Pular para o conteúdo principal

Comida de Verdade em Festas! Sugestões com a Chef. Educadora Dra. Ana Tomazoni

A Expo Parques e Festas, é um evento profissional e de negócios, único na América Latina. Apresenta seminários, palestras, oficinas e workshops que promovem a atualização profissional do segmento.

Participamos, a convite da Francal Feiras, há muitos anos, com palestras e oficinas no espaço culinário montado no The Candy Show.  Esse evento faz parte da Feira
EXPO PARQUES E FESTAS. Neste ano realizando a 11ª. Feira INTERNACIONAL DE PRODUTOS E SERVIÇOS PARA PARQUES TEMÁTICOS, BUFFETS E FESTAS INFANTIS,  integrado o The Candy Show – Salão e Oficinas de Doces, Confeitos e Snacks no EXPO CENTER NORTE em São Paulo. O evento aconteceu de 26 a 29 de maio 2017.

Deixamos aqui registrado, nossas receitas executadas e contextualizadas no tema: "comida de verdade e alimentação saudável"



 


.

DADINHOS DE TAPIOCA COM COCO E GELÉIA

Ingredientes:
-        1 litro de leite
-        1 vidro de leite de coco
-        500g de tapioca
-        1 pitada de sal
-        1 ½ xícara de chá de coco ralado
-        1 xícara de chá de açúcar ou adoçante a gosto.

DADINHO SEM LACTOSE:

-        1 vidro de leite de coco
-        1 litro de água
-        500 g de tapioca granulada
-        1 pitada de sal
-        1 ½ xícara de chá de coco ralado
-        1 xícara de chá de açúcar ou adoçante a gosto.
Modo e preparo:
1.    Ferva o leite, desligue o fogo.
2.    Junte todos os ingredientes e mexa por 5 minutos
3.    Coloque em assadeira forrada com plástico a tapioca pronta, cubra com outro plástico e leve para gelar.
4.    Corte em quadradinhos 2X2. Coloque em forma untada com manteiga e pincele manteiga também em cima de cada quadradinho. Assar em forno T. 190º.C  
5.    Outra opção é fritar cada quadradinho em óleo quente
6.    Opcional passar no açúcar e canela ou geleias
MODO DE PREPARO DO DADINHO SEM LACTOSE:
1.    Quebrar o coco e tirar a polpa (para sair mais fácil aqueça a casca seca)
2.    Bater a polpa do coco no liquidificador ou mixer, com água filtrada.
3.    Bater por 3 a 4 minutos. Coar em peneira bem fina ou pano
4.    Em um bowl, misture com as mãos a tapioca, o coco moído.
5.    Leve o leite de coco para ferver em uma panela média, com uma pitada de sal e açúcar a gosto.
6.    Quando o leite ferver, desligue o fogo e misture na tapioca granulada com o coco, mexer bem. Assim que estiver homogêneo, disponha o conteúdo em uma assadeira forrada com plástico ou papel filme.
7.    Leve á geladeira por cerca de quatro horas, para firmar bem a massa.
8.    Corte em quadradinhos. Coloque em uma assadeira antiaderente e leve ao forno 180º C, até dourar de 30 a 40 minutos.
9.    Outra opção: pode fritar os dadinhos, em imersão com óleo, até ficarem douradinhos. Ficarão mais crocantes (porém mais calóricos).
10. Sirva com geleia de cambuci



 GELÉIA DE CAMBUCI

Ingredientes:
-        8 cambucis sem casca
-        200 ml de água
-        Suco de 1 limão -
-        200 gramas de açúcar

Modo de Preparo:
1.    Coloque os cambucis picados, o suco de limão e a água no liquidificador e bata bem. Despeje em uma panela e leve ao fogo.
Acrescente o açúcar e deixe apurar, em fogo médio, por 30 minutos, ou na consistência desejada.



PIPOCA GOURMET

Para falar em comida de verdade, temos de trabalhar com alimento natural e de preferência orgânico, assim foram preparadas as dicas e receitas de pipoca gourmet.

1-    Para colorir a pipoca de uma forma natural, experimente estoura-las com manteiga avermelhada com sementes de urucum.

Dica: coloque em uma panela  2 colheres de manteiga e 2 colheres de óleo de milho , aqueça em fogo médio, quando estiver bem quente, coloque  uma colher de sopa de sementes de urucum, mexa bem e desligue. Deixe descansar até esfriar, coe e utilize para estourar as pipocas.
Colocando em panela com tampa o que preparou e coou com os grãos de milho., para ficarem bem envolvidos. Em fogo médio alto espere finar de estourar as pipocas, coloque sal a gosto.

2-    Utilizamos também ervas frescas (alecrim, manjericão, sálvia)  no óleo ou manteiga aquecida 

3-    Outra sugestão foram as especiarias secas: Orégano, pimentas diversas, sementes de erva doce, alecrim, confira um exemplo de receita com medidas.



PIPOCA DA ALEGRIA! COM ALECRIM

Ingredientes:
200 gramas de milho de pipoca
2 colheres de manteiga ou azeite de oliva
4 ramos de alecrim bem picado ou 1 colher de alecrim seco

Modo de preparo:
Em uma panela coloque a manteiga e o alecrim. Espere aquecer e coloque o milho.

É importante deixar o fogo médio, evitando que a pipoca queime e garantindo que ela tenha o sabor da erva.
OBS: Você pode utilizar outra erva como manjericão ou tomilho.

      PIPOCA COM VINAGRETE DE CAMBUCI
200 gramas de milho de pipoca
2 colheres de manteiga ou azeite de oliva
3 tomates sem sementes
2 Cambucis (sem casca e picado)
1 cebola média
1 dente alho grande
½ xícara de chá de azeite de oliva
Sal e pimenta a gosto
1 xícara de chá  salsinha picada ou ervas
Opcional:  1 pimenta dedo de moça bem picadinha.

 Modo de Preparo:

Estoure a pipoca, reserve. Misture o Cambuci descascado e  bem picadinho com o azeite de oliva, bata até ficar cremoso, junte ao Cambuci , o tomate, cebola, alho, sal pimenta e ervas.e outros ingredientes que gostar.  Sirva em cima das pipocas estouradas.

USE SUA CRIATIVIDADE E QUALQUER DUVIDA PODE NOS ESCREVER PARA:
saboresabergastronomia@gmail.com

Visita Nossas Midias eletrônicas :

Face book – youtube – Blog : Sabor e Saber Gastronomia



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande