11ª. FESTIVAL DO CAMBUCI – COM A EDUCADORA E CHEF. DE COZINHA ANA MARIA TOMAZONI




Como sempre, é muito emocionante participar do Festival do Cambuci, rever  autoridades, produtores, micro empresários, donos dos restaurantes locais e estar em Paranapiacaba junto à natureza e à paisagem única, cheia de lembranças históricas.

Para quem não sabe, a primeira edição da Festa do Cambuci aconteceu no mês de abril de 2004, junto às festividades comemorativas ao aniversário da cidade de Santo André, abrindo um leque de oportunidades positivas para atividades turísticas. O evento está na 11ª. Edição, e seu sucesso incentivou o aparecimento da Rota do Cambuci, composta por nove municípios .


A cada nova edição, novos produtos são desenvolvidos a partir do Cambuci e incrementam o cardápio local com delícias feitas a partir da fruta, atraindo cada vez mais turistas e profissionais de gastronomia.








 Nos dias 5 e 6 de abril, das 10h às 17h, o público  conferiu a feira de produtos e artesanatos elaborados a partir do fruto. A atividade integrou a Jornada Cultural de Santo André, que foi realizada no Paço Municipal. Na oportunidade, foi feito o plantio de algumas mudas da árvore do Cambuci na área verde do local.

Na Vila de Paranapiacaba, a programação teve início no sábado, 12 de abril, prosseguindo durante os finais de semana do mês de aniversário de Santo André, com encerramento no domingo, dia 27. 

Como nas edições anteriores, a programação contou com a feira de artesanato e produtos gastronômicos     elaborados com o Cambuci, no Antigo Mercado, e teve a participação dos municípios que integram a 6ª Rota Gastronômica do Cambuci.

No dia 19 de abril aconteceu o concurso de receitas. Estavam inscritos  restaurantes dirigidos pelos moradores e muitos culinaristas que gostam de colocar a mão na massa e se aventuraram em participar. O resultado foi uma infinidade de tortas, carnes, empadas, doces e bebidas preparadas com Cambuci.



Um grupo de especialistas em gastronomia, entre chefes de cozinha, entidades como Senac, Sesi e jornalistas degustaram e avaliaram os pratos preparados com Cambuci nas categorias doces, salgados e bebidas. 


Fiz parte do júri e curti muito cada receita e a emoção dos que lá estavam participando.





O resultado final foi mantido em segredo até a entrega dos Certificados de Premiação, que aconteceu  no domingo dia 27, data do encerramento do 11ª. Festival do Cambuci, com direito a banda e muitas celebrações. 

Nesse  dia fiz no mercado uma aula-show com degustação de nhoque de mandioca preparado com molho de Cambuci. Todos que visitavam o festival degustaram e aprovaram!

Não podemos dizer até o próximo, pois durante todo o ano continuaremos divulgando em eventos nacionais e internacionais, TV, Rádio, Blogs, aulas etc.

Para finalizar lembro que o 11º Festival do Cambuci de Santo André é organizado pelas Secretarias de Cultura e Turismo e de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense. Mais informações constam do site: www.santoande.sp.gov.br

O Cambuci faz parte da Arca do Gosto do Movimento Internacional Slow Food.

 A Arca do Gosto é um catálogo mundial que identifica, localiza, descreve e divulga sabores quase esquecidos de produtos ameaçados de extinção, mas ainda vivos, com potenciais produtivos e comerciais reais. O objetivo é documentar produtos gastronômicos especiais, que estão em risco de desaparecer. Desde o início da iniciativa em 1996, mais de 1000 produtos de dezenas de países foram integrados à Arca. Este catálogo constitui um recurso para todos os interessados em recuperar raças autóctones e aprender a verdadeira riqueza de alimentos que a terra oferece.No Brasil temos quase trinta produtos registrados e catalogado.













Comentários

Mais vistas

FESTIVAL GASTRONÔMICO ENCANTOS & SABORES DO SUL DE MINAS

ANA TOMAZONI NA EXPO NEGÓCIOS LITORAL - SÃO SEBASTIÃO