Pular para o conteúdo principal

Slow Fish – Semana Santa – Ação Contra o Desperdício – Mídia de 15 a 18 de março de 2016


Confira publicações em mídia escritas e falada: Jornal, revista, sites das ações contra o desperdício, com campanha Slow Fish 2016.
http://saboresabergastronomia.com.br/index.php/noticias/midia-de-15-a-18-de-marco-de-2016/



Com práticas “mão na massa” contra o desperdício de alimentos e aproveitando total dos mesmos na semana santa. O Convívio Slow Food Grande ABC SP, trabalhou mais um desafio Slow Fish que visa conduzir os consumidores a uma experiência única de consumo responsável de pescados, principalmente com o aproveitamento total das hortaliças e do peixe. O desafio é proposto sempre na época da Semana Santa, data importante onde se registra o maior consumo de pescados no Brasil como um todo. Aliamos ao Desafio Slow Fish o Disco Xepa, ação já praticada pelo nosso convívio em anos anteriores. 

DISCO XEPA

Ativistas Slow Food e simpatizantes da causa se unem para lutar pela conscientização a respeito do desperdício de alimentos.
Em 2013, foi lançado oficialmente o Disco Xepa em São Paulo, uma festa que coleta alimentos que seriam descartados, mesmo em condições de consumo. Realizamos um banquete em meio a uma festa com muita música e diversão! Essa nossa ação foi junto à feira do Bairro vila Luzita e do Shopping Atrium em Santo André. Fizemos a coleta, lavamos e cozinhamos ao vivo para que todos pudessem ver e posteriormente degustar.
Aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva:
Ø  20% na colheita;
Ø  8% no transporte e armazenamento;
Ø  15% na indústria de processamento;
Ø  1% no varejo;
Ø  20% no processamento culinário e hábitos alimentares.

Disco Xepa é a tradução tropicalista do “Schnippel Disco”, um movimento mundial iniciado pelo Slow Food na Europa, que une música, amigos e fornecedores de alimentos contra o desperdício de comida no planeta.
Muitos jornais e revistas anunciaram as atividades contra o desperdício, aproveitamento total dos alimentos e o movimento Slow Food.



NOSSAS ATIVIDADES FORAM:

Dia 29.02.16 - FÓRUM SOCIAL (no SENAC SBC) divulgando SLOW – Slow Fish Campanha Semana Santa e atividades educacionais realizadas. Tivemos no final com grupo de teatro com degustação do CAMBUCI.
Dia 06/03 - Conversa no local para planejamento com feirantes e moradores, para estes cederem as casas, possibilitando perfeita higienização dos alimentos a serem preparados e degustados.

Dia 13/03 - A grande XEPA Semana Santa (Santa Xepa) com Slow Fish (aproveitamento total dos alimentos) na FEIRA VILA LUZITA – Santo André - localizada junto à população mais carente.


Dia 19/03 - Slow Food no Shopping ATRIUM - Aula Show e degustação visando à educação e conscientização para o aproveitamento total dos alimentos e a importância do ato de cozinhar.


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande