Pular para o conteúdo principal

1º FESTIVAL DO CAMBUCI EM SÃO BERNARDO DO CAMPO


1º FESTIVAL DO CAMBUCI DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
O Festival do Cambuci é parte de uma ação contida no Plano Diretor de Turismo de São Bernardo do Campo(Lei Municipal nº6560, de 14 de junho de 2017), e  partir de 2018 estará  inserido na Rota do Cambuci.
Objetivos do evento:
-Promover evento gerador de fluxo turístico;

-Diversificar e fomentar eventos públicos em prol dos moradores da cidade, visitante e turistas;

-Promover a consciência da necessidade de alimentação saudável;

-Valorizar o alimento da “terra” e os pequenos agricultores (Cambuci originário da Mata Atlântica);

-Promover a educação ambiental priorizando a preservação do meio ambiente;

Foi contemplada uma programação cultural e técnica com talentos da cidade de São Bernardo do Campo onde procurou-se valorizar as raízes e tradições da história do município. Este evento encerrou as festividades referentes o aniversário dos 465 anos da Cidade de São Bernardo do Campo.
Programação apresentada durante todo o evento:

Programação Cultural na Tenda coberta do Parque Salvador Arena com apresentações de coral, danças, teatro, Equi-do, Taiko, Arte Circense e outros...
Programação Técnica na Casa do Cambuci (lanchonete Parque Salvador Arena) haverá aulas de Gastronomia com degustação, palestras, Roda de Conversa sobre sustentabilidade e biodiversidade, oficina de artesanato.
A Rota do Cambuci (representada por mais de 13 municípios) esteve presente com suas barracas de produtos com Cambuci para degustações e produtos a venda.

Houve uma Praça de Alimentação com renda, das vendas, revertidas para o FUNDO DE SOLIDARIEDADE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO.

Ações regulares que ocorreram durante o Festival (interação com o público):

Momentos sensoriais com alimentos

Professores especializados – Academia TEM Esportes com a prática de exercícios físicos, alongamentos e outros...


Participação da Rota do Cambuci (tendas ou chalés):

São Lourenço da Serra
Parelheiros (São Paulo)
Rio Grande da Serra
Ribeirão Pires
Mogi das Cruzes
Salesópolis
Paraibuna
Caraguatatuba
Bertioga
Bairro do Cambuci (zona sul de São Paulo)

O evento ocorreu: 01 e 02 de Setembro de 2018 no Parque Salvador Arena (Rudge Ramos – SBC) no horário de 10:00 ás 18:00hs. O público alvo do evento foi as famílias no geral, que tiveram a sua entrada totalmente grátis.
Realização: 
Prefeitura de São Bernardo do Campo

Apoiadores:
·    Instituto AUÁ
·    Senac
·    Sabor&Saber Gastronomia Tomazoni
·    Slow Food Brasil Convivium Grande ABC


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

AÇÃO SOCIAL D.E.R

A Escola Sabor & Saber Gastronomia estará participando em ação social com a oficina dos sentidos no evento "Comunidade em ação no D.E.R"
Dia 08/11 - sexta feira das 9h às 16h. Evento Gratuito.

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa.

Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto.
Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva.