Pular para o conteúdo principal

SABOR & SABER GASTRONOMIA COMEMORA O TERRA MADRE DAY COM A CASA DOS VELHINHOS DONA ADELAIDE







O Convivium Grande ABC SP, através da líder Ana Maria Tomazoni,  por anos consecutivos  vem comemorando o TERRA MADRE DAY  em sua escola de gastronomia, a Sabor e Saber, e em outros locais. Este ano utilizamos produtos da Arca do Gosto licuri, babaçu e Cambuci com idosos da Casa dos Velhinhos  Dona Adelaide, São Bernardo do Campo. 






Passamos a tarde do dia 12 preparando o biscoito da Arca do Gosto. Lá trabalhamos os movimentos motores, pois utilizamos as mãos, os sentidos, cantamos, brincamos, brindamos a vida! No dia 08, domingo, às 17.30h,  tivemos a comemoração na escola de Gastronomia Sabor e Saber, o registro será na próxima postagem.







O que é Terra Madre Day? 


O Terra Madre Day é uma celebração mundial do alimento local, que se realiza no dia 10 de Dezembro de cada ano.   Através de milhares de eventos organizados no mundo inteiro, juntos vamos demonstrar que uma revolução alimentar global assenta em raízes locais. Comemorações, 2013, registradas no site: Ano: 5 -  Países: 130  - Eventos: mais de 750 -   Participantes: mais de 185 000   



A rede mundial do Terra Madre trabalha para criar um modelo alternativo de produção e consumo dos alimentos, segundo a filosofia Slow Food do bom, limpo e justo: bom para o paladar, limpo para homens, animais e natureza, e justo para produtores e consumidores.

Esse projeto de escala global, lançado pelo Slow Food em 2004, reúne comunidades do alimento de 160 Países, que compartilham uma ideia de produção alimentar baseada nas economias locais, que respeite o meio ambiente, os conhecimentos tradicionais, a biodiversidade e o gosto.  Independentemente que se trate da criação de hortas escolares, da produção de mel, da preservação das variedades alimentares autóctones ou da realização de novos mercados locais, o trabalho dos pequenos agricultores, pescadores, criadores e artesãos da rede, como também de cozinheiros, educadores e jovens é um ato político, que tem como objetivo um futuro alimentar melhor.

 O Terra Madre Day é uma oportunidade para toda a rede Slow Food de comemorar o alimento local, promovendo produções e métodos de consumo sustentáveis junto às comunidades e aos políticos locais. Milhares de atividades, em todos os cantos do planeta, evidenciam a nossa visão comum e ao mesmo tempo a diversidade pela qual lutamos.


 O Terra Madre Day também é uma forma de dar visibilidade aos nossos projetos, para defender a biodiversidade alimentar, ensinar a educação do gosto a adultos e crianças e colocar em contato produtores e consumidores.

Fonte: www.slowfood.com  e www.terramadre.org


Local do evento Casa dos Velhinhos Dona Adelaide -  Rua Humberto,250 - Centro, São Bernardo do Campo – São Paulo.  Cep.  09725-400 – São Paulo – Brasil Fone  55(11) 4123-1504

  
Biscoitos  Crocantes da Arca do Gosto para o Natal
Ingredientes:
1 xícara (chá) de Manteiga (150g)
1 xícara (chá) de açúcar demerara e ou orgânico(160g)
3 ovos inteiros
1xícara de farinha de babaçu ou farinha integral (120g.)
2 colheres (sopa) cacau de chocolate em Pó  (25g)
 400g. aproximadamente  de farinha de trigo (400g)
1 xícara de chá de  licuri triturado  bem pequeno ou castanhas do Brasil
Decoração:
1 embalagem de Granulado Colorido  (130g) e castanhas
Materiais:
Cortadores com temas Natalinos ou ao seu gosto
Modo de Preparo:
Bata a manteiga, o açúcar e os ovos até formar um creme bem aerado. Desligue a batedeira, adicione as farinhas de trigo e integral junto com o cacau ou  chocolate em pó e misture com uma espátula ou com as mãos até formar uma massa lisa e uniforme. Embrulhe-a em papel-filme e leve à geladeira por 20 minutos.
Abra a massa entre dois sacos plásticos, até ficar com 2mm de espessura, e corte-a nos formatos natalino, decore com granulados. Coloque os biscoitos em uma assadeira untada e enfarinha, deixando uma distância de 1cm entre eles.
Pré-aqueça o forno a 180ºC e asse-os por cerca de 10 minutos. Rendimento: 80 biscoitos





* ANA MARIA RUIZ TOMAZONI * - Convivium Grande ABC-SP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

DIA NACIONAL DA MANDIOCA HARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

DIA NACIONAL DA MANDIOCAHARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

O Convívio Slow Food Grande ABC SP e a escola Sabor e Saber Gastronomia tem um trabalho de educação alimentar a muitos anos com seus alunos e publico frequentador de eventos, feiras e congressos acadêmicos com estudos e praticas com a mandioca e o fruto nativo no Brasil o Cambuci.

Prefeito Paulo Serra do município de Santo André

O FESTIVAL DO CAMBUCI EM PARANAPIACABA
O Festival do Cambuci de Santo André é um evento realizado pela Prefeitura de Santo André junto à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Empreendedores / Moradores de Paranapiacaba e diversos restaurantes no centro da cidade.
Este evento tem um papel importante no desenvolvimento do turismo da Vila de Paranapiacaba, reforçando a identidade cultural deste importante fruto nativo da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento sustentável do local.
O fruto cambuci, pertence à…

OFICINA GASTROETEC: Gastronomia Brasileira e a Importância do Ato de Cozinhar

Oficina GASTROETEC Santa Ifigênia - SP com a Chef e Educadora Ana Tomazoni.