Pular para o conteúdo principal

Abobrinha... com sabor e saber, que delicia saudável!!!

Dia 03 de fevereiro, gravei uma receita muito fácil e deliciosa...

O programa foi na Rede Brasil de Televisão com a Apresentadora Nani Venâncio, no seu Programa A Tarde é Show. 

Gravamos com platéia especial, comitiva de Votuporanga com direito a Miss, Mister e Príncipe, jovens lindos e curiosos.

Parabéns a todos envolvidos, pois tudo acabou em FESTA!



Veja as Receitas



ABOBRINHA MARINADA EM TRÊS VERSÕES 


Ingredientes:   1 xícara (chá) de azeite de oliva  -   ½  xícara (chá) de vinagre de vinho branco - 4 abobrinhas grandes -   5 dentes de alho picados - 1 pimenta-dedo-de-moça, sem sementes,  bem picada - Sal, noz moscada e pimenta-do-reino a gosto.   Se gostar: orégano e ervas picadinha.
Modo de Preparo:  1-    Higienizar as abobrinhas, secar    2-    Cortar em círculos ou em fatias longas seguindo o comprimento    3-    Em frigideira grande, ante  aderente  coloque um pouco de azeite e grelhe as abobrinhas cortadas. Reserve. 

4-    Em uma panela frite o  alho no azeite,  sal e noz moscada, coloque o vinagre branco, os temperos (pimenta, noz moscada e sal)    5-    Coloque num refratário um pouco do molho preparado em seguida a abobrinha grelhada  e finalize com todo o molho pronto.    6-    Cubra e leve na geladeira .

TRÊS SUGESTÕES COM AS ABOBRINHAS MARINADAS.

1-    BRUSQUETA


Pão italiano  assado, abobrinha marinada, tomate seco e queijo (cerejas de mozarela ou branco tipo frescal,  em cubos. Servir quente ou frio. Levar no forno 180º.C por 10 minutos, fatias de pão italiano, esfregando 1dente de alho antes de levá-la ao forno.

Depois de assado, colocar a abobrinha marinada, o tomate seco picado e o queijo branco, decore com folhas de manjericão. Leve ao forno ou sirva fria.


2-    MACARRÃO ESPECIAL COM ABOBRINHAS MARINADAS


Ingredientes: 300g de macarrão cozido – abobrinhas marinadas – Azeitonas e tomate cereja. Sirva quente ou frio. Decore com folhas de manjericão.

3-    LANCHE  DE ABOBRINHA  EMBRULHADO

Ingredientes: Pão de Forma - Abobrinha marinada - Folhas verdes -Tomates fatiados.

Modo de Preparo: Passar o rolo de macarrão em cima da fatia de pão. Coloca-la em cima do papel alumínio, em seguida a abobrinha, as fatias de tomate fresco, em seguida folhas verdes a seu gosto. Enrolar em papel alumínio, apertar parte das pontas, ficara como uma bala. Levar à geladeira. Para servir pode cortar ao meio, ficará fácil de consumir.


Para quem quiser conhecer as propriedades da abobrinha e curiosidades, segue um pouco de informação.

      

Usada como termo nada elogioso para designar um assunto sem conteúdo ou fora de propósito, a abobrinha, na verdade, tem seu valor garantido na gastronomia. E embora considerado um legume, trata-se de uma fruta na acepção biológica.

Acredita-se que as abóboras modernas, em geral, tenham surgido de uma versão mais selvagem já existente na América Central há mais de 10 mil anos.




A abobrinha foi levada para a Europa pelos espanhóis e se adaptou muito bem ao clima mediterrâneo. Mas só teve seu sabor delicioso reconhecido no século 20.


Até suas flores são usadas em preparações também tipicamente italianas: empanadas e fritas, formam um aperitivo delicioso, mas raro no Brasil. Com pouquíssimas calorias ( 19 a 25 kcal por 100 g, depende do tipo), a abobrinha é composta basicamente por água, 95% do legume é composto por líquido. No entanto, é uma boa fonte de vitamina C e de folato.
Além disso, contém também betacaroteno, que é convertido em vitamina A no organismo.

A abobrinha esconde muitos benefícios a saúde. Um deles é a capacidade de controlar a hipertensão, graças à grande quantidade de potássio. O potássio garante a elasticidade das artérias, contribuindo para que a pressão arterial fique equilibrada.


Presente no cardápio de muitos Brasileiros e de muitos Libaneses, a abobrinha é muito apreciada pelo seu sabor, pela sua textura leve e por ser um alimento de baixo valor calórico.  Além disto, é rica em niacina e fonte de vitaminas do complexo B e vitamina A. Potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio.

Geralmente as abobrinhas são consumidas cruas em saladas, como também cozidas, refogadas, assadas, grelhadas, fritas e incorporadas em outras receitas para o preparo de suflês, pudins, doces, etc. Por ser uma excelente fonte de fibras e por conter grandes quantidades de água em sua composição, cerca de 90%, a abobrinha é um alimento de fácil digestão e muito utilizado pra regular o funcionamento do intestino. Também é um ótimo alimento para controlar enjoos e tem ação vermífuga.






Propriedades Nutricionais:
Alimento rico em betacaroteno (provitamina A), a abobrinha é uma boa fonte de vitamina C e dos minerais: cálcio, fósforo e ferro. Sua casca é rica em fibras, e por isso, não deve ser descascada para o consumo e nem cozida por mais de 10 minutos, pois perde seu valor nutritivo.

Propriedades Medicinais:
Por ser rica em fibras, assegura ao intestino um bom funcionamento, evitando a prisão de ventre e diminuindo o risco de alguns tipos de câncer. Além disso, a presença de betacaroteno (provitamina A) oferece proteção antioxidante, ou seja, protege as células de ataques de radicais livres e da oxidação, prevenindo diversas doenças.
A abobrinha também deve ser usada nas papinhas de bebês, pois sua consistência facilita a digestão.



Fontes:
 http://www.gazetadebeirute.com/2013/02/beneficios-e-propriedades-da-abobrinha.html
http://www.cnph.embrapa.br/laborato/pos_colheita/dicas/abobrinha.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Abobrinha
http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1703472-4529,00.html

* ANA MARIA RUIZ TOMAZONI
* Tel. +55 11 4121-5315



Escola de gastronomia Sabor e Saber

A Escola Sabor&Saber Gastronomia está com as matrículas abertas para o CURSO DE CAPACITAÇÃO - CHEF

Venha estudar gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professora de gastronomia e culinária Ana Maria Tomazoni. 

Clique no link e confira mais informações sobre o curso: www.saboresabergastronomia.com.br  ou entre em contato pelos telefones (11) 4121-5315 e 4123-2189. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

DIA NACIONAL DA MANDIOCA HARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

DIA NACIONAL DA MANDIOCAHARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

O Convívio Slow Food Grande ABC SP e a escola Sabor e Saber Gastronomia tem um trabalho de educação alimentar a muitos anos com seus alunos e publico frequentador de eventos, feiras e congressos acadêmicos com estudos e praticas com a mandioca e o fruto nativo no Brasil o Cambuci.

Prefeito Paulo Serra do município de Santo André

O FESTIVAL DO CAMBUCI EM PARANAPIACABA
O Festival do Cambuci de Santo André é um evento realizado pela Prefeitura de Santo André junto à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Empreendedores / Moradores de Paranapiacaba e diversos restaurantes no centro da cidade.
Este evento tem um papel importante no desenvolvimento do turismo da Vila de Paranapiacaba, reforçando a identidade cultural deste importante fruto nativo da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento sustentável do local.
O fruto cambuci, pertence à…

OFICINA GASTROETEC: Gastronomia Brasileira e a Importância do Ato de Cozinhar

Oficina GASTROETEC Santa Ifigênia - SP com a Chef e Educadora Ana Tomazoni.