Pular para o conteúdo principal

DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS - APROVEITAMENTO DE SOBRAS

DISCO XEPA

Pensar em uma cozinha privilegiando alimentos naturais, aquilo que a natureza nos oferece, celebrar a mãe Terra com suas texturas, cores, frescor ..... isso sim dá prazer em comer e antes disso preparar pratos (comida) e encher-se de emoção com o que a mãe Terra nos oferece!

Hoje além das receitas vamos escrever e refletir sobre desperdício de alimentos, alias nunca esteve tão em pauta na gastronomia atual esse tema.

Lendo um levantamento divulgado recentemente pela ONU – Organização das Nações Unidas para alimentação e agricultura, FAO, a qual documentava que o desperdício chegava a 1,3 milhões de toneladas de alimentos por ano. É o equivalente a um terço de tudo que é produzido no mundo.

No Brasil, a Embrapa aponta que, em média, cada habitante joga fora, por ano, 35 kg de frutas e 37 kg de hortaliças. As perdas estão em todas as partes da cadeia: campo, centrais de distribuição e em casa como consumidor final.

Como professora de gastronomia, chefe de cozinha e membro ativo do Movimento Slow Food que luta para o consumo do alimento bom, limpo e justo, incentivamos o aproveitamento total dos alimentos (talos, raízes, folhas etc). Pensando em, além do aproveitamento total do alimento, educar para a transformação dos desperdícios de feiras, mercados, sacolão etc, assim também surgiu o Disco XEPA como exemplo para o aproveitamento das sobras transformado em um grande banquete. Já trabalhei em várias edições do disco xepa aqui no Brasil junto à associados do Slow Food.

Disco Xepa uma iniciativa que começou com o Movimento Slow Food de Paris e de Berlim. Na Europa eles coletam alimentos descartados por mercados e feiras, ligam o som e fazem uma sopa. A versão brasileira começou ano passado com um grande banquete no restaurante Dalva e Dito e nós da Escola Sabor e Saber Gastronomia estávamos lá participando com nossos alunos. Em Maio no Beco do Aprendiz na Vila Madalena também atuamos como voluntários e foram servidos mais de 300 refeições. Estamos apenas iniciando e também aprendendo, pois onde envolve alimentos e pessoas também precisamos de muitos cuidados com higiene e manipulação além de organização que envolve muito trabalho e responsabilidades.

O caderno Paladar, do Jornal O Estado – 11 de setembro fez uma matéria sobre o assunto, se você gostar do tema consulte: Paladar # sobre o blog RSSRSS ? Twitter DIGG Share BUSCA NO BLOG - Na cozinha, nada se perde, tudo se transforma...

Segue uma receita de sobra de arroz. 

Que tal? um delicioso...  BOLINHO DE ARROZ AO ALECRIM..

Ingredientes:
2 xícaras de chá de arroz cozido
4 colheres de queijo ralado
2 colheres de sopa de farinha de trigo (se necessário mais)
3 colheres de sopa de salsa picada
1 colher de sobremesa de alecrim
1 xícara de chá de leite
1 ovo inteiro
sal, orégano e pimenta outros temperos a gosto
1 colher de fermento em pó.

Modo de Preparo:
Bata no liquidificador o leite, o ovo, a metade do arroz e a farinha.
Em um recipiente junte todos os ingredientes e o que bateu no liquidificador.
Modele, com auxilio de duas colheres os bolinhos e frite-os no óleo quente.
Escorra em um papel absorvente e sirva imediatamente.

Você também pode colocá-los em uma forma forrada com papel alumínio e manteiga e assá-los. Servir quentinho.



Venha estudar Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professora de gastronomia e culinária Ana Maria Tomazoni. 
Clique aqui e confira mais informações sobre nossos cursos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande