Pular para o conteúdo principal

AÇÃO 2014 – FOOD REVOLUTION DAY / EDUCAÇÃO ALIMENTAR COM ALIMENTOS BRASILEIROS


Criado por James Oliver, o Food Revolution Day é um dia de ação global que pretende inspirar, educar e motivar as pessoas em todo o mundo a defender o seu direito a uma alimentação autêntica e saudável. A notícia se espalhou por meio das redes sociais e houve eventos em todos os continentes do Planeta.




Oliver coloca “Precisamos que todas as crianças entendam de onde vem a comida, como cozinhá-la, e como isso afeta o seu corpo, assim como fazer melhores escolhas alimentares para a vida.”
Nossa Escola Sabor e Saber Gastronomia “comunga” há muitos anos desses mesmos princípios. No ano de 2013, desenvolvemos, no mês de maio, duas ações especificas, em comemoração ao movimento, com alimentos brasileiros como a mandioca, Cambuci e banana verde. 
 
Nossa preocupação além de divulgar alimentos naturais brasileiros de baixo custo, é o ato de cozinhar em família, isso vem se perdendo  no decorrer das ultimas três décadas e precisamos ter ações práticas, prazerosas, com muito dialogo, colaboração e amor pelo que consumimos.


 


Há poucos anos, famílias faziam suas refeições à mesa. Mães e avós trocavam receitas e tinham imenso prazer e cuidar pessoalmente da alimentação da família. Hoje os domingos são em restaurantes, que mesmo na mesa, as pessoas estão preocupadas em ficar olhando suas mensagens em IPAD, celulares e não disfrutam do prazer de comer, do prazer de estarem em família ou da companhia
.







O que aconteceu com o ato de alimentar-se? O que é nutrir-se? Porque não cozinhamos mais em casa?  Porque os valores do prazer à mesa  está cada dia mais esquecido?


Os valores mudaram e terceirizamos nossa alimentação para empregadas, cantinas de escola, redes de fast food, "deliveries", produtos industrializados e congelados. A cobrança veio rápida em forma de doenças.



Acredito que pelo menos nesse dia do Food Revolution Day (16 de maio), celebrado anualmente, Blogs, Sites, Redes Sociais e pessoas ligadas à uma alimentação mais saudável e sustentável devem se juntar criando uma rede de informações, dicas, receitas e orientações sobre o alimento e sua relação com o nosso bem estar físico e emocional.


Registro de nossa ação em 2014:

Local: Fundação Criança São Bernardo do Campo, no Galpão Cultural-
Na Rua Francisco Visentainer,804 -


Período: manhã  9:00h - as 11:30h.    tarde     14.00 as 16.30h    - Trabalho voluntário


Público Crianças e adolescente da Própria Instituição e das crianças do Tempo da escola. (Aproximadamente 150 pessoas por turno)


Apoio: Para o evento nos dois períodos teremos apoio de grupo de mães, grupo de jovens do curso lanchonete escola  e de educadores da Fundação Casa.

 Metodologia: 

1-    Iniciamos  com  apresentação em data show contextualizando o tema  Educação dos Alimentos Brasileiros - Dia Nacional da Mandioca - a raiz rainha do Brasil- passamos o vídeo Do Instituto Maniva – Sr. Bene vai a Itália – dando exemplo de cidadão brasileiro que tem orgulho de sua profissão, agricultor que tem a responsabilidade sobre o produto que vai vender,  exemplo de pai de família. 

As crianças adoraram o filme, se identificaram com Sr. Bene , contando sua primeira viagem de avião e hábitos diferentes de outros países. Levamos a raiz com casca, sem casca e cozida para ser transformada em nhoque.


2-    Em seguida falamos do fruto Cambuci, brasileiro, que encontramos na  Mata Atlântica. Que utilizamos no preparo de um molho branco, para servir com o nhoque.

3-    Logo colocaram as toucas na cabeça, passaram álcool gel nas mãos já lavadas e foram para as mesas.


4-    A Chef. e  educadora Ana Tomazoni, explicou o passo a passo do preparo do nhoque e só então colocaram a mão na massa. Quanta curiosidade! Que alegria! Logo estavam familiarizados com os cordões para serem cortados no formato de nhoque.

5-    Uma vez cortados eram colocados em bandejas para serem cozidos e servidos com molho.


      6-    Foram cozidos em água abundante. Aguardaram até subirem a tona e serem retirados.


7-    Servir com molho desejado.


8-    Enquanto cozinhávamos os nhoques, finalizamos o molho e montamos as degustações, a Orquestra de Cordas da Fundação Criança, regida pelo Maestro Kiko Magalhães, tocava musica em homenagem a copa e outras clássicas.  Muito lindo! Quanta emoção!


9-    Gostaria de parabenizar  a Fundação Criança por acreditarem na proposta desafiadora, de um evento com Mão na Massa, com tantas crianças, o apoio  do Coordenador da ação o prof. Freddy,  do Galpão Cultural, presente no passo a passo  e juntos num dialogo intenso fazendo acontecer!


Como convivum do Slow Food no Grande ABC SP , esta ação foi ao encontro de nossas atividades educacionais como oficina do gosto!


Educar para transformar!

Conhecer alimentos de nossa terra brasileira é dever de cidadania!


#FRD2014 by Ana Tomazoni







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande