Pular para o conteúdo principal

DISCO XEPA NO SHOPPING METRÓPOLE COM CONVÍVIO GRANDE ABC SP

Dra. Ana Tomazoni ensina a reaproveitar alimentos no Shopping Metrópole

Educadora alimentar e chef de cozinha ministrará aula de reaproveitamento total de alimentos na Noite de Feira do empreendimento, em 28/6/2016

Na terça-feira, 28 de junho, a educadora alimentar e chef de cozinha Dra. Ana Mariia Tomazoni ministrarou uma aula de reaproveitamento total de alimentos durante a Noite de Feira do Shopping Metrópole. A chef mostrou ao público como preparar uma deliciosa sopa quentinha com aproveitamento total do alimento no evento intitulado Noite Xepa. Gratuita, a aula aconteceu das 19 às 20.30 horas com degustação da receita preparada, música e muitos sabores.

A Dra. Ana Tomazoni é pesquisadora, educadora, consultora gastronômica,   conselheira do COMSEA-SBC (Conselho Municipal de Segurança Alimentar), professora em diversas universidades e empresas do ramo alimentício, além de chef de cozinha e proprietária da Escola Sabor e Saber Gastronomia, espaço de capacitação e formação na área de arte culinária. A escola liderada por Ana Tomazoni é um dos convívios do Movimento Internacional Slow Food no Brasil. O movimento trabalha com ações contra o desperdício de alimentos, ação educativa e prática para o público, feirantes e todos envolvidos.

Durante o evento, a chef ensinou a receita da sopa feita com o que seria desperdiçado de hortaliças em geral na Noite de Feira. Os alimentos foram higienizados e a sopa servida ao público com receituário impresso. No Movimento Internacional Slow Food, essa ação é conhecida como Disco Xepa e é realizada no mundo inteiro.


A Noite de Feira no Shopping Metrópole, em parceria com a Cooperativa Nacional de Produtores Agrícolas e Agronegócios (Coonagro), acontece todas as terças-feiras, das 17h às 21h, no estacionamento do Piso Térreo do empreendimento, em frente ao Paço Municipal da cidade. A feira livre conta com artigos de primeira qualidade disponíveis em 17 barracas no estacionamento. Os clientes podem encontrar frutas, legumes, verduras, os tradicionais pasteis e caldo de cana.

Confira a receita e imagens do evento abaixo:


Venha estudar Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professora de gastronomia e culinária Ana Maria Tomazoni.

Clique aqui e confira mais informações sobre nossos cursos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

DIA NACIONAL DA MANDIOCA HARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

DIA NACIONAL DA MANDIOCAHARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

O Convívio Slow Food Grande ABC SP e a escola Sabor e Saber Gastronomia tem um trabalho de educação alimentar a muitos anos com seus alunos e publico frequentador de eventos, feiras e congressos acadêmicos com estudos e praticas com a mandioca e o fruto nativo no Brasil o Cambuci.

Prefeito Paulo Serra do município de Santo André

O FESTIVAL DO CAMBUCI EM PARANAPIACABA
O Festival do Cambuci de Santo André é um evento realizado pela Prefeitura de Santo André junto à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Empreendedores / Moradores de Paranapiacaba e diversos restaurantes no centro da cidade.
Este evento tem um papel importante no desenvolvimento do turismo da Vila de Paranapiacaba, reforçando a identidade cultural deste importante fruto nativo da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento sustentável do local.
O fruto cambuci, pertence à…

OFICINA GASTROETEC: Gastronomia Brasileira e a Importância do Ato de Cozinhar

Oficina GASTROETEC Santa Ifigênia - SP com a Chef e Educadora Ana Tomazoni.