Pular para o conteúdo principal

VIVÊNCIA NO SUL DA FRANÇA COM CULINÁRIA REGIONAL



Passei por vivências muito especiais que gostaria de compartilhar com você, amigos que nos acompanham neste blog.

Em viagem ao Sul da França, em Maio deste ano, visitei muitas das pequenas cidades com curiosidades marcantes, como o gosto pela natureza, agricultura e tudo que diz respeito à natureza. Visitei muitas feiras de produtores locais, na sua maioria orgânica. Que maravilha poder comprar e preparar os alimentos!

Estava acompanhada de parte de minha família: meu filho Rodolfo que vive na Austrália, minha irmã Wanda Regina e sua filha Fabiola, mas quem preparou o caminho muitos meses antes foi a mãe de minha nora. 

A Sylvie é francesa e locou um Geti( uma linda casa) no meio dos vinhedos na cidade de Balazuc, que nos deu a oportunidade de além das visitas as feiras nos lugarejos próximos (Ruoms, Pradons, Vogué, VallonPontD'arc - Joyeuse -Lablachère
Labeaume -), ter belas aventuras com canoagem e mergulhos em águas geladas do Rio Ardèche, isto tudo na região de Ardèche.

Adicionar legenda
Quero começar a falar da nossa cozinha e dos nossos cardápios. Na casa fazíamos o café da manhã e o jantar, o almoço era em restaurantes nas cidades visitadas ou piqueniques no campo, curtindo à sombra da abençoada natureza e ou à beira do rio. É uma região com muito turismo com lugares lindos e estrutura adequada.

Estar na cozinha com a Sylvie foi um privilégio, ela mora na Austrália parte do tempo e outra parte fica em seu apartamento em Paris ou viaja pelo mundo. Ela adora cozinhar, então imagine nossos jantares com muitas horas na mesa!

Segue para vocês um dos cardápios. Registro que todos nossos jantares seguiram a mesma ordem de sequência de serviço: entrada, prato principal, tábua de variedades de queijos, sobremesa e harmonização de vinhos para cada etapa, sem nos esquecer dos pães diferenciados (cereais, grãos, frutas secas) acompanhando as delicias.

Um exemplo em plena quinta-feira:

Entrada:
Variedade de pães, em especial a baguete, sempre presente com sua crocância , muitos legumes em conserva com temperos regionais, patês de azeitonas com aromas diferenciados, salames recheados de roquefort.Hummmm...

Prato Principal: peixe assado com legumes 
Acompanhado por uma salada completa de folhas variadas, mais  frutas como abacate e maçã, pepino, erva doce bem fina e tomates, de preferência o cereja, 

Molho (emulsificado) para a salada: com azeite, vinagre balsâmico, alho, mostarda, sal etc.

Tábua de queijos regionais de cabra, ovelha e vaca, nas mais variadas formas de cura. 

Sobremesa muitas frutas frescas na torta Clafouti

Finalizando um chá de limão siciliano em fatias

Mesa arrumada com taças para água e vinho, talheres, pratos, guardanapos, muitas velas, pois a conversa era muito boa......e a noite chegou com lua chegou para nos presentear com seu brilho!

Espero que você aprecie este compartilhamento, grande abraço!

Ana Tomazoni 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

DIA NACIONAL DA MANDIOCA HARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

DIA NACIONAL DA MANDIOCAHARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

O Convívio Slow Food Grande ABC SP e a escola Sabor e Saber Gastronomia tem um trabalho de educação alimentar a muitos anos com seus alunos e publico frequentador de eventos, feiras e congressos acadêmicos com estudos e praticas com a mandioca e o fruto nativo no Brasil o Cambuci.

Prefeito Paulo Serra do município de Santo André

O FESTIVAL DO CAMBUCI EM PARANAPIACABA
O Festival do Cambuci de Santo André é um evento realizado pela Prefeitura de Santo André junto à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Empreendedores / Moradores de Paranapiacaba e diversos restaurantes no centro da cidade.
Este evento tem um papel importante no desenvolvimento do turismo da Vila de Paranapiacaba, reforçando a identidade cultural deste importante fruto nativo da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento sustentável do local.
O fruto cambuci, pertence à…

OFICINA GASTROETEC: Gastronomia Brasileira e a Importância do Ato de Cozinhar

Oficina GASTROETEC Santa Ifigênia - SP com a Chef e Educadora Ana Tomazoni.