Pular para o conteúdo principal

POMPIDOU- PARIS: VIVÊNCIA INTERGERACIONAL


Quero compartilhar com vocês uma vivência educacional e Inter geracional que tive em junho, juntamente com crianças, avós e pais -- uma atividade programada antecipadamente no Le Centre Pompidou, em Paris. Crianças com pincel na mão, com o desafio de desenhar o que haviam aprendido em uma visita na galeria de arte!

Acompanhava o neto australiano, Lorenzo, de 3 anos, e junto também com sua outra vovó, Sylvie, francesa, nascida em Paris, durante uma visita em um dos mais famosos centros públicos do mundo.

Foi uma grande aprendizagem participar de uma vivência com o encanto de histórias e curiosidades do mundo infantil, que foi apresentado por uma educadora infantil local, no edifício do Pompidou, em Paris. Com suas escadas rolantes, elevadores, encanamentos, tubos a vista, tudo chama atenção.

O passeio mostrou-nos o edifício como um todo, mas a finalidade principal era chegar na galeria de exposição interna. Muitos quadros e objetos de arte colocados em cada sala, a magia da curiosidade era contada e desafiada com muitas perguntas para a interação das crianças participantes. 

O que mais adorei foi encontrar o quadro A CUCA, de Tarsilla do Amaral, de 1924, autora brasileira, que viveu alguns anos em Paris.

Uma história aparentada com simbologias da Cuca, que pode ser má ou boa. As crianças interagiram o tempo todo, para descobrir e saber quem era a Cuca?.

Ao finalizar a visita na galeria, todos foram encaminhados para uma sala onde o piso estava forrado com alguns papéis, tintas, pincéis, lápis de pintura, crayon e cartolina para criarem sua grande arte e depois levarem para casa. Sempre acompanhado de incentivos, perguntas e interação da apresentadora. 
Assim que finalizadas as obras de arte de cada um, foi servido um mini bolo de duas cores, sabor baunilha e chocolate, com suco e água.

Você que me acompanhou nessa escrita escrevo uma receita de mini-bolo bicolor, simples e rápido de ser preparado e quem sabe também acompanhado de uma história para uma criança!
Agora mão na massa! Integrar pessoas e alimentos faz parte da magia e da felicidade!

MINI-BOLO BICOLOR

Ingredientes: 3ovos 
11/2 xícara de chá de açúcar 
3 colheres de sopa de manteiga
11/2 xícaras de chá de farinha de trigo
11/2 xícaras de chá de farinha de aveia 
1 xícara de chá de leite ou suco de fruta 
1 colher de sopa de fermento em pó
2 colheres de sopa de cacau em pó ou chocolate em pó

Modo de Preparo:

1- Untar com manteiga, as mini formas de bolo ( cupcake ou pão de mel) reserve
2- Bater os ovos inteiros com o açúcar até ficar bem claro
3- Acrescente a manteiga e bata por mais um ou dois minutos
4- Peneirar a farinha de trigo, a farinha de aveia e o fermento, colocar aos pouco na massa 
5- Juntar o leite também aos poucos, intercalando com o leite ou suco de fruta
6- Dividir a massa do bolo em duas partes, a primeiro coloque a massa clara nas forminhas untadas. Coloque-as sobre uma forma maior para levá-las ao forno.
7- No restante da massa do bolo acrescente o cacau em pó, peneirando-o e mexendo bem. 
8- Coloque em forminhas untadas com manteiga
9- Levar para assar em forno Pré-aquecido, 180 graus, por aproximadamente 30 minutos, ou até dourar. 
10- Servir com suco natural de frutas.
Uma mesa com toalha, pratos, talheres e taças alegram a degustação. Se tiver criança pegue um livro e conte uma estória, o sabor será inesquecível para as boas lembranças.

Com carinho,

Educadora e Chef de cozinha Ana Maria Tomazoni

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande