Pular para o conteúdo principal

PARABÉNS!! HOJE É O DIA INTERNACIONAL DO IDOSO!

Como professora de Gastronomia, Etiqueta à mesa, Técnica em Nutrição para a Terceira Idade e Mestra em Gerontologia (PUC-SP), não podia deixar de comemorar esse dia tão especial.

Parabéns pelo Dia Internacional do Idoso!!!

Grande abraço,  
Chef  e Educadora Ana Tomazoni




1º de Outubro – Dia Internacional do Idoso

O Dia Internacional do Idoso é comemorado no dia 1º de outubro. Este dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo lançar atenções para o reconhecimento do envelhecimento demográfico da humanidade, a fim de criar compromissos para o amadurecendo de atitudes e potencialidades em empreendimentos sociais, econômicos, cultural e espirituais, criando condições para a paz e o desenvolvimento no próximo século.

Este dia serve para:

- homenagear as pessoas idosas, comemorar as conquistas; 

- conscientizar todas as populações sobre a importância das mudanças de atitudes para com os idosos;

- instituir reflexões acerca das necessidades dos idosos e buscar formular estratégias, políticas e práticas em todos os setores, buscando concretizar as enormes potencialidades do envelhecimento no século XXI;

- que os idosos se realizem plenamente em seus direitos, consigam envelhecer com segurança e dignidade, participando na vida econômica, política e social tendo a oportunidade de se desenvolver até nos últimos anos de vida.

Com este intuito, no Dia Internacional do Idoso decorrem várias iniciativas para a população idosa, palestras, sessões de atividade física e workshops de artes manuais. 

Durante o mês de outubro, o SESC tem diversas programações para comemorar este dia. Neste período, o Sesc em São Paulo propõe fortalecer as reflexões sobre o processo de envelhecimento e terá suas atividades baseadas em quatro eixos temáticos: Formação e Educação Permanente; Gerações e Intergeracionalidade; Autonomia, Direitos e Cidadania; Cuidado e Relações Sociais.

Por ocasião da celebração dos 50 anos do Trabalho Social com Idosos, a instituição promoveu várias ações no decorrer do ano de 2013, dentre as quais o Fórum Perspectivas para ações junto ao Cidadão Idoso, com caráter reflexivo e propositivo, que possibilitou analisar as atuais políticas públicas brasileiras voltadas para a velhice. E para encerrar esta celebração, foi apresentado o resultado desse trabalho com o lançamento da Publicação Perspectivas para Ações junto ao Cidadão Idoso. 

Mais assuntos relacionados à gerontologia visite o portal do envelhecimento:
www.portaldoenvelhecimento.com


Fontes: 

Wikipédia
http://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-do-idoso/

http://www2.uol.com.br/vyaestelar/dia_do_idoso.htm

http://www.sescsp.org.br/online/artigo/8019_PERSPECTIVAS+PARA+ACOES+JUNTO+AO+CIDADAO+IDOSO?o=homeportal2#/tagcloud=lista



Venha estudar Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professora de gastronomia e culinária Ana Maria Tomazoni. 
Clique aqui e confira mais informações sobre nossos cursos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

DIA NACIONAL DA MANDIOCA HARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

DIA NACIONAL DA MANDIOCAHARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

O Convívio Slow Food Grande ABC SP e a escola Sabor e Saber Gastronomia tem um trabalho de educação alimentar a muitos anos com seus alunos e publico frequentador de eventos, feiras e congressos acadêmicos com estudos e praticas com a mandioca e o fruto nativo no Brasil o Cambuci.

Prefeito Paulo Serra do município de Santo André

O FESTIVAL DO CAMBUCI EM PARANAPIACABA
O Festival do Cambuci de Santo André é um evento realizado pela Prefeitura de Santo André junto à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Empreendedores / Moradores de Paranapiacaba e diversos restaurantes no centro da cidade.
Este evento tem um papel importante no desenvolvimento do turismo da Vila de Paranapiacaba, reforçando a identidade cultural deste importante fruto nativo da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento sustentável do local.
O fruto cambuci, pertence à…

OFICINA GASTROETEC: Gastronomia Brasileira e a Importância do Ato de Cozinhar

Oficina GASTROETEC Santa Ifigênia - SP com a Chef e Educadora Ana Tomazoni.