Pular para o conteúdo principal

VERRINE DE ARAZÁ E MASCARPONE

Unindo o útil e o agradável – Férias no Uruguai..


Estive no Uruguai nestas férias de verão, gosto dos passeios onde posso aprender, rever amigos, conhecer pessoas novas. Foi assim a visita a linda cidade de Montevideo, Punta del Leste, Colônia Del  Sacramento e outros locais especiais.

Visitei “bodegas” com vinhedos especiais, locais preparados para visitas turísticas, principalmente para receber os brasileiros....

Fui também ao Sítio de uma amiga, e quero compartilhar algumas fotos da visita que fiz a umas das lideres do Movimento Slow Food, LAURA ROSANO que com seu marido e filhos nos receberam com muito carinho.

Ela é uma agricultora orgânica certificada e luta para outros também se certificarem. Além disso, Laura é uma grande pesquisadora e estudiosa dos frutos nativos do Uruguai, com livros editados, e me presenteou com sua ultima publicação.

Aqui publico uma das receitas com o fruto nativo ARAZÁ que faz parte do livro da Laura.







Ana Tomazoni, Laura e amigos de Caxias do Sul , Vanessa e Luis companheiros de bons momentos.





Tomazoni, Vanessa, Laura, Alejandro (marido de Laura) e Ana Tomazoni.




Ana Tomazoni com Laura e sua Bandeira Slow Food ao fundo








VERRINE DE ARAZÁ E MASCARPONE
Ingredientes:
1 pacote de 200g de biscoitos
50g de manteiga
200g de polpa de arazá ou  outra fruta de cor vermelha como pitangas, cerejas etc. pois creio que será difícil conseguir o arazá fora do Uruguai.
200g de queijo mascarpone
3  colheres de sopa de mel
3 colheres de sopa de açúcar
1 limão ( raspas e suco)
100g de amêndoas tostadas e laminadas

Modo de Preparo:
1-      Passe no processador ou no liquidificador os biscoitos.
2-      Junte aos biscoitos moídos, a manteiga e as cascas do limão. Reserve.
3-      Leve ao fogo a polpa da fruta, o açúcar e o suco de meio limão. Deixe ferver por 5 minutos até que o açúcar fique bem dissolvido.
4-      Em um recipiente junte o queijo cremoso mascarpone, o mel, misture bem. Reserve.
5-      Montagem em verrines ( copinhos transparentes)ou recipientes pequenos:  coloque  a massa preparada com biscoitos, depois o creme e em cima a polpa de arazá. 

Decore com amêndoas. Sirva gelada.


Local das plantações orgânicas. Esta casa foi construida por ela, o marido e os filhos.(Montevideo) 





Ana Tomazoni com Laura







Escola de gastronomia

A Escola Sabor&Saber Gastronomia está com as matrículas abertas para o CURSO DE CAPACITAÇÃO - CHEF

Venha estudar gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professora de gastronomia e culinária Ana Maria Tomazoni. 

Clique no link e confira mais informações sobre o curso:  www.saboresabergastronomia.com.br ou entre em contato pelos telefones (11) 4121-5315 e 4123-2189.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

DIA NACIONAL DA MANDIOCA HARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

DIA NACIONAL DA MANDIOCAHARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

O Convívio Slow Food Grande ABC SP e a escola Sabor e Saber Gastronomia tem um trabalho de educação alimentar a muitos anos com seus alunos e publico frequentador de eventos, feiras e congressos acadêmicos com estudos e praticas com a mandioca e o fruto nativo no Brasil o Cambuci.

Prefeito Paulo Serra do município de Santo André

O FESTIVAL DO CAMBUCI EM PARANAPIACABA
O Festival do Cambuci de Santo André é um evento realizado pela Prefeitura de Santo André junto à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Empreendedores / Moradores de Paranapiacaba e diversos restaurantes no centro da cidade.
Este evento tem um papel importante no desenvolvimento do turismo da Vila de Paranapiacaba, reforçando a identidade cultural deste importante fruto nativo da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento sustentável do local.
O fruto cambuci, pertence à…

OFICINA GASTROETEC: Gastronomia Brasileira e a Importância do Ato de Cozinhar

Oficina GASTROETEC Santa Ifigênia - SP com a Chef e Educadora Ana Tomazoni.