Pular para o conteúdo principal

LOMBO ASSADO. Em duas versões!





Ingredientes:
1 lombo suíno de 1,5kg





Marinado 1- Vovô Mineiro Márcio
Ingredientes: 
Suco de 2 limões
Sal e pimenta a gosto
1 xícara de chá (200ml) de vinho branco seco
½ xícara de chá de vinagre de maçã
1 xícara de chá de água filtrada
3 dentes de alho picado
1 cebola ralada

Marinado 2 – Vovó Paulista
Ingredientes:
Suco de 2 limões
1 xícara de vinho branco seco
1 ½ xícara de ervas picadinhas: alecrim, salsa, salvia, hortelã outras ervas frescas que gostar
3 dentes de alho picadinho
Temperos desidratados: pimenta do reino, pimenta dedo de moça, nóz moscada, pimenta síria e outros temperos que gostar (ervas italianas: manjericão, orégano etc)
Sal marinho

Modo de Preparo:
- Misture os ingredientes do marinado e despeje na peça do lombo. Tampe e deixe na geladeira marinando por 24 horas, vire algumas vezes. 

No caso do vovô Marcio, o lombo (cru) foi fatiado antes de marinar e depois conservdo em geladeira. Foi assado em churrasqueira.

No caso da vovó Paulista, a peça foi marinada em uma forma com legumes e vegetais, coberta com papel alumínio e deixada no forno 170ºC durante1 ½ hora. Depois tirar o papel alumínio e deixar mais 30 minutos até dourar.

Servir com farofa, ninhos de couve manteiga, arroz integral ou branco.

Delicias compartilhadas com você, faça as duas sugestões, os sabores são diferentes mas muito saudável e gostoso!

Grande abraço,
Ana Maria Tomazoni







Venha estudar Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professora de gastronomia e culinária Ana Maria Tomazoni. 

Clique aqui e confira mais informações sobre nossos cursos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

DIA NACIONAL DA MANDIOCA HARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

DIA NACIONAL DA MANDIOCAHARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

O Convívio Slow Food Grande ABC SP e a escola Sabor e Saber Gastronomia tem um trabalho de educação alimentar a muitos anos com seus alunos e publico frequentador de eventos, feiras e congressos acadêmicos com estudos e praticas com a mandioca e o fruto nativo no Brasil o Cambuci.

Prefeito Paulo Serra do município de Santo André

O FESTIVAL DO CAMBUCI EM PARANAPIACABA
O Festival do Cambuci de Santo André é um evento realizado pela Prefeitura de Santo André junto à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Empreendedores / Moradores de Paranapiacaba e diversos restaurantes no centro da cidade.
Este evento tem um papel importante no desenvolvimento do turismo da Vila de Paranapiacaba, reforçando a identidade cultural deste importante fruto nativo da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento sustentável do local.
O fruto cambuci, pertence à…

OFICINA GASTROETEC: Gastronomia Brasileira e a Importância do Ato de Cozinhar

Oficina GASTROETEC Santa Ifigênia - SP com a Chef e Educadora Ana Tomazoni.