Pular para o conteúdo principal

PARCERIA SABOR E SABER GASTRONOMIA E LIVRARIA LEITURA


Mensalmente, a Escola Sabor e Saber Gastronomia  — e sua Professora e Chef de cozinha Ana Maria Tomazoni, líder do Convivium Slow Food Grande ABC — coordena uma palestra sobre Educação e Alimentação na Livraria Leitura, loja no Shopping Golden Square em São Bernardo do Campo.
  
 A  proposta do Projeto InspirAção é uma parceria planejada para refletir sobre os alimentos e conhecer ações voltadas para a educação alimentar e divulgação do Movimento Internacional Slow Food, na educação do gosto.


No mês de março a palestrante convidada foi MALUH BARCIOTTE, Mestre em Biologia e Doutora em Saúde Pública pela USP, professora universitária e palestrante.

Maluh trabalha há mais de 20 anos com saúde, bem estar e alimentação.  É diretora da AAO – Associação de Agricultura Orgânica e integrante do Comitê de Ética do SENAC e do Movimento Slow Food Internacional. Atualmente, desenvolve Pós Doutorado,  junto ao NUPENS – Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP, onde contribui na produção e divulgação do Novo Guia Alimentar da 
População Brasileira, no momento em consulta pública pelo Ministério da Saúde.

Nossa conversa foi sobre A IMPORTÂNCIA DA COMIDA  GOSTOSA DE VERDADE!  
E a melhor maneira de SER saudável !

Maluh explicou a importância do novo Guia Alimentar da População Brasileira, que diz:

•Prefira sempre alimentos e preparações culinárias a produtos prontos para consumo e evite produtos ultra-processados.






•Coma com regularidade e atenção, em ambientes apropriados.

•Desenvolva, exercite e partilhe habilidades culinárias.

Com degustação de alimentos frescos, novos sabores - como salada de abacate com vinagrete de hortelã e limão - encantou os presentes. A torta de banana caramelada preparada com aveia e casca de banana também surpreendeu a todos.


No mês de abril a convidada especial foi a escritora DALVA SOARES BOLOGNINI:

•  Graduada em Comunicação Social (Propaganda e Publicidade) pela ESPM;
•  Pós-graduada em Museologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia MAE/USP;
•  Formada em Folclore Brasileiro/Cultura Popular pelo antigo Museu de Folclore Rossini Tavares de Lima, São Paulo
•  É sócia-gerente da Raízes Cultura Brasileira Ltda. EPP

Responsável pelo blog: domingonopontododoce.blogspot.com, tem por objetivo a preservação do patrimônio gastronômico brasileiro, publicando há 3 anos fotos e comentários sobre as receitas experimentadas a cada mês.

Uma apresentação com muitos saberes, cultura, história contidos em  O PONTO DO DOCE, livro resultado de sua pesquisa, com o recorte:

Alimentação / Memória  / Comunicação
Estudo de uma coleção de cadernos de receitas, do acervo do antigo Museu de Folclore Rossini Tavares de Lima, de São Paulo, com 18 cadernos (1889 a 1980) mais 05 livros (1948 a 1985) totalizando 2800 receitas de doces.

Dalva relatou  sobre seu caminho na pesquisa e história do Brasil com a obra “Açúcar” do autor Gilberto Freyre, que valoriza a  memória do alimento, quando reafirma a importância das plantas regionais, dos seus frutos que se transformam em doces e quitutes, em paralelo com a valorização das artes populares e estilos tradicionais das casas.

Visão enriquecida sobre patrimônio cultural – o doce, a culinária tradicional, cozinhas, utensílios, cadernos de receitas, compõem hoje acervos entre os mais importantes dos patrimônios de um povo, de um país.

Apaixonada por pesquisar, Dalva mensalmente tem um encontro com associados do Movimento Slow Food e amigos degustam suas receitas de cerca de um século, adaptadas à nossa contemporaneidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb...

QUEIJO ROQUEFORT E SUAS COMBINAÇÕES

Estive neste mês em viagem ao Sul da França, local de muitas montanhas de pedras, rios,  muito verde e flores que  encantam qualquer  turista. Não por acaso, o primeiro local visitado foi a cidade de Roquefort-sur-Soulzon,  que está localizada no CausseduLarzac.  Trata-se de uma cidade pequena, basicamente uma rua, com alguns fabricantes com grandes caves de queijo que levam o mesmo nome da cidade. Isso mesmo, o Roquefort. O Roquefort é o blue cheese mais conhecido do mundo. No entanto, para levar esse nome, é necessário que a maturação do queijo seja feita da forma tradicional, nas cavernas de Cobalou, onde fica a pequena cidade.  O leite cru da ovelha, utilizado para a fabricação deste queijo, é o grande responsável por sua cremosidade. Após o fabrico da massa, o queijo passa por um processo denominado “piquage”, que consiste em precisar o armazenamento da massa, controlar a temperatura e perfurar o queijo para enfim adicionar o fungo...

PEPINO GELADO NO PALITO E CONSERVA

Em recente visita à Tokyo - Japão, acompanhando meu filho Rodolfo, Nora e Netos, ficamos impressionados com a simplicidade da venda dos legumes bem gelados em forma de picolé, porém curtidos em vinagrete. O pepino é um diurético natural de grande ajuda na dissolução de cálculos renais, oferecendo nutrientes para as células e eliminando impurezas. A água do pepino auxilia no controle da temperatura do corpo e nos seus processos orgânicos. Ainda possui muita fibra e é importante para o sistema digestivo. Está hortaliça é um poderoso tônico para o fígado e rins, além de dar força aos cabelos e unhas graças ao alto teor de sílica e flúor. Que tal fazer uma brincadeira com as crianças, preparar e levar para praia, servir antes do almoço de aperitivo, pense nisso!   Agora você pode usar a mesma receita e fazer uma conserva fatiando os pepinos, e em seguida, colocando a calda de vinagrete.    Acondicione em vidros e mantenha-os na geladeira. Veja o passo a...