Pular para o conteúdo principal

RECEITA de MADELEINES E LEMBRANÇAS!!!


Em pesquisas para meu doutorado sobre a importância da educação alimentar, me deparei com o autor francês Marcel PROUST e seu encontro gustativo, com profundas emoções, relacionadas  à sua memoria e aos bolinhos de limão (chamados de Madeleine) em forma de concha, e o chá, resgatando sua memória de infância, retomando o prazer e vigor pela escrita.

A fama internacional da Madeleine veio exatamente com Proust. No Caminho de Swann, de 1913, primeiro dos sete volumes do clássico Em Busca do Tempo Perdido, ele narra o sabor de uma Madeleine servida com chá. O bolinho de receita simples resgata lembranças de infância e, num momento de epifania, o ajuda a reconstituir toda a sua vida. “Cessara de me sentir medíocre, contingente, mortal. De onde me teria vindo aquela poderosa alegria?”

O bolinho Madeleine se tornou tradição  no país europeu (França).

O comportamento alimentar está ligado aos sentidos de nós mesmos e à nossa identidade social. A maneira como nos alimentamos revela constantemente a cultura em que estamos inseridos.  Ao longo de nossas vida mudamos nossos  gostos  e preferências alimentares mas, não podemos negar o peso da memória e do primeiro aprendizado alimentar e algumas formas sociais aprendidas, talvez permaneçam para sempre em nossa consciência.

Registro aqui um Sarau Gastronômico,  que fiz aqui na nossa escola Sabor e Saber Gastronomia há 3 anos (dezembro 2010) em que os convidados trouxeram um poema, outros versos e até receita contextualizada como a da Madeleine, trazida pela minha querida amiga e também educadora, de Belo Horizonte Alice Nogueira Gama.

Outra lembrança foi quando em  férias na Austrália com meus netos, a vó materna, Sylvie, francesa, fez a receita com as crianças. Foi um sucesso!

Obs.: O bolinho chegou à corte do rei Luís XV, conta a história, através de uma jovem francesa chamada Madeleine, que improvisou a receita da avó durante um banquete. 

Receita  de Madeleine 


Ingredientes:
3 ovos grandes
- 150 g de açúcar
- 150 g de farinha
- 10 g de fermento
- 150 g de manteiga derretida
- 10 g de suco de limão
- raspas de 1/2 limão

Modo de Preparo:

1 -    Para a receita é importante ter formas  especiais para Madeleine, essas acima, em formato de concha de vieira, podem ser encontradas em lojas de produtos .                                                
        Antes de assar:

      - Unte as formas com manteiga derretida usando um pincel.

      - Em um recipiente, acrescente os ovos e dissolva metade da quantidade de açúcar. Utilize o fouet (batedor) para bater até “branquear” os ovos, que devem ficar bem misturados.

      - Em seguida, adicione aos poucos a manteiga derretida, acrescente o suco do limão  e misture tudo mais uma vez. Por fim, coloque as raspas do limão.

-     - Utilize o saco de confeitar para colocar a massa pronta nas forminhas e coloque em um forno pré-aquecido a 180ºC.  Se você quiser outro sabor, pode colocar uma gota de chocolate no meio da massa antes de assar ou raspas de laranja.

6 -    Dica: Bata as formas para a massa “subir” antes de ir ao forno

7 -    O tempo no forno é de 8 a 9 minutos, com um rendimento de 45 a 50 Madeleines.
8 -    Para finalizar: Peneire açúcar de confeiteiro, com ajuda de uma colher, sobre os bolinhos e sirva.



e siga-nos no Facebook





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande