Pular para o conteúdo principal

Sabor e Saber no Salone del Gusto 2014




Queridos amigos,

Em outubro próximo estarei representando o Brasil no Salone Del Gusto e Terra Madre 2014, em Turim, Itália, no grupo de trabalho EDUCAÇÃO.

Para quem ainda não sabe, o Salone del Gusto nasceu em 1996 com o objetivo de valorizar os pequenos  produtores e os alimentos de qualidade produzidos de forma artesanal.

Em 2004, junto com o Salone del Gusto, foi organizado também o Terra Madre day, um evento que reúne milhares de comunidades do alimento -- cozinheiros, especialistas, jovens, enfim, uma rede mundial empenhada na promoção de uma produção alimentar boa, limpa e justa.

De novo, em 2014, produtores, Laboratórios do Gosto, Fortalezas, instituições e comunidades do alimento, acadêmicos, cozinheiros e jovens da rede Terra Madre, vindos de 170 países, estarão reunidos num evento único.

Neste evento, o que chama mais atenção do público é o MERCADO, nada mais que o coração do Salone. Lá estarão cerca de 1.000 pequenos produtores do mundo inteiro, uma exposição da extraordinária  diversidade gastronômica dos cinco continentes.

São artesãos, agricultores, pecuaristas, pescadores e cozinheiros do Terra Madre, além dos produtores de centenas de “Fortalezas Slow Food” (veja explicação no pé da matéria). É um resgate da culinária tradicional e de sabores diversos, alguns inclusive já considerados perdidos pelo tempo.

O evento é aberto. Convido todos os amantes de gastronomia para participar. É uma oportunidade única!

Confira alguns conceitos que farão você entender melhor o evento:

Slow Food – Fundado em 1986, é um movimento internacional, sem fins lucrativos, com mais de 100 mil membros, cujo princípio básico opõe-se à tendência de padronização do alimento no Mundo (fast food) e defende o direito ao prazer da alimentação, utilizando produtos artesanais de qualidade especial, produzidos de forma que respeite tanto o meio ambiente quanto as pessoas responsáveis pela produção, os produtores.

Convivium - É uma palavra Latina que significa ‘um festim, entretenimento, um banquete'. O Slow Food usa este nome para nomear seus grupos locais. No Brasil, definiu-se usar o nome “Convívio” para esses grupos. A Escola Sabor e Saber Gastronomia, em São Bernardo, é um destes Convívios

Terra Madre – Iniciativa que reúne comunidades do alimento que trabalham pela sustentabilidade de seus produtos, pela qualidade que confere sabor excepcional e pelo respeito ao ambiente e ao povo. Em outubro de 2004, o Slow Food realizou a primeira edição do Terra Madre, o encontro mundial das comunidades do alimento.
Aproximadamente 5000 delegados representando 1.200 comunidades do alimento de 130 países participaram, incluindo agricultores, pescadores, processadores, distribuidores, cozinheiros e especialistas agrícolas.

Arca do Gosto – É um catálogo mundial que identifica, localiza, descreve e divulga sabores quase esquecidos de produtos ameaçados de extinção, mas com potenciais produtivos e comerciais reais. O objetivo é documentar produtos gastronômicos especiais, que estão em risco de desaparecer. Desde o início da iniciativa em 1996, mais de 1.000 produtos de dezenas de países foram integrados à Arca.

O Convivium Sabor e Saber, da Escola Sabor e Saber Gastronomia, cadastrou na Arca do Gosto dezenas de receitas com o fruto Cambuci.

Fortaleza - As Fortalezas são projetos do Slow Food iniciados em 1999 para ajudar os pequenos produtores a resolver suas dificuldades, reunindo produtores isolados e conectando-os com mercados alternativos, mais sensíveis à sua situação e que valorizam os seus produtos.

Para que um produto passe do catálogo da Arca do Gosto à Fortaleza, é preciso fazer contato direto com produtores que compartilhem os valores e a filosofia do Slow Food e tenham motivação para desenvolver o projeto.


Saiba mais no site Slowfoodbrasil.com

Um abraço,

Chef Ana Maria Tomazoni
Sabor e Saber Gatronomia
www.saboresabergastronomia.com.br



Venha estudar Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professora de gastronomia e culinária Ana Maria Tomazoni. 

Clique aqui e confira mais informações sobre nossos cursos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb...

QUEIJO ROQUEFORT E SUAS COMBINAÇÕES

Estive neste mês em viagem ao Sul da França, local de muitas montanhas de pedras, rios,  muito verde e flores que  encantam qualquer  turista. Não por acaso, o primeiro local visitado foi a cidade de Roquefort-sur-Soulzon,  que está localizada no CausseduLarzac.  Trata-se de uma cidade pequena, basicamente uma rua, com alguns fabricantes com grandes caves de queijo que levam o mesmo nome da cidade. Isso mesmo, o Roquefort. O Roquefort é o blue cheese mais conhecido do mundo. No entanto, para levar esse nome, é necessário que a maturação do queijo seja feita da forma tradicional, nas cavernas de Cobalou, onde fica a pequena cidade.  O leite cru da ovelha, utilizado para a fabricação deste queijo, é o grande responsável por sua cremosidade. Após o fabrico da massa, o queijo passa por um processo denominado “piquage”, que consiste em precisar o armazenamento da massa, controlar a temperatura e perfurar o queijo para enfim adicionar o fungo...

PEPINO GELADO NO PALITO E CONSERVA

Em recente visita à Tokyo - Japão, acompanhando meu filho Rodolfo, Nora e Netos, ficamos impressionados com a simplicidade da venda dos legumes bem gelados em forma de picolé, porém curtidos em vinagrete. O pepino é um diurético natural de grande ajuda na dissolução de cálculos renais, oferecendo nutrientes para as células e eliminando impurezas. A água do pepino auxilia no controle da temperatura do corpo e nos seus processos orgânicos. Ainda possui muita fibra e é importante para o sistema digestivo. Está hortaliça é um poderoso tônico para o fígado e rins, além de dar força aos cabelos e unhas graças ao alto teor de sílica e flúor. Que tal fazer uma brincadeira com as crianças, preparar e levar para praia, servir antes do almoço de aperitivo, pense nisso!   Agora você pode usar a mesma receita e fazer uma conserva fatiando os pepinos, e em seguida, colocando a calda de vinagrete.    Acondicione em vidros e mantenha-os na geladeira. Veja o passo a...