POMPIDOU- PARIS: VIVÊNCIA INTERGERACIONAL


Quero compartilhar com vocês uma vivência educacional e Inter geracional que tive em junho, juntamente com crianças, avós e pais -- uma atividade programada antecipadamente no Le Centre Pompidou, em Paris. Crianças com pincel na mão, com o desafio de desenhar o que haviam aprendido em uma visita na galeria de arte!

Acompanhava o neto australiano, Lorenzo, de 3 anos, e junto também com sua outra vovó, Sylvie, francesa, nascida em Paris, durante uma visita em um dos mais famosos centros públicos do mundo.

Foi uma grande aprendizagem participar de uma vivência com o encanto de histórias e curiosidades do mundo infantil, que foi apresentado por uma educadora infantil local, no edifício do Pompidou, em Paris. Com suas escadas rolantes, elevadores, encanamentos, tubos a vista, tudo chama atenção.

O passeio mostrou-nos o edifício como um todo, mas a finalidade principal era chegar na galeria de exposição interna. Muitos quadros e objetos de arte colocados em cada sala, a magia da curiosidade era contada e desafiada com muitas perguntas para a interação das crianças participantes. 

O que mais adorei foi encontrar o quadro A CUCA, de Tarsilla do Amaral, de 1924, autora brasileira, que viveu alguns anos em Paris.

Uma história aparentada com simbologias da Cuca, que pode ser má ou boa. As crianças interagiram o tempo todo, para descobrir e saber quem era a Cuca?.

Ao finalizar a visita na galeria, todos foram encaminhados para uma sala onde o piso estava forrado com alguns papéis, tintas, pincéis, lápis de pintura, crayon e cartolina para criarem sua grande arte e depois levarem para casa. Sempre acompanhado de incentivos, perguntas e interação da apresentadora. 
Assim que finalizadas as obras de arte de cada um, foi servido um mini bolo de duas cores, sabor baunilha e chocolate, com suco e água.

Você que me acompanhou nessa escrita escrevo uma receita de mini-bolo bicolor, simples e rápido de ser preparado e quem sabe também acompanhado de uma história para uma criança!
Agora mão na massa! Integrar pessoas e alimentos faz parte da magia e da felicidade!

MINI-BOLO BICOLOR

Ingredientes: 3ovos 
11/2 xícara de chá de açúcar 
3 colheres de sopa de manteiga
11/2 xícaras de chá de farinha de trigo
11/2 xícaras de chá de farinha de aveia 
1 xícara de chá de leite ou suco de fruta 
1 colher de sopa de fermento em pó
2 colheres de sopa de cacau em pó ou chocolate em pó

Modo de Preparo:

1- Untar com manteiga, as mini formas de bolo ( cupcake ou pão de mel) reserve
2- Bater os ovos inteiros com o açúcar até ficar bem claro
3- Acrescente a manteiga e bata por mais um ou dois minutos
4- Peneirar a farinha de trigo, a farinha de aveia e o fermento, colocar aos pouco na massa 
5- Juntar o leite também aos poucos, intercalando com o leite ou suco de fruta
6- Dividir a massa do bolo em duas partes, a primeiro coloque a massa clara nas forminhas untadas. Coloque-as sobre uma forma maior para levá-las ao forno.
7- No restante da massa do bolo acrescente o cacau em pó, peneirando-o e mexendo bem. 
8- Coloque em forminhas untadas com manteiga
9- Levar para assar em forno Pré-aquecido, 180 graus, por aproximadamente 30 minutos, ou até dourar. 
10- Servir com suco natural de frutas.
Uma mesa com toalha, pratos, talheres e taças alegram a degustação. Se tiver criança pegue um livro e conte uma estória, o sabor será inesquecível para as boas lembranças.

Com carinho,

Educadora e Chef de cozinha Ana Maria Tomazoni

Comentários

Mais vistas

FESTIVAL GASTRONÔMICO ENCANTOS & SABORES DO SUL DE MINAS

ANA TOMAZONI NA EXPO NEGÓCIOS LITORAL - SÃO SEBASTIÃO