Pular para o conteúdo principal

AÇÃO 2014 – FOOD REVOLUTION DAY / EDUCAÇÃO ALIMENTAR COM ALIMENTOS BRASILEIROS


Criado por James Oliver, o Food Revolution Day é um dia de ação global que pretende inspirar, educar e motivar as pessoas em todo o mundo a defender o seu direito a uma alimentação autêntica e saudável. A notícia se espalhou por meio das redes sociais e houve eventos em todos os continentes do Planeta.




Oliver coloca “Precisamos que todas as crianças entendam de onde vem a comida, como cozinhá-la, e como isso afeta o seu corpo, assim como fazer melhores escolhas alimentares para a vida.”
Nossa Escola Sabor e Saber Gastronomia “comunga” há muitos anos desses mesmos princípios. No ano de 2013, desenvolvemos, no mês de maio, duas ações especificas, em comemoração ao movimento, com alimentos brasileiros como a mandioca, Cambuci e banana verde. 
 
Nossa preocupação além de divulgar alimentos naturais brasileiros de baixo custo, é o ato de cozinhar em família, isso vem se perdendo  no decorrer das ultimas três décadas e precisamos ter ações práticas, prazerosas, com muito dialogo, colaboração e amor pelo que consumimos.


 


Há poucos anos, famílias faziam suas refeições à mesa. Mães e avós trocavam receitas e tinham imenso prazer e cuidar pessoalmente da alimentação da família. Hoje os domingos são em restaurantes, que mesmo na mesa, as pessoas estão preocupadas em ficar olhando suas mensagens em IPAD, celulares e não disfrutam do prazer de comer, do prazer de estarem em família ou da companhia
.







O que aconteceu com o ato de alimentar-se? O que é nutrir-se? Porque não cozinhamos mais em casa?  Porque os valores do prazer à mesa  está cada dia mais esquecido?


Os valores mudaram e terceirizamos nossa alimentação para empregadas, cantinas de escola, redes de fast food, "deliveries", produtos industrializados e congelados. A cobrança veio rápida em forma de doenças.



Acredito que pelo menos nesse dia do Food Revolution Day (16 de maio), celebrado anualmente, Blogs, Sites, Redes Sociais e pessoas ligadas à uma alimentação mais saudável e sustentável devem se juntar criando uma rede de informações, dicas, receitas e orientações sobre o alimento e sua relação com o nosso bem estar físico e emocional.


Registro de nossa ação em 2014:

Local: Fundação Criança São Bernardo do Campo, no Galpão Cultural-
Na Rua Francisco Visentainer,804 -


Período: manhã  9:00h - as 11:30h.    tarde     14.00 as 16.30h    - Trabalho voluntário


Público Crianças e adolescente da Própria Instituição e das crianças do Tempo da escola. (Aproximadamente 150 pessoas por turno)


Apoio: Para o evento nos dois períodos teremos apoio de grupo de mães, grupo de jovens do curso lanchonete escola  e de educadores da Fundação Casa.

 Metodologia: 

1-    Iniciamos  com  apresentação em data show contextualizando o tema  Educação dos Alimentos Brasileiros - Dia Nacional da Mandioca - a raiz rainha do Brasil- passamos o vídeo Do Instituto Maniva – Sr. Bene vai a Itália – dando exemplo de cidadão brasileiro que tem orgulho de sua profissão, agricultor que tem a responsabilidade sobre o produto que vai vender,  exemplo de pai de família. 

As crianças adoraram o filme, se identificaram com Sr. Bene , contando sua primeira viagem de avião e hábitos diferentes de outros países. Levamos a raiz com casca, sem casca e cozida para ser transformada em nhoque.


2-    Em seguida falamos do fruto Cambuci, brasileiro, que encontramos na  Mata Atlântica. Que utilizamos no preparo de um molho branco, para servir com o nhoque.

3-    Logo colocaram as toucas na cabeça, passaram álcool gel nas mãos já lavadas e foram para as mesas.


4-    A Chef. e  educadora Ana Tomazoni, explicou o passo a passo do preparo do nhoque e só então colocaram a mão na massa. Quanta curiosidade! Que alegria! Logo estavam familiarizados com os cordões para serem cortados no formato de nhoque.

5-    Uma vez cortados eram colocados em bandejas para serem cozidos e servidos com molho.


      6-    Foram cozidos em água abundante. Aguardaram até subirem a tona e serem retirados.


7-    Servir com molho desejado.


8-    Enquanto cozinhávamos os nhoques, finalizamos o molho e montamos as degustações, a Orquestra de Cordas da Fundação Criança, regida pelo Maestro Kiko Magalhães, tocava musica em homenagem a copa e outras clássicas.  Muito lindo! Quanta emoção!


9-    Gostaria de parabenizar  a Fundação Criança por acreditarem na proposta desafiadora, de um evento com Mão na Massa, com tantas crianças, o apoio  do Coordenador da ação o prof. Freddy,  do Galpão Cultural, presente no passo a passo  e juntos num dialogo intenso fazendo acontecer!


Como convivum do Slow Food no Grande ABC SP , esta ação foi ao encontro de nossas atividades educacionais como oficina do gosto!


Educar para transformar!

Conhecer alimentos de nossa terra brasileira é dever de cidadania!


#FRD2014 by Ana Tomazoni







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb...

QUEIJO ROQUEFORT E SUAS COMBINAÇÕES

Estive neste mês em viagem ao Sul da França, local de muitas montanhas de pedras, rios,  muito verde e flores que  encantam qualquer  turista. Não por acaso, o primeiro local visitado foi a cidade de Roquefort-sur-Soulzon,  que está localizada no CausseduLarzac.  Trata-se de uma cidade pequena, basicamente uma rua, com alguns fabricantes com grandes caves de queijo que levam o mesmo nome da cidade. Isso mesmo, o Roquefort. O Roquefort é o blue cheese mais conhecido do mundo. No entanto, para levar esse nome, é necessário que a maturação do queijo seja feita da forma tradicional, nas cavernas de Cobalou, onde fica a pequena cidade.  O leite cru da ovelha, utilizado para a fabricação deste queijo, é o grande responsável por sua cremosidade. Após o fabrico da massa, o queijo passa por um processo denominado “piquage”, que consiste em precisar o armazenamento da massa, controlar a temperatura e perfurar o queijo para enfim adicionar o fungo...

PEPINO GELADO NO PALITO E CONSERVA

Em recente visita à Tokyo - Japão, acompanhando meu filho Rodolfo, Nora e Netos, ficamos impressionados com a simplicidade da venda dos legumes bem gelados em forma de picolé, porém curtidos em vinagrete. O pepino é um diurético natural de grande ajuda na dissolução de cálculos renais, oferecendo nutrientes para as células e eliminando impurezas. A água do pepino auxilia no controle da temperatura do corpo e nos seus processos orgânicos. Ainda possui muita fibra e é importante para o sistema digestivo. Está hortaliça é um poderoso tônico para o fígado e rins, além de dar força aos cabelos e unhas graças ao alto teor de sílica e flúor. Que tal fazer uma brincadeira com as crianças, preparar e levar para praia, servir antes do almoço de aperitivo, pense nisso!   Agora você pode usar a mesma receita e fazer uma conserva fatiando os pepinos, e em seguida, colocando a calda de vinagrete.    Acondicione em vidros e mantenha-os na geladeira. Veja o passo a...