Pular para o conteúdo principal

PARCERIA SABOR E SABER GASTRONOMIA E LIVRARIA LEITURA


Mensalmente, a Escola Sabor e Saber Gastronomia  — e sua Professora e Chef de cozinha Ana Maria Tomazoni, líder do Convivium Slow Food Grande ABC — coordena uma palestra sobre Educação e Alimentação na Livraria Leitura, loja no Shopping Golden Square em São Bernardo do Campo.
  
 A  proposta do Projeto InspirAção é uma parceria planejada para refletir sobre os alimentos e conhecer ações voltadas para a educação alimentar e divulgação do Movimento Internacional Slow Food, na educação do gosto.


No mês de março a palestrante convidada foi MALUH BARCIOTTE, Mestre em Biologia e Doutora em Saúde Pública pela USP, professora universitária e palestrante.

Maluh trabalha há mais de 20 anos com saúde, bem estar e alimentação.  É diretora da AAO – Associação de Agricultura Orgânica e integrante do Comitê de Ética do SENAC e do Movimento Slow Food Internacional. Atualmente, desenvolve Pós Doutorado,  junto ao NUPENS – Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP, onde contribui na produção e divulgação do Novo Guia Alimentar da 
População Brasileira, no momento em consulta pública pelo Ministério da Saúde.

Nossa conversa foi sobre A IMPORTÂNCIA DA COMIDA  GOSTOSA DE VERDADE!  
E a melhor maneira de SER saudável !

Maluh explicou a importância do novo Guia Alimentar da População Brasileira, que diz:

•Prefira sempre alimentos e preparações culinárias a produtos prontos para consumo e evite produtos ultra-processados.






•Coma com regularidade e atenção, em ambientes apropriados.

•Desenvolva, exercite e partilhe habilidades culinárias.

Com degustação de alimentos frescos, novos sabores - como salada de abacate com vinagrete de hortelã e limão - encantou os presentes. A torta de banana caramelada preparada com aveia e casca de banana também surpreendeu a todos.


No mês de abril a convidada especial foi a escritora DALVA SOARES BOLOGNINI:

•  Graduada em Comunicação Social (Propaganda e Publicidade) pela ESPM;
•  Pós-graduada em Museologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia MAE/USP;
•  Formada em Folclore Brasileiro/Cultura Popular pelo antigo Museu de Folclore Rossini Tavares de Lima, São Paulo
•  É sócia-gerente da Raízes Cultura Brasileira Ltda. EPP

Responsável pelo blog: domingonopontododoce.blogspot.com, tem por objetivo a preservação do patrimônio gastronômico brasileiro, publicando há 3 anos fotos e comentários sobre as receitas experimentadas a cada mês.

Uma apresentação com muitos saberes, cultura, história contidos em  O PONTO DO DOCE, livro resultado de sua pesquisa, com o recorte:

Alimentação / Memória  / Comunicação
Estudo de uma coleção de cadernos de receitas, do acervo do antigo Museu de Folclore Rossini Tavares de Lima, de São Paulo, com 18 cadernos (1889 a 1980) mais 05 livros (1948 a 1985) totalizando 2800 receitas de doces.

Dalva relatou  sobre seu caminho na pesquisa e história do Brasil com a obra “Açúcar” do autor Gilberto Freyre, que valoriza a  memória do alimento, quando reafirma a importância das plantas regionais, dos seus frutos que se transformam em doces e quitutes, em paralelo com a valorização das artes populares e estilos tradicionais das casas.

Visão enriquecida sobre patrimônio cultural – o doce, a culinária tradicional, cozinhas, utensílios, cadernos de receitas, compõem hoje acervos entre os mais importantes dos patrimônios de um povo, de um país.

Apaixonada por pesquisar, Dalva mensalmente tem um encontro com associados do Movimento Slow Food e amigos degustam suas receitas de cerca de um século, adaptadas à nossa contemporaneidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

DIA NACIONAL DA MANDIOCA HARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

DIA NACIONAL DA MANDIOCAHARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

O Convívio Slow Food Grande ABC SP e a escola Sabor e Saber Gastronomia tem um trabalho de educação alimentar a muitos anos com seus alunos e publico frequentador de eventos, feiras e congressos acadêmicos com estudos e praticas com a mandioca e o fruto nativo no Brasil o Cambuci.

Prefeito Paulo Serra do município de Santo André

O FESTIVAL DO CAMBUCI EM PARANAPIACABA
O Festival do Cambuci de Santo André é um evento realizado pela Prefeitura de Santo André junto à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Empreendedores / Moradores de Paranapiacaba e diversos restaurantes no centro da cidade.
Este evento tem um papel importante no desenvolvimento do turismo da Vila de Paranapiacaba, reforçando a identidade cultural deste importante fruto nativo da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento sustentável do local.
O fruto cambuci, pertence à…

OFICINA GASTROETEC: Gastronomia Brasileira e a Importância do Ato de Cozinhar

Oficina GASTROETEC Santa Ifigênia - SP com a Chef e Educadora Ana Tomazoni.