Pular para o conteúdo principal

Queijos Brasileiros Premiados no Exterior.

Orgulho dos nossos queijos Brasileiros no Exterior, confira a reportagem:

Mondial Du Fromage – Queijos Brasileiros Arrasam! Ouro, Prata e Bronze!

E este é o tipo de noticia que devíamos ver com orgulho e com destaque nas grandes mídias!
Os queijos brasileiros, principalmente os mineiros, destacaram-se em meio a mais de 700 produtores de queijos de 20 países diferentes.
O evento é considerado o mais importante do setor.
Roberto Simões, presidente da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg),  comemora: “Nossos produtores estão de parabéns por terem colocado o queijo de Minas entre os melhores do mundo. Estas conquistas confirmam a qualidade dos queijos mineiros e são um estímulo para quem apoia a produção e para os próprios produtores, pois demonstram que o queijo minas artesanal tem futuro próspero”, comenta Simões.
Osvaldo Martins de Barros Filho, produtor do Queijo D’Alagoa, nos contou um pouco sobre como foi convidado para concorrer, e claro, sobre o evento!
Ele levou a medalha de bronze!
Osvaldo, mais conhecido como Osvaldinho, disse que recebeu uma ligação do Dr. Altino, superintendente da FAMEG, e que em reunião o Queijo D’Alagoa havia sido muito bem citado como referencia em Queijo Artesanal em Minas, e então fez o convide, narra Osvaldinho: “Nós estamos fazendo uma missão técnica para França, você aceita ir?”
Bom, ele não só topou, como voltou premiado!
Contou ainda que a viagem foi uma experiência incrível. Onde aprenderam com os franceses técnicas de fabricação, maturação e harmonização de queijos.
Segundo Osvaldinho:
“Para o francês queijo é uma obra de arte!
Quem faz: Artesão;
Local onde é feito: ateliê;
Quem matura: afinner;
Onde vende: Boutique”
Ele nos contou ainda que, 90% da produção do Queijo Comté são consumidos pelos próprios franceses, e apenas 10% são exportados.
Pondera ainda: “O Brasileiro precisa seguir este caminho e valorizar ainda mais o Queijo Artesanal Brasileiro”.
Bom, resta mais do que comprovado que o queijo artesanal brasileiro é um sucesso, agora precisamos ajudar a divulgar e valorizar esta maravilha!
O Queijo D’Alagoa você consegue comprar online, e eles entregam no Brasil todo, e no site, ainda tem outros produtos artesanais, como azeites, e em algumas épocas até pinhão.
E também na loja fisica, inaugurada este ano!
Fica na Rua das José Luiz de Siqueira, 352 Centr0, Alagoa – MG, 37458-000
Abaixo, a classificação dos queijos brasileiros no Mondial du Fromage
Super Ouro 
  • Região Araxá: Fazenda Caxambu – produtora Marly Leite (município de Sacramento)
Prata
  • Região Canastra – Capela Velha
  • Região Serro – casca lavada – produzido pela Cooperativa do Serro
  • Região Serro – casca ácaros – produzido pela Cooperativa do Serro
  • Região Canastra – Vale da Gurita
  • Região Canastra – Reinaldo de Faria Costa (município de Vargem Bonita)
  • Região Serro – Queijo Kankrej produzido por Túlio Madureira
  • Região Sul de Minas – Santo Casamenteiro – Queijos Cruzília
Bronze
  • Região Campo das Vertentes – Sabores do Sítio, produtora Lúcia Resende (município de Tiradentes)
  • Região Serro – Queijo Gir produzido por Túlio Madureira
  • Região Sul de Minas – Queijo d’Alagoa produzido por Osvaldo Martins de Barros Filho

Fonte:
http://www.vemficarseguro.com/index.php/2017/06/21/mondial-du-fromage-queijos-brasileiros-arrasam-ouro-prata-e-bronze/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb...

QUEIJO ROQUEFORT E SUAS COMBINAÇÕES

Estive neste mês em viagem ao Sul da França, local de muitas montanhas de pedras, rios,  muito verde e flores que  encantam qualquer  turista. Não por acaso, o primeiro local visitado foi a cidade de Roquefort-sur-Soulzon,  que está localizada no CausseduLarzac.  Trata-se de uma cidade pequena, basicamente uma rua, com alguns fabricantes com grandes caves de queijo que levam o mesmo nome da cidade. Isso mesmo, o Roquefort. O Roquefort é o blue cheese mais conhecido do mundo. No entanto, para levar esse nome, é necessário que a maturação do queijo seja feita da forma tradicional, nas cavernas de Cobalou, onde fica a pequena cidade.  O leite cru da ovelha, utilizado para a fabricação deste queijo, é o grande responsável por sua cremosidade. Após o fabrico da massa, o queijo passa por um processo denominado “piquage”, que consiste em precisar o armazenamento da massa, controlar a temperatura e perfurar o queijo para enfim adicionar o fungo...

PEPINO GELADO NO PALITO E CONSERVA

Em recente visita à Tokyo - Japão, acompanhando meu filho Rodolfo, Nora e Netos, ficamos impressionados com a simplicidade da venda dos legumes bem gelados em forma de picolé, porém curtidos em vinagrete. O pepino é um diurético natural de grande ajuda na dissolução de cálculos renais, oferecendo nutrientes para as células e eliminando impurezas. A água do pepino auxilia no controle da temperatura do corpo e nos seus processos orgânicos. Ainda possui muita fibra e é importante para o sistema digestivo. Está hortaliça é um poderoso tônico para o fígado e rins, além de dar força aos cabelos e unhas graças ao alto teor de sílica e flúor. Que tal fazer uma brincadeira com as crianças, preparar e levar para praia, servir antes do almoço de aperitivo, pense nisso!   Agora você pode usar a mesma receita e fazer uma conserva fatiando os pepinos, e em seguida, colocando a calda de vinagrete.    Acondicione em vidros e mantenha-os na geladeira. Veja o passo a...