Pular para o conteúdo principal

1º FESTIVAL DO CAMBUCI EM SÃO BERNARDO DO CAMPO


1º FESTIVAL DO CAMBUCI DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
O Festival do Cambuci é parte de uma ação contida no Plano Diretor de Turismo de São Bernardo do Campo(Lei Municipal nº6560, de 14 de junho de 2017), e  partir de 2018 estará  inserido na Rota do Cambuci.
Objetivos do evento:
-Promover evento gerador de fluxo turístico;

-Diversificar e fomentar eventos públicos em prol dos moradores da cidade, visitante e turistas;

-Promover a consciência da necessidade de alimentação saudável;

-Valorizar o alimento da “terra” e os pequenos agricultores (Cambuci originário da Mata Atlântica);

-Promover a educação ambiental priorizando a preservação do meio ambiente;

Foi contemplada uma programação cultural e técnica com talentos da cidade de São Bernardo do Campo onde procurou-se valorizar as raízes e tradições da história do município. Este evento encerrou as festividades referentes o aniversário dos 465 anos da Cidade de São Bernardo do Campo.
Programação apresentada durante todo o evento:

Programação Cultural na Tenda coberta do Parque Salvador Arena com apresentações de coral, danças, teatro, Equi-do, Taiko, Arte Circense e outros...
Programação Técnica na Casa do Cambuci (lanchonete Parque Salvador Arena) haverá aulas de Gastronomia com degustação, palestras, Roda de Conversa sobre sustentabilidade e biodiversidade, oficina de artesanato.
A Rota do Cambuci (representada por mais de 13 municípios) esteve presente com suas barracas de produtos com Cambuci para degustações e produtos a venda.

Houve uma Praça de Alimentação com renda, das vendas, revertidas para o FUNDO DE SOLIDARIEDADE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO.

Ações regulares que ocorreram durante o Festival (interação com o público):

Momentos sensoriais com alimentos

Professores especializados – Academia TEM Esportes com a prática de exercícios físicos, alongamentos e outros...


Participação da Rota do Cambuci (tendas ou chalés):

São Lourenço da Serra
Parelheiros (São Paulo)
Rio Grande da Serra
Ribeirão Pires
Mogi das Cruzes
Salesópolis
Paraibuna
Caraguatatuba
Bertioga
Bairro do Cambuci (zona sul de São Paulo)

O evento ocorreu: 01 e 02 de Setembro de 2018 no Parque Salvador Arena (Rudge Ramos – SBC) no horário de 10:00 ás 18:00hs. O público alvo do evento foi as famílias no geral, que tiveram a sua entrada totalmente grátis.
Realização: 
Prefeitura de São Bernardo do Campo

Apoiadores:
·    Instituto AUÁ
·    Senac
·    Sabor&Saber Gastronomia Tomazoni
·    Slow Food Brasil Convivium Grande ABC


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande