pedras ou cobertos com brasas. Duros e secos – e, provavelmente, muito amargos... – precisavam ser lavados com muita ÁGUA fervente, antes de serem consumidos.
9h às 11h
DANÇA CIRCULAR
Estela Gomes
11h
CORAL UMAPAZ
Maestro William Guedes
12h
INTERVALO
13h
O GRÃO
Ana Maria Brischi
14h
A ÁGUA
Andréa Bossi
15h
INTERVALO – LANCHE COLABORATIVO (os participantes são convidados a trazer e compartilhar seu alimento – pães e acompanhamentos – com os demais)
15h20
O MILAGRE DO PÃO
Isa Grispun Ferraz - vídeo (6´)
15h30
O PÃO
Helena Quintana Minchin
16h30
SESSÃO CIABATTA: “Pão e Tulipas” / Panne e Tulipani – Itália/França, 2000 (112´)

2° Encontro:   06 de dezembro, sexta-feira
O PÃO PELO MUNDO...
Características próprias de cada Continente, variações que vão dos ingredientes às formas de produção.
“O Modo como a comida é feita e apresentada, a limpeza, o sabor: tudo contribui para que o momento em que se recebe o alimento seja uma oração e um agradecimento à vida.” (Cozinhe com os Monges, Ed.Planeta)
Uma pequena viagem pelos Saberes & Sabores, com direito a muitas histórias, curiosidades e... receitas!
8h30
CAFÉ DE BOAS VINDAS Colaborativo (os participantes são convidados a trazer e compartilhar seu alimento – pães e acompanhamentos – com os demais)
PORTA PÃO (cada participante é convidado a trazer, manuscrita, 1 receita de pão para compartilharmos).
9h
MINDFUL EATING
Ana Fanelli, Larissa Aguiar e Vera Salvo
10h
CELEBRAÇÃO À TERRA MADRE
Ana Tomazoni e Adriana Vernacci
12h
INTERVALO

13h
comPÃOsições...
Jairo Carneiro, Sax
14h
COZINHE COM OS MONGES
Dom João Baptista Barbosa, OSB e Sandra Marina Witkowski
15h
CELEBRANDO O PÃO CÓSMICO
Sueli Regina Soares Silva e Elias de Andrade Pinto
15h50
INTERVALO – LANCHE COLABORATIVO (os participantes são convidados a trazer e compartilhar seu alimento – pães e acompanhamentos – com os demais)
16h
O PÃO... E SUAS ESTÓRIAS
Raul Cânovas
17h
A TRANSFORMAÇÃO DO PÃO
Patrick Bragato
18h
ENCERRAMENTO & TROCA DE RECEITAS (as receitas depositadas no “porta pão” serão aleatoriamente distribuídas entre os participantes).

Link: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/umapaz/escola_municipal_de_jardinagem/programacao_mensal/index.php?p=287253&fbclid=IwAR1Le_6J4qa6NSdnGrxnw9YTV_2qBbMH_GR7Z-ypihh9K8zMOaWjcjwXijA 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

AÇÃO SOCIAL D.E.R

A Escola Sabor & Saber Gastronomia estará participando em ação social com a oficina dos sentidos no evento "Comunidade em ação no D.E.R"
Dia 08/11 - sexta feira das 9h às 16h. Evento Gratuito.

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa.

Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto.
Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva.