Pular para o conteúdo principal

DISCO XEPA E CONSUMO RESPONSÁVEL

Dizer não ao desperdício e comida natural é um dos  tema do Disco XEPA!

Vale a pena conhecer e colaborar.

Grupo quer realizar evento em São Paulo que une arte, comida e debate para conscientizar a população do consumo responsável de alimentos




A Rede de Jovens do Slow Food Brasil (SFYN) está arrecadando dinheiro por meio de financiamento coletivo (crowdfunding) para promover o Festival Disco Xepa, na Vila Madalena, em São Paulo, para conscientização do consumo responsável de alimentos.

O festival será realizado na Praça Beco do Aprendiz (Rua Belmiro Braga, Vila Madalena, São Paulo), de 14 a 17 de maio. A entrada é gratuita.

Nos dias 14, 15 e 16 de maio, das 19h às 21h, serão exibidos documentários  e curta-metragens sobre temas como alimentação na escola, desperdício de alimentos  e agricultura familiar, com debates após a apresentação.

No dia 17, a partir das 15 horas, chefs e cozinheiros irão aceitar o desafio de produzir receitas criativas a partir dos alimentos coletados nas feiras da região.  Às 20 horas, será servido gratuitamente o Banquete de Rua, produzido com alimento descartado em feiras livres e supermercados. Neste dia de evento, que vai das 14h às 21h, haverá apresentação de DJs, bandas, artistas de rua e oficinas educativas sobre aproveitamento total de alimentos.

A meta de arrecadação é R$ 61 mil, para pagar todos os trabalhadores envolvidos no Festival Xepa e produzir material audiovisual sobre o evento. A colaboração é feita pelo site kickante.com.br/discoxepa, que receberá contribuições a partir de R$ 10, até o fim de abril.

O movimento de origem da Disco Xepa surgiu na Alemanha, chamado de Schnippeldisko ou Schnippel Disko. A primeira edição aconteceu em Berlim, em 20 de janeiro de 2012, quando mais de 1,2 tonelada de alimentos foram picados para fazer uma sopa que serviu 8 mil participantes do protesto Wir haben es satt! (“Estamos fartos da agroindústria – Boa comida e boa agricultura para todos!”, contra a produção em massa da agroindústria e a favor da agricultura familiar e orgânica). Já foram realizados pelo Slow Food Youth Network mais de 200 eventos em 15 países, em 75 cidades.

Um terço de toda a comida produzida no planeta vai para o lixo, segundo estudo da ONU, Organização das Nações Unidas). Durante a manipulação pós-colheita e na armazenagem são perdidos 54% dos alimentos desperdiçados em todo o mundo. Os demais 46% são perdidos nas etapas de processamento, distribuição e consumo. Segundo Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu, se não houvesse desperdício, seria possível ter 1,3 bilhão de toneladas de alimentos distribuídos entre 842 milhões de pessoas famintas.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb...

QUEIJO ROQUEFORT E SUAS COMBINAÇÕES

Estive neste mês em viagem ao Sul da França, local de muitas montanhas de pedras, rios,  muito verde e flores que  encantam qualquer  turista. Não por acaso, o primeiro local visitado foi a cidade de Roquefort-sur-Soulzon,  que está localizada no CausseduLarzac.  Trata-se de uma cidade pequena, basicamente uma rua, com alguns fabricantes com grandes caves de queijo que levam o mesmo nome da cidade. Isso mesmo, o Roquefort. O Roquefort é o blue cheese mais conhecido do mundo. No entanto, para levar esse nome, é necessário que a maturação do queijo seja feita da forma tradicional, nas cavernas de Cobalou, onde fica a pequena cidade.  O leite cru da ovelha, utilizado para a fabricação deste queijo, é o grande responsável por sua cremosidade. Após o fabrico da massa, o queijo passa por um processo denominado “piquage”, que consiste em precisar o armazenamento da massa, controlar a temperatura e perfurar o queijo para enfim adicionar o fungo...

PEPINO GELADO NO PALITO E CONSERVA

Em recente visita à Tokyo - Japão, acompanhando meu filho Rodolfo, Nora e Netos, ficamos impressionados com a simplicidade da venda dos legumes bem gelados em forma de picolé, porém curtidos em vinagrete. O pepino é um diurético natural de grande ajuda na dissolução de cálculos renais, oferecendo nutrientes para as células e eliminando impurezas. A água do pepino auxilia no controle da temperatura do corpo e nos seus processos orgânicos. Ainda possui muita fibra e é importante para o sistema digestivo. Está hortaliça é um poderoso tônico para o fígado e rins, além de dar força aos cabelos e unhas graças ao alto teor de sílica e flúor. Que tal fazer uma brincadeira com as crianças, preparar e levar para praia, servir antes do almoço de aperitivo, pense nisso!   Agora você pode usar a mesma receita e fazer uma conserva fatiando os pepinos, e em seguida, colocando a calda de vinagrete.    Acondicione em vidros e mantenha-os na geladeira. Veja o passo a...