Pular para o conteúdo principal

SORVETE CASEIRO! COM SABOR E SABER. QUE DELICIA!


Nesses dias quentes, nada melhor do que um delicioso sorvete, mas cuidados com o que está “escondidos”, as gorduras, corantes, muito açúcar etc.....

Que tal uma receita caseira para você preparar e se fortalecer em termos de nutrientes como: vitaminas, sais minerais, cálcio etc.

O sorvete é um dos alimentos mais consumidos no planeta.

É um complemento alimentar de alto valor nutritivo, sem ser excessivamente calórico. Para se ter uma idéia, 100g do sorvete de creme têm 186 calorias, enquanto a mesma quantidade de pão francês tem 269 e de ovo frito, 216. Mas é bom não abusar. Estes dados podem variar, dependendo dos ingredientes usados na elaboração de cada sorvete. Se produzido com ovos ou leite fornecerá uma maior quantidade de proteína e gordura que os à base de água. Por isso, quem vive de olho na balança e não quiser apelar para alguma opção diet ou light (já existem várias no mercado) deve optar por um picolé de fruta, no lugar de um de sorvete de massa. O recomendável, portanto, é observar as calorias indicadas na embalagem e consumir moderadamente.

Confira aqui um pequeno Glossário dos saberes do mundo dos gelados.
Sorvete: sobremesa gelada feita a partir do resfriamento de misturas com sabores diversos. O resfriamento é feito em máquinas específicas compostas por tanques frios e pás para que a mistura gele e bata simultaneamente.

Sorbet: tipo de sorvete feito à base de suco de frutas ou água, mais macio e granuloso que os sorvetes tradicionais, não contém gordura nem gemas.

Granité: (raspadinhas) tipo italiano de sorbet, é uma preparação "meio-congelada" com textura muito granular feita com um xaropes concentrados.

Semifredo: mousse congelada, tem textura mais leve, menos gordura e mais instável que os sorvetes. Pode ser feito de diversos sabores, sempre respeitando uma fórmula básica: merengue italiano (claras cozidas e batidas) + creme confeiteiro + creme chantilly + frutas naturais ou aroma (chocolate derretido, purê, geleias , polpas de frutas, etc).

Hoje vou parar por aqui e passo algumas receitas.


SORVETE LIGHT COM IOGURTE, MAÇAS E PASSAS.
Ingredientes:
3 embalagens (copos) de iogurte natural desnatado (firme)
1 xícara de uvas passas sem caroço
1 maçã descascada
1/4 xícara (chá) de leite desnatado
1/3 xícara (chá) de leite desnatado em pó
2 colheres (chá) de mel
5 gotas de essência de baunilha
1 colher de sobremesa de suco de limão
Se gostar 1 colher de café de canela em pó.


Modo de Preparo:
1- Reserve 1 copo de iogurte.
2- Bata todos os ingredientes restantes no liquidificador por 5 minutos ou até obter uma mistura homogênea e cremosa.
3- Acrescente o iogurte reservado e bata ligeiramente, só pulsar. Despeje em um refratário, cubra com papel-filme e leve ao congelador ou freezer por 3 horas. Observe que usamos uvas passas para adoçar.
4- Retire do congelador e deixe descansar por 4 a 5 minutos. Bata novamente no liquidificador, ou com a batedeira e leve ao congelador ou freezer até ficar firme.
5- Deixe gelar.





PICOLE DE FRUTAS
Ingredientes:
500 ml de água bem gelada
1/2 colher (sopa) de liga neutra (vendido em casa de produtos para sorvete ou confeitaria)
3 polpas de fruta ou 1 ½ xícara de suco concentrado de fruta .
½ xícara de açúcar (orgânico) ou adoçante
Modo de Preparo
1- Bata no liquidificador por 5 minutos, todos os ingredientes.
2- Se quiser, coloque pedaços de frutas na picoleteira e complete com o líquido batido, neste caso, substituir a água por água de coco é uma delícia também.





Escola de gastronomia - Inscrições abertas



A Escola Sabor&Saber Gastronomia está com as 
matrículas abertas para o CURSO DE CAPACITAÇÃO - CHEF. Venha estudar gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professora de gastronomia e culinária Ana Maria Tomazoni. 

Clique no link e confira mais informações sobre o curso:  www.saboresabergastronomia.com.br ou entre em contato pelos telefones (11) 4121-5315 e 4123-2189.


Comentários

  1. QUERIA SABER ONDE ENCONTRO FORMA QUE TENHA ESTE FORMATO DO PICOLÉ ACIMA. AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber a respeito de curso de sorvete e picolés. Grato.

    ResponderExcluir
  3. Olá Gui, venha até nossa Escola e conheça os nossos cursos, ou ligue: 4121-5315. Estamos na Av. Senador Fláquer, 534 - SBC.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande