Pular para o conteúdo principal

Mandalas comestíveis em entradas para festas comemorativas

Festas de Final de Ano (Natal , Ano Novo, Encontros de Confraternizações) muitas comilanças do “pecado” com calorias extrapolando até nossas mentes! Principalmente Ano Novo muitas promessas são feitas com relação à mudança de hábitos, novos cardápios etc. O ciclo da vida presente em nossos corpos todos os dias, com alimentos nos nutrindo. A beleza do que vem da terra transformado em energia para que possamos viver, um dia após o outro.

As aulas mensais  do Programa Cozinhando na Feira do Shopping Metrópole, teve seu encerramento nesta terça dia 05 de dezembro com o tema: “entradas para festas de final de ano”. Com o gancho de desejar muita prosperidade, harmonia e saúde a todos falamos em MANDALAS COMESTÍVEIS E GUIRLANDAS COMESTÍVEIS! Disponibilizando algumas informações culturais e receitas degustadas. 
 
Mandala significa círculo em palavra sânscrito. Mandala também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia, e universalmente a mandala é o símbolo da integração e da harmonia.
A Mandala é um elemento milenar na nossa cultura, desconsiderando as interpretações, o significado comum é o bem. De bem com a vida e com o que nos rodeia.
Numa altura de incertezas e crescente ansiedade, algo tão aparentemente insignificante como uma Mandala pode fazer a diferença.

Origem da mandala

Já conhecemos a etimologia da palavra, mas ainda não sabemos onde esse objeto surgiu. As primeiras mandalas de que se tem registro são do século VIII e eram usadas como instrumentos de meditação no Tibete.
É característica da cultura não apenas tibetana, mas também budista conforme já foi mencionado e hindu. No Extremo Oriente, a maior associação das mandalas é com o sagrado. Elas fazem parte de rituais de cura e de orações.
Na sociedade ocidental, as mandalas podem ser vistas com facilidade compondo vitrais de igrejas católicas. Além disso, elas fizeram parte da arte sacra que se destacou no final da Idade Média, do século XVI ao XVIII.

As cores da mandala

As cores usadas nas mandalas estão relacionadas com a psicologia das cores, corrente que afirma que cada cor é capaz de evocar determinadas sensações. É por isso que a mandala pode ser usada na decoração como forma de trazer equilíbrio ao ambiente e até em psicoterapia.
Dentro desse conceito, o laranja remete ao elemento terra, sugere impulso, energia e bom humor. O azul é capaz de evocar otimismo, segurança e confiabilidade, além de ser a cor símbolo das bênçãos divinas na China durante a antiguidade. O verde desperta a sensação de tranquilidade e cura, enquanto o violeta está ligado à espiritualidade.

Como criar  (desenhar) uma Mandala 

O princípio básico é o centro, a partir do qual tudo se desenrola de uma forma ordenada e circular. Logo, basta desenhar um quadrado, sinalizar o centro e desenhar uma circunferência. A partir deste momento tudo o que colocar dentro do limite do círculo deve estar relacionado com o centro e serve, em última análise, para desviar o olhar para o mesmo ou a partir dele.

Nós utilizamos em aula alimentos fornecidos pelos feirantes do Shopping  Metrópole procurando ressaltar o máximo de cores e frescor para montagem e degustações. Segue receitas do evento.


GUIRLANDA TROPICAL 
INGREDIENTES:
-      300 g presunto em cubos
-      1 melão em cubos
-      3 mangas firmes (Adem) em cubos
-      2 maços de brócolis pré cozido
TEMPEROS:
-      azeite
-      sal ou flor de sal
PATÊ:
-      1 pote requeijão (200g)
- 2 Potes de iorgute desnatado (firme 170g  cada)
-       torradas redondas para servir
MODO E PREPARO:
  1. Pique as frutas em cubos de 1,0 cm x 1,0 cm
  2. Cozinhe o brócolis e resfrie rapidamente em agua gelada.
  3. Utilize apenas a flor do brócolis.
  4. Misture com o presunto em cubos e o patê.
PATÊ:
1.       Em um recipiente misture o requeijão e o iogurte, bata com auxilio de um garfo ou fouet, até ficar bem liso.
2.       Misture o patê com o brócolis e presunto
MONTAGEM:
1.       Em um prato redondo coloque as torradas com o patê.
2.       Decore com melão picado e em cima manga
 3.   Distribuir em formato de círculo.



GUIRLANDA CAPRESE
INGREDIENTES:
-        3 caixinhas de tomate cereja
-        400 g mini mussarela de búfala em bolinhas
-        1 maço de alecrim
-        2 maços de manjericão
-        Sal
-        Pimenta
-        Azeite de oliva
-        Palitos de dente ou palitos decorados
MODO E PREPARO:

  1. Corte o tomate cereja ao meio.
  2. Espete no palito meio tomate cereja uma folha de manjericão, 1 mini mussarela de búfala, mais uma folha de manjericão e o tomate cereja.
  3. Regue com azeite, sal e pimenta.
  4. A mesma sugestão será espetar o caprese com o ramo do alecrim.
GUIRLANDA REFRESCANTE
INGREDIENTES:
-        3 Pepinos japonês fino
-        2 cenouras
-        1 maço de salsão
PATÊ:
-        2 copos de iogurte natural firme sem açúcar
-        1 cream cheese
-        2 colheres de mostarda
-        Sal à gosto
-        Pimenta à gosto
MODO E PREPARO:

Corte o pepino em palitos
Corte as cenouras em palitos
Corte o salsão ou erva doce em palitos
PATÊ: 
Bata o iogurte com o cream cheese.
Tempere com sal pimenta e mostarda
Para servir utilize um prato redondo intercalando as cores dos vegetais e colocando o patê no centro do prato formando assim uma mandala

Imagens do Evento o Shopping









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

Confeitaria Profissional - Escola Sabor&Saber Gastronomia

🍰🥧🍮CONFEITARIA PROFISSIONAL🍩🍪🎂 Uma nova profissão para os amantes da Confeitaria. Em apenas 2 meses faça o nosso curso e saia faturando! Venha aprender técnicas, decorações atuais e preparações gourmets. Abrange: bolos, doces finos, macarons, cupcake, chocolateria, pasta americana, bicos, esculturas e muito mais... Turma prevista para o dia: 12/06 (nova data) todas as Terças e Quartas-feiras das 19h ás 22h.
☎️ Ligue para: (11)4121-5315 ou acesse o nosso site:
💻www.saboresabergastronomia.com.br
📢 NÃO PERCA, AGORA É A SUA OPORTUNIDADE DE FAZER A DIFERENÇA! 📢

DIA NACIONAL DA MANDIOCA HARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

DIA NACIONAL DA MANDIOCAHARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

O Convívio Slow Food Grande ABC SP e a escola Sabor e Saber Gastronomia tem um trabalho de educação alimentar a muitos anos com seus alunos e publico frequentador de eventos, feiras e congressos acadêmicos com estudos e praticas com a mandioca e o fruto nativo no Brasil o Cambuci.

Prefeito Paulo Serra do município de Santo André

O FESTIVAL DO CAMBUCI EM PARANAPIACABA
O Festival do Cambuci de Santo André é um evento realizado pela Prefeitura de Santo André junto à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Empreendedores / Moradores de Paranapiacaba e diversos restaurantes no centro da cidade.
Este evento tem um papel importante no desenvolvimento do turismo da Vila de Paranapiacaba, reforçando a identidade cultural deste importante fruto nativo da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento sustentável do local.
O fruto cambuci, pertence à…