Pular para o conteúdo principal

O Slow Food encerra com sucesso mais uma edição de 2014 do Salone del Gusto e Terra Madre

Confira abaixo a notícia publicada no site da Slow Food Brasil (www.slowfoodbrasil.com) sobre o encerramento do Salone del Gusto e Terra Madre 2014 e, na sequência, fotos da participação da Dra. Chef Ana Maria Tomazoni no evento:


"O Slow Food encerra a edição de 2014 do Salone del Gusto e Terra Madre, que contou com a participação de cerca de 220.000 visitantes, 400 jornalistas provenientes de 63 países (excetuando a imprensa italiana). Pessoas vindas de todas as regiões do mundo trouxeram de seus países produtos tradicionais em risco de desaparecer, indicando-os como novos integrantes da Arca do Gosto. A BBC dedicou aos produtos da Arca, originários de cerca de 50 países, 100 entrevistas que permitiram a pequenos produtores contar suas extraordinárias histórias ligadas a seus produtos.

Carlo Petrini, fundador e presidente do Slow Food, declarou que o Salone del Gusto e Terra Madre tornaram-se o maior e mais importante evento do mundo dedicado a temas ligados ao alimento: “Esta é a rede do Terra Madre, uma rede formada por pessoas de carne e osso, com suas paixões e seus conhecimentos tradicionais. O Slow Food é o fio de uma rede, cujos nós somos as comunidades. Depois de cinco dias extraordinários, esta rede de pessoas físicas não poderá não utilizar o mundo virtual e todas as ferramentas disponibilizadas pela tecnologia moderna para manter contato, divulgar informação e fortalecer a união entre milhares e milhares de comunidades do alimento no mundo inteiro”.

Paolo Di Croce, Secretário Geral do Slow Food Internacional agradeceu a todos os associados Slow Food do mundo, que trabalharam com paixão para possibilitar a chegada de delegados e de seus produtos de 160 países: “A energia e a paixão que os nossos delegados, associados e líderes locais dedicaram para que esta se tornasse a melhor edição, foi impressionante. Não posso deixar de agradecer cada um, em nome do Conselho do Slow Food Internacional, e espero que o nosso compromisso não termine aqui. Os temas que foram o coração desta edição do Salone del Gusto e Terra Madre – a conservação da biodiversidade alimentar e a agricultura familiar – são os verdadeiros desafios do mundo atual, e o Slow Food vai continuar trabalhando com novo entusiasmo e novas energias”.
A impressão geral foi que todos – produtores e visitantes – ficaram muito satisfeitos com o evento.

Algumas das comunidades do alimento esgotaram seus produtos: 
- as Bananas de Uganda, 
- duas Fortalezas Slow Food da Baunilha (a Baunilha Chinantla do México e Baunilha Mananara do Madagascar), 
- a Erva Mate do Paraguai, 
- a Fortaleza da Massa Katta de Timbuktu e Gao <http://www.slowfoodfoundation.com/…/timbuktu-and-gao-katta-…> do Mali, 
- as Tâmaras dos oásis de Marrocos e Líbia, 
- a Fortaleza do Cardamomo de Ixcán da Guatemala <http://www.slowfoodfoundation.com/…/det…/1576/ixc-n-cardamom> <http://www.slowfoodfoundation.com/…/det…/1576/ixc-n-cardamom>, 
- o Hyvar dos Bálcãs, 
- o Cacau Nacional de Equador 
- as passas de uva Abjosh de Herat do Afeganistão<http://www.slowfoodfoundation.com/…/details/191/herat-abjos…>.

Os visitantes demonstraram um grande interesse pelo mercado italiano e internacional mas também pelos temas críticos que afetam o sistema alimentar atualmente debatidos nos diversos encontros agendados no programa, que incluiu palestras, laboratórios, atividades educacionais e aulas de cozinha. O Slow Food ficou feliz com o interesse crescente pelos aspectos práticos da gastronomia. Os visitantes que participaram do evento estiveram por mais tempo no evento do que nas edições anteriores, e praticamente todos os Laboratórios do Gosto e as Aulas de Cozinha estavam lotados.

O material didático e as atividades educacionais também despertaram um grande interesse, com um aumento em 40% de venda de livros da editora Slow Food frente à última edição. As associações ao Slow Food também aumentaram, com 35% dos novos associados sendo jovens, o que demonstra que as novas gerações estão interessadas nos eventos ligados ao alimento. Um sinal promissor, confirmado pelo grande interesse de professores de escolas do mundo inteiro.

Durante os 5 dias, tudo correu tranquilamente, graças à colaboração de inúmeros voluntários, agentes de polícia, sócios Slow Food, instituições públicas, a Cruz Vermelha, expositores e fornecedores."

Confira a reportagem completa em:
http://www.slowfoodbrasil.com/textos/noticias-slow-food/804-o-slow-food-encerra-com-sucesso-mais-uma-edicao-de-2014-do-salone-del-gusto-e-terra-madre



Venha estudar Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professora de gastronomia e culinária Ana Maria Tomazoni. 
Clique aqui e confira mais informações sobre nossos cursos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb...

QUEIJO ROQUEFORT E SUAS COMBINAÇÕES

Estive neste mês em viagem ao Sul da França, local de muitas montanhas de pedras, rios,  muito verde e flores que  encantam qualquer  turista. Não por acaso, o primeiro local visitado foi a cidade de Roquefort-sur-Soulzon,  que está localizada no CausseduLarzac.  Trata-se de uma cidade pequena, basicamente uma rua, com alguns fabricantes com grandes caves de queijo que levam o mesmo nome da cidade. Isso mesmo, o Roquefort. O Roquefort é o blue cheese mais conhecido do mundo. No entanto, para levar esse nome, é necessário que a maturação do queijo seja feita da forma tradicional, nas cavernas de Cobalou, onde fica a pequena cidade.  O leite cru da ovelha, utilizado para a fabricação deste queijo, é o grande responsável por sua cremosidade. Após o fabrico da massa, o queijo passa por um processo denominado “piquage”, que consiste em precisar o armazenamento da massa, controlar a temperatura e perfurar o queijo para enfim adicionar o fungo...

PEPINO GELADO NO PALITO E CONSERVA

Em recente visita à Tokyo - Japão, acompanhando meu filho Rodolfo, Nora e Netos, ficamos impressionados com a simplicidade da venda dos legumes bem gelados em forma de picolé, porém curtidos em vinagrete. O pepino é um diurético natural de grande ajuda na dissolução de cálculos renais, oferecendo nutrientes para as células e eliminando impurezas. A água do pepino auxilia no controle da temperatura do corpo e nos seus processos orgânicos. Ainda possui muita fibra e é importante para o sistema digestivo. Está hortaliça é um poderoso tônico para o fígado e rins, além de dar força aos cabelos e unhas graças ao alto teor de sílica e flúor. Que tal fazer uma brincadeira com as crianças, preparar e levar para praia, servir antes do almoço de aperitivo, pense nisso!   Agora você pode usar a mesma receita e fazer uma conserva fatiando os pepinos, e em seguida, colocando a calda de vinagrete.    Acondicione em vidros e mantenha-os na geladeira. Veja o passo a...