DIA DA TERRA, DIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL, DIA NACIONAL DA MANDIOCA: 22 DE ABRIL

DIA 22 DE ABRIL é marcado por comemorações importantes como:

DIA DA TERRA - A primeira manifestação teve lugar em 22 de abril de 1970. Foi iniciada pelo senador Gaylord Nelson, ativista ambiental, para a criação de uma agenda ambiental. Para esta manifestação participaram duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades. A pressão social teve seus sucessos e o governo dos Estados Unidos criou a Agencia de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency) e uma série de leis destinadas à proteção do meio ambiente.

Portanto, surgiu como um movimento universitário, o Dia da Terra se converteu em um importante acontecimento educativo e informativo. Os grupos ecologistas o utilizam como ocasião para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta: a contaminação do ar, água e solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas, e o esgotamento de recursos não renováveis. Utiliza-se este dia também para insistir em soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das atividades humanas. Este dia não era reconhecido pela ONU até 2009, quando a mesma reconheceu a importância da data e instituiu o Dia Internacional da Mãe Terra, celebrado em 22 de abril
Temos também, nesse mesmo dia, a comemoração do DESCOBRIMENTO DO BRASIL, marcada oficialmente como o dia em que a Coroa Portuguesa anunciou o descobrimento das terras brasileiras. Durante muito tempo, esse evento de dimensões históricas foi interpretado como o resultado de uma aventura realizada por corajosos homens do mar que se lançaram ao desconhecido e encontraram uma nova terra. Contudo, apesar de empolgante, existem outras questões por trás dessa versão da história que marcou o ano de 1500.
Como pesquisadora, educadora alimentar e chef de cozinha nossa bandeira é pela rainha raiz do Brasil, nessa mesma data comemoramos o Dia Nacional da Mandioca, onde criamos receitas novas e festejamos com nossos alunos na escola e em eventos externos como líder do Movimento Internacional Slow Food, que incentiva o consumo do alimento BOM, LIMPO E JUSTO. Fazendo parte desse grande movimento abraçamos o fruto CAMBBUCI nativo da Mata Atlântica, que esta em extinção e que faz parte da Arca do Gosto do Movimento Slow Food onde pesquisa, adota, apoio o pequeno agricultor  e incentiva o seu consumo.

Por isso criamos as receitas  com mandioca e Cambuci, um casamento perfeito para delicias a serem preparados com sabores únicos e inesquecíveis.


  Receitas inéditas de Cambuci e Mandioca, que disponibilizamos aos nossos leitores, esperamos que você prepare e comente sobre as mesmas. 



 PÃO DE QUEIJO COM MANDIOCA RECHEADO COM CAMBUCI


 Pão de Queijo:
-        250 g de polvilho azedo
-        250 g de polvilho doce
-        500 g de mandioca cozida e espremida ou amassada com garfo
-        ½ xicara de chá de leite
-        ¾ xicara de chá de óleo
-        1 colher de chá de sal ou a gosto
-        3 ovos
-        200 g de queijo ralado parmesão ou meia cura

Modo de Preparo:

Em recipiente misture os polvilhos e reserve. 
Em uma panela coloque a mandioca o leite o sal o óleo e leve para ferver no fogo médio até que ferva, só então despeje sobre o polvilho e misture bem. Vá adicionando os ovos um a um mexendo (com auxílio de colher de pau ou fouet) a cada adição e junte o queijo ralado e amasse até incorporar. Sove um pouco a massa e modele as bolinhas de pão de queijo (médias).
Coloque em uma assadeira untada com óleo e leve para assar em forno 180oC (pré-aquecido) por 20 minutos ou até dourar retire e sirva, poderá ser recheado com o vinagrete de Cambuci

Obs.: Pode ser frito.

 Vinagrete de Cambuci
3 tomates sem sementes
2 cambucis (1 picado e 1 batido)
1 cebola média
1 dente alho grande
 ½ xícara de chá de azeite de oliva
Sal a gosto
Pimenta a gosto
4 colheres de sopa salsinha picada ou ervas

Vinagrete de Cambuci
Misture o Cambuci batido com o azeite de oliva, bata até ficar cremoso, junte o Cambuci picadinho, o tomate, cebola, alho, sal pimenta e ervas.
  


  

   SUCO DE MANDIOCA E CAMBUCI

  Ingredientes:
1 litro de leite
1 1/2 xícaras de chá de mandioca cozida
½ xícara de açúcar (demerara) ou a gosto
4 frutos Cambuci
1 xícara de chá de gelo 




Modo de Preparo:

Bater no liquidificador todos ingredientes. Sirva de preferência bem gelado. Se quiser coe.
Suco especial de Mandioca e Cambuci

  BOMBOCADO DE CAMBUCI E MANDIOCA

Ingredientes:
-         1 kg de mandioca crua, sem casca ralada 
-         1 ½  xícaras de chá de açúcar 
-         1 pitada caprichada de sal 
-         4 colheres de sopa de manteiga derretida
-         5 ovos inteiros 
-         1 vidro de leite de coco
-         1 xícara de chá de leite
-         100 g de coco ralado
-         1 colher de sopa de fermento em pó 
-         Manteiga e açúcar para untar a forma

Modo de Preparo:

Rale a mandioca utilizando o lado grosso do ralador. Em um recipiente grande coloque os ovos inteiros e bata bem com um garfo ou Fouêt, junte o açúcar, a mandioca, o coco, o leite e a manteiga derretida, depois de bem misturado peneire o fermento incorporando-o a massa do bolo.
Coloque em forma retangular + ou - 37X25 cm, untada com manteiga, e leve ao forno por 40 minutos ou até dourar. Forno a 180oC. Depois de assado coloque em cima a calda quente.

Calda:
1 xícara de chá de açúcar 
1 xícara de chá água
3 frutos Cambuci batidos

Modo de Preparo da Calda:

Numa panela, coloque todos os ingredientes: a água, o açúcar e o Cambuci bem picado
Deixe ferver por 7 a 10 minutos
Jogue a calda quente sobre o bom-bocado (quente) e retorne ao forno desligado. Deixe esfriar para soltar da forma. 
Bom apetite!!!




Comentários

Mais vistas

FESTIVAL GASTRONÔMICO ENCANTOS & SABORES DO SUL DE MINAS

ANA TOMAZONI NA EXPO NEGÓCIOS LITORAL - SÃO SEBASTIÃO