Pular para o conteúdo principal

Queijos Brasileiros Premiados no Exterior.

Orgulho dos nossos queijos Brasileiros no Exterior, confira a reportagem:

Mondial Du Fromage – Queijos Brasileiros Arrasam! Ouro, Prata e Bronze!

E este é o tipo de noticia que devíamos ver com orgulho e com destaque nas grandes mídias!
Os queijos brasileiros, principalmente os mineiros, destacaram-se em meio a mais de 700 produtores de queijos de 20 países diferentes.
O evento é considerado o mais importante do setor.
Roberto Simões, presidente da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg),  comemora: “Nossos produtores estão de parabéns por terem colocado o queijo de Minas entre os melhores do mundo. Estas conquistas confirmam a qualidade dos queijos mineiros e são um estímulo para quem apoia a produção e para os próprios produtores, pois demonstram que o queijo minas artesanal tem futuro próspero”, comenta Simões.
Osvaldo Martins de Barros Filho, produtor do Queijo D’Alagoa, nos contou um pouco sobre como foi convidado para concorrer, e claro, sobre o evento!
Ele levou a medalha de bronze!
Osvaldo, mais conhecido como Osvaldinho, disse que recebeu uma ligação do Dr. Altino, superintendente da FAMEG, e que em reunião o Queijo D’Alagoa havia sido muito bem citado como referencia em Queijo Artesanal em Minas, e então fez o convide, narra Osvaldinho: “Nós estamos fazendo uma missão técnica para França, você aceita ir?”
Bom, ele não só topou, como voltou premiado!
Contou ainda que a viagem foi uma experiência incrível. Onde aprenderam com os franceses técnicas de fabricação, maturação e harmonização de queijos.
Segundo Osvaldinho:
“Para o francês queijo é uma obra de arte!
Quem faz: Artesão;
Local onde é feito: ateliê;
Quem matura: afinner;
Onde vende: Boutique”
Ele nos contou ainda que, 90% da produção do Queijo Comté são consumidos pelos próprios franceses, e apenas 10% são exportados.
Pondera ainda: “O Brasileiro precisa seguir este caminho e valorizar ainda mais o Queijo Artesanal Brasileiro”.
Bom, resta mais do que comprovado que o queijo artesanal brasileiro é um sucesso, agora precisamos ajudar a divulgar e valorizar esta maravilha!
O Queijo D’Alagoa você consegue comprar online, e eles entregam no Brasil todo, e no site, ainda tem outros produtos artesanais, como azeites, e em algumas épocas até pinhão.
E também na loja fisica, inaugurada este ano!
Fica na Rua das José Luiz de Siqueira, 352 Centr0, Alagoa – MG, 37458-000
Abaixo, a classificação dos queijos brasileiros no Mondial du Fromage
Super Ouro 
  • Região Araxá: Fazenda Caxambu – produtora Marly Leite (município de Sacramento)
Prata
  • Região Canastra – Capela Velha
  • Região Serro – casca lavada – produzido pela Cooperativa do Serro
  • Região Serro – casca ácaros – produzido pela Cooperativa do Serro
  • Região Canastra – Vale da Gurita
  • Região Canastra – Reinaldo de Faria Costa (município de Vargem Bonita)
  • Região Serro – Queijo Kankrej produzido por Túlio Madureira
  • Região Sul de Minas – Santo Casamenteiro – Queijos Cruzília
Bronze
  • Região Campo das Vertentes – Sabores do Sítio, produtora Lúcia Resende (município de Tiradentes)
  • Região Serro – Queijo Gir produzido por Túlio Madureira
  • Região Sul de Minas – Queijo d’Alagoa produzido por Osvaldo Martins de Barros Filho

Fonte:
http://www.vemficarseguro.com/index.php/2017/06/21/mondial-du-fromage-queijos-brasileiros-arrasam-ouro-prata-e-bronze/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande