ENCONTRO INTERGERACIONAL – EDUCAÇÃO E ALIMENTAÇÃO

Com a preocupação em desenvolver o tema alimentação e educação, a professora, pesquisadora e Chef Ana Maria Tomazoni, promove ações de 'mão na massa', com oficinas onde o  alimento é utilizado como  ferramenta para educação e encontros entre gerações.

O objetivo é trabalhar educação alimentar com alimentos naturais,  laços afetivos, respeito e superação  entre gerações.





Nesta ação, tivemos alunos da FATI – Faculdade Aberta da Terceira Idade de São Bernardo do Campo e crianças (alunos) do curso para crianças e adolescentes (6  a 10 anos) da  escola Sabor e Saber Gastronomia, em São Bernardo. Essa ação aconteceu no mês de abril, na própria escola.

Para esse encontro trabalhamos com uma receita de esfiha com três sabores de recheio. A integração foi divertida e de grande aprendizado, fortalecendo o vínculo entre as gerações, e ensinando a importância de valorizar as pessoas idosas.



Muitos lembraram de suas avós e comentavam suas experiências no dia a dia.


É  notória  a  importância da educação com alimentos naturais, pois em parte da oficina os protagonistas colheram na horta (da escola) ervas  frescas e manusearam os alimentos, transformando-os em verdadeiras obras de arte. 


Além da beleza do alimentos, os aromas e sabores foram inesquecíveis.
Segue a receita com passo a passo:

MASSA ESPECIAL PARA SALGADOS ASSADOS, PIZZA PÃO ROLE

Massa básica 
Ingredientes Esponja :

 - 30 g de fermento biológico (2 tabletes)  se for seco 1 colher de sopa
 – 1 colher (sopa) de açúcar
 – 1 colher de sobremesa de sal
 – 1 ½ xícara (chá) de água
 – 8 colheres (sopa) de farinha de trigo

Modo de Preparo
Dissolva o fermento com o açúcar e acrescente a água. Misture bem com a farinha e o sal. Deixe crescer até dobrar de volume (30 minutos).


Massa - esponja crescida

Ingredientes: 

-- 1/2 xícara (chá) de óleo soja ou de milho
-- 1 colher (sopa) de sal
-- 800 g de farinha de trigo (aproximadamente)

Modo de Preparo:
Coloque a esponja crescida, óleo e sal, acrescente a farinha de trigo aos poucos  até incorporar toda a farinha. Divida a massa em  porções abra em formato redondo. Modele como preferir: esfiha, mini pães redondos ou enroladinhos, dobrando as bordas se for recheá-las.  Deixe crescer por 30 minutos ou dobrar de volume. Asse em forno quente (180°C).

OBS: Você pode variar no lugar da água coloque leite

SUGESTÕES DE RECHEIOS (feitos na vivência)

1 - CARNE : 350g. Carne moída magra (crua) – sal – 2 tomates sem sementes – suco de 1 limão grande – pimenta, canela, salsa, hortelã bem picada.

2 -  QUEIJO – Mozzarella, tomate e orégano

3 -  BERINJELA:  Assar no forno  2 berinjelas em cubos – 1 xícara de chá de azeitonas picadas, 1 cebola – 3 dentes de alho picadinho, 4 colheres de azeite de oliva, sal, orégano, salsa e manjericão, ½ xícara de uvas passas e outros temperos. Leve ao forno por mais ou menos 1 hora, mexendo algumas vezes. Deixe  esfriar e use como recheio.



 Um encontro com muitos sabores e saberes! Lembrando Prof e Dr. Paulo Freire (2005):  "...somos seres inacabados, que pode ir muito mais além, principalmente o ser que é curioso aberto a aprender"




Comentários

Mais vistas

FESTIVAL GASTRONÔMICO ENCANTOS & SABORES DO SUL DE MINAS

ANA TOMAZONI NA EXPO NEGÓCIOS LITORAL - SÃO SEBASTIÃO