Pular para o conteúdo principal

GATRONOMIA, EDUCAÇÃO ALIMENTAR E GERONTOLOGIA por Ana Tomazoni



O QUE É A GERONTOLOGIA?

 A Gerontologia é a ciência que estuda o processo de envelhecimento humano em suas diversas dimensões, conjugando, na prática, conceitos teóricos e conhecimentos de diferentes áreas. Paim (Senador Paulo Paim (PT-RS)) esclarece que os profissionais da área atuam em planos de saúde, consultorias de preparação para aposentadoria, núcleos de convivência para idosos, hospitais-dia geriátricos, centros-dia e unidades de longa permanência para idosos.

Os habilitados podem ainda trabalhar na área da educação e se dedicar à pesquisa básica, inclusive sobre condições relacionadas a doenças frequentes entre idosos, como o mal de Alzheimer. Contudo, atividades que compreendem o diagnóstico e o tratamento das doenças são exclusivas dos médicos geriatras ou de outras especialidades médicas voltadas ao idoso.

GERONTOLOGIA E GASTRONOMIA...

Comemoramos hoje 24 de março o Dia do Gerontólogo com muito carinho e trabalho, especialmente junto à gastronomia e educação alimentar em: Asilos, Centro Dia e Faculdades da Terceira idade.


Em 2014 defendi uma tese de Doutorado pela Puc – SP - Práticas e reflexões sobre educação alimentar: uma narrativa interdisciplinar, onde os idosos são protagonistas com a mão na massa na arte de transformar frutas, verduras e legumes em pratos deliciosos e da boa lembrança.

Narrativas essas de vivências interdisciplinares com educação alimentar para idosos em asilos, Centro dia e Faculdades da Terceira Idade (Maturidade PUC – SP / UNISENIOR / Faculdade Santana / FATI / Faculdade Aberta da Terceira de São Bernardo do Campo). Atualmente (2015/2016) UNIP – Barueri Faculdade da Maturidade.




Fonte: Agência Senado, Senado Federal. Disponível em:


Fonte: Associação Nacional de Gerontologia do Brasil:
<http://angbrasil.blogspot.com.br/>. Acesso em 24 de março de 2016.tp://an
gbrasil.blogspot.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb...

QUEIJO ROQUEFORT E SUAS COMBINAÇÕES

Estive neste mês em viagem ao Sul da França, local de muitas montanhas de pedras, rios,  muito verde e flores que  encantam qualquer  turista. Não por acaso, o primeiro local visitado foi a cidade de Roquefort-sur-Soulzon,  que está localizada no CausseduLarzac.  Trata-se de uma cidade pequena, basicamente uma rua, com alguns fabricantes com grandes caves de queijo que levam o mesmo nome da cidade. Isso mesmo, o Roquefort. O Roquefort é o blue cheese mais conhecido do mundo. No entanto, para levar esse nome, é necessário que a maturação do queijo seja feita da forma tradicional, nas cavernas de Cobalou, onde fica a pequena cidade.  O leite cru da ovelha, utilizado para a fabricação deste queijo, é o grande responsável por sua cremosidade. Após o fabrico da massa, o queijo passa por um processo denominado “piquage”, que consiste em precisar o armazenamento da massa, controlar a temperatura e perfurar o queijo para enfim adicionar o fungo...

PEPINO GELADO NO PALITO E CONSERVA

Em recente visita à Tokyo - Japão, acompanhando meu filho Rodolfo, Nora e Netos, ficamos impressionados com a simplicidade da venda dos legumes bem gelados em forma de picolé, porém curtidos em vinagrete. O pepino é um diurético natural de grande ajuda na dissolução de cálculos renais, oferecendo nutrientes para as células e eliminando impurezas. A água do pepino auxilia no controle da temperatura do corpo e nos seus processos orgânicos. Ainda possui muita fibra e é importante para o sistema digestivo. Está hortaliça é um poderoso tônico para o fígado e rins, além de dar força aos cabelos e unhas graças ao alto teor de sílica e flúor. Que tal fazer uma brincadeira com as crianças, preparar e levar para praia, servir antes do almoço de aperitivo, pense nisso!   Agora você pode usar a mesma receita e fazer uma conserva fatiando os pepinos, e em seguida, colocando a calda de vinagrete.    Acondicione em vidros e mantenha-os na geladeira. Veja o passo a...