Pular para o conteúdo principal

ENCONTRO INTERGERACIONAL – EDUCAÇÃO E ALIMENTAÇÃO

Com a preocupação em desenvolver o tema alimentação e educação, a professora, pesquisadora e Chef Ana Maria Tomazoni, promove ações de 'mão na massa', com oficinas onde o  alimento é utilizado como  ferramenta para educação e encontros entre gerações.

O objetivo é trabalhar educação alimentar com alimentos naturais,  laços afetivos, respeito e superação  entre gerações.





Nesta ação, tivemos alunos da FATI – Faculdade Aberta da Terceira Idade de São Bernardo do Campo e crianças (alunos) do curso para crianças e adolescentes (6  a 10 anos) da  escola Sabor e Saber Gastronomia, em São Bernardo. Essa ação aconteceu no mês de abril, na própria escola.

Para esse encontro trabalhamos com uma receita de esfiha com três sabores de recheio. A integração foi divertida e de grande aprendizado, fortalecendo o vínculo entre as gerações, e ensinando a importância de valorizar as pessoas idosas.



Muitos lembraram de suas avós e comentavam suas experiências no dia a dia.


É  notória  a  importância da educação com alimentos naturais, pois em parte da oficina os protagonistas colheram na horta (da escola) ervas  frescas e manusearam os alimentos, transformando-os em verdadeiras obras de arte. 


Além da beleza do alimentos, os aromas e sabores foram inesquecíveis.
Segue a receita com passo a passo:

MASSA ESPECIAL PARA SALGADOS ASSADOS, PIZZA PÃO ROLE

Massa básica 
Ingredientes Esponja :

 - 30 g de fermento biológico (2 tabletes)  se for seco 1 colher de sopa
 – 1 colher (sopa) de açúcar
 – 1 colher de sobremesa de sal
 – 1 ½ xícara (chá) de água
 – 8 colheres (sopa) de farinha de trigo

Modo de Preparo
Dissolva o fermento com o açúcar e acrescente a água. Misture bem com a farinha e o sal. Deixe crescer até dobrar de volume (30 minutos).


Massa - esponja crescida

Ingredientes: 

-- 1/2 xícara (chá) de óleo soja ou de milho
-- 1 colher (sopa) de sal
-- 800 g de farinha de trigo (aproximadamente)

Modo de Preparo:
Coloque a esponja crescida, óleo e sal, acrescente a farinha de trigo aos poucos  até incorporar toda a farinha. Divida a massa em  porções abra em formato redondo. Modele como preferir: esfiha, mini pães redondos ou enroladinhos, dobrando as bordas se for recheá-las.  Deixe crescer por 30 minutos ou dobrar de volume. Asse em forno quente (180°C).

OBS: Você pode variar no lugar da água coloque leite

SUGESTÕES DE RECHEIOS (feitos na vivência)

1 - CARNE : 350g. Carne moída magra (crua) – sal – 2 tomates sem sementes – suco de 1 limão grande – pimenta, canela, salsa, hortelã bem picada.

2 -  QUEIJO – Mozzarella, tomate e orégano

3 -  BERINJELA:  Assar no forno  2 berinjelas em cubos – 1 xícara de chá de azeitonas picadas, 1 cebola – 3 dentes de alho picadinho, 4 colheres de azeite de oliva, sal, orégano, salsa e manjericão, ½ xícara de uvas passas e outros temperos. Leve ao forno por mais ou menos 1 hora, mexendo algumas vezes. Deixe  esfriar e use como recheio.



 Um encontro com muitos sabores e saberes! Lembrando Prof e Dr. Paulo Freire (2005):  "...somos seres inacabados, que pode ir muito mais além, principalmente o ser que é curioso aberto a aprender"




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande