Pular para o conteúdo principal

CONVIVIUM SLOW FOOD GRANDE ABC SP NO SALONE DEL GUSTO E TERRA MADRE 2014

O Convivium Slow Food Grande ABCSP participará do Salone del Gusto e Terra Madre 2014 com sua líder Ana Tomazoni e alguns associados, com trabalhos de pesquisas junto à Educação do Gosto, Grupos de Trabalho da Mandioca, Grupos de Trabalho da Educação e Grupos de Trabalho dos Peixes e Mares Brasileiros.


Participaremos também do evento na Escola Cozinha, novidade em 2014. Aguardem novidades em nossas postagens.


"A próxima edição do evento global do Slow Food, que acontecerá de 23 a 27 de outubro de 2014, em Turim, na Itália, será dedicada à agricultura familiar e à Arca do Gosto, o projeto internacional do Slow Food para a preservação da biodiversidade

Organizado pelo Slow Food, Região do Piemonte e Municipalidade de Turim, em parceria com o Ministério Italiano de Políticas Agrícolas, Alimentares e Florestais, o evento internacional do Salone del Gusto estará de volta em Turim, Itália, celebrando a sua 10aedição. O Salone del Gusto, o salão dedicado ao mundo dos alimentos, e o encontro internacional do Terra Madre, a rede dos pequenos produtores do mundo inteiro, que está completando 10 anos, serão realizados, pela segunda vez, como evento único. O SalonedelGusto e TerraMadre2014 vão acontecer de 23 a 27 de outubro, no Centro Lingotto Fiere de Turim, contando com a presença de mais de 1.000 expositores vindos de 130 países, além de 300 Fortalezas Slow Food, chefs, agricultores, pescadores, professores, artesãos, representantes dos setores vinícola e gastronômico, e das Comunidades do Alimento do TerraMadre. Para conhecer o programa do evento, saber mais sobre os temas, os Laboratórios do Gosto e o mercado internacional, acesse o site: www.salonedelgusto.com/en/

Dois temas principais serão destaque da edição deste ano: o primeiro é o projeto internacional do Slow Food, a Arca do Gosto, idealizado para catalogar e promover os alimentos em risco de extinção. O Salone terá uma área específica dedicada à Arca do Gosto, para contar as histórias individuais destas produções de qualidade, pertencentes à cultura, história e tradições de todo o planeta e explicar o seu valor real. O segundo tema é a Agricultura Familiar, em linha com a declaração das ONU de 2014, Ano Internacional da Agricultura Familiar (IYFF). As hortas que o Slow Food está realizando com o projeto das 10.000 Hortas na África são todas um exemplo de agricultura de pequena escala realizada dentro dos limites de comunidades ou escolas, portanto, exemplos de agricultura familiar. O Salone del Gusto e TerraMadre oferecerão uma oportunidade para conhecer melhor o projeto, através das palestras ou das apresentações dos delegados que trabalham diretamente com as hortas.

A edição deste ano trará uma novidade, a Escola de Cozinha, uma evolução da Educação do Gosto, o enfoque do Slow Food da educação alimentar. A Escola de Cozinha é um local de troca entre os participantes ativamente envolvidos no preparo de pratos, como na cozinha de um restaurante de verdade.

Em cada edição do Salone del Gusto e Terra Madre há uma variedade de temas ligados ao alimento, cada vez mais importantes, sobretudo os problemas ambientais, agrícolas, sociais e de saúde ligados à mudança climática, ao aumento da população mundial, à fome no mundo, entreoutros. Convidamos especialistas externos e representantes do Slow Food para debater sobre temas importantes (bem-estar animal, desperdício de alimentos, grilagem de terras, consumo de carne, povos indígenas, abelhas, agricultura familiar,etc.) num programa com inúmeras conferências e Laboratórios do Gosto, para mostrar o impacto das nossas escolhas e hábitos alimentares no bem-estar dos ecosistemas do planeta, das pessoas e dos animais."

Para o credenciamento de imprensa para o Salone del Gusto e Terra Madre 2014, visite o seguinte website: http://www.salonedelgusto.com/en/press/pre-accreditation/

Para maiores informações, entre em contato com:
Slow Food Paola Nano, +39 329 8321285 p.nano@slowfood.it
Sharon Aknin, +39 3274737220 s.aknin@slowfood.it

O que é Slow Food?

O Slow Food envolve milhões de pessoas que se dedicam e que defendem o alimento bom, limpo e justo: são cozinheiros, jovens, ativistas, agricultores, pescadores, especialistas e acadêmicos, em mais de 150 países. A rede conta com mais de 100.000 associados, reunidos em 1500 convivia (grupos locais) no mundo inteiro. Os associados contribuem ao movimento com suas inscrições, e com a organização de eventos e de campanhas. A rede conta ainda com mais de 2000 comunidades do alimento do Terra Madre, que praticam, de forma sustentável, a produção de pequena escala de alimentos de qualidade.

Venha estudar Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professora de gastronomia e culinária Ana Maria Tomazoni. 
Clique aqui e confira mais informações sobre nossos cursos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

DIA NACIONAL DA MANDIOCA HARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

DIA NACIONAL DA MANDIOCAHARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

O Convívio Slow Food Grande ABC SP e a escola Sabor e Saber Gastronomia tem um trabalho de educação alimentar a muitos anos com seus alunos e publico frequentador de eventos, feiras e congressos acadêmicos com estudos e praticas com a mandioca e o fruto nativo no Brasil o Cambuci.

Prefeito Paulo Serra do município de Santo André

O FESTIVAL DO CAMBUCI EM PARANAPIACABA
O Festival do Cambuci de Santo André é um evento realizado pela Prefeitura de Santo André junto à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Empreendedores / Moradores de Paranapiacaba e diversos restaurantes no centro da cidade.
Este evento tem um papel importante no desenvolvimento do turismo da Vila de Paranapiacaba, reforçando a identidade cultural deste importante fruto nativo da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento sustentável do local.
O fruto cambuci, pertence à…

OFICINA GASTROETEC: Gastronomia Brasileira e a Importância do Ato de Cozinhar

Oficina GASTROETEC Santa Ifigênia - SP com a Chef e Educadora Ana Tomazoni.