Pular para o conteúdo principal

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E BUCAL COM NOVAS ESCOLHAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

                     Esta semana tivemos duas ações educativas para crianças e adolescentes, um encontro interdisciplinar entre uma educadora e chefe de cozinha ( Ana Tomazoni) com uma Odonto-Pediatra, especializada em prevenção Drª Maria Luisa P. Albano, confira nossas palestras.

Organização: Instituição Slow Food Convívium Grande ABC SP /Escola de Gastronomia Sabor e Saber e Instituto Barão de Mauá.
Promotora da Experiência: Educadora e Chefe de cozinha Ana Maria Ruiz Tomazoni

Área da Experiência: Educação
Setor da Organização/Instituição: Diretoria, coordenação! Professores e alunos.
Sujeito Idade: Alunos da 2a. A 5a. Série do 1. grau (7 a 14 anos)
Número Aproximado de Participantes da Experiência: 200
Sujeito Característica: Alunos
Tipo Local: Escola Particular
Tipo Experiência: Palestra e discussão do tema em dois períodos:  as 10.30h.  e  15h. (Com plateia diferente.)
Material Audiovisual, filme Muito Além do Peso, quadros de Pirâmide alimentar e 
Pirâmide de Atividade física
Temática: Alimentação Adequada e Saudável, Prevenção e Controle de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT)
Profissionais: Educadora ,Chefe de Cozinha e Gerontóloga, e uma Odonto-Pediatra especializada em prevenção bucal.
Justificativa:
Este projeto justifica-se devido ao aumento de peso da população brasileira, sendo que  mais da metade da população é obesa, dados deste ano. “Pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde, revela que 51% da população brasileira está acima do peso. Em 2006, percentual era de 43%. Homens são maioria, 54%. Nas mulheres, o índice chega a 48% .” (Ministério da Saúde, 2013).
Ainda vai ao encontro das práticas para aumento de consumo de vegetais, frutas e legumes como consta da  legislação do Ministério da Saúde de 2004. 
Objetivos:
1 -Prevenir contra a obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis;
2- Apresentar os problemas associados com a obesidade;
3-Mostrar cuidados básicos com higiene bucal, para prevenção de cáries e doenças bucais.
4-Mostrar aos alunos, a importância da alimentação saudável, com filme e testemunhos de crianças com problemas de saúde, apresentado no filme ( documentário) “Muito além do Peso”, hoje já disponibilizados na internet.
5-Mostrar as quantidades de ingredientes como açúcar, sal e gorduras presentes nos alimentos que os alunos mais consomem; com exemplos de vida de crianças apresentadas no documentários e em seguida dando voz aos alunos que assistiram.
Materiais Utilizados na Experiência: Audio visual, data show completo com caixas de som. Quadros das pirâmides de alimento e de atividade física.
Metodologia (Passo a Passo)
1-Foi apresentada uma pequena  fala sobre alimentação saudável, seguida de exemplos de quem não se alimenta de forma variada com alimentos naturais e aqueles que preferem alimentos fast food, industrializados, como refrigerantes, sucos de caixinha, embalados, embutidos, etc.  formas de conhecer e aproveitar os estudos das pirâmides .
2- Apresentação de trechos do filme MUITO ALÉM DO PESO
3- Fala e apresentação de odonto-pediatra, especialista em prevenção bucal, colocando a importância de cuidados básicos no dia a dia com os dentes.
4 -A importância de ir ao dentista anualmente, para exames preventivos.
5 -Dicas, brincadeiras e abertura para que as crianças falassem.
6- Foi aberto ao grupo de alunos, professores e presentes para perguntas e colocação para o que irão fazer para tomar novos procedimentos e cuidados com alimentação e higiene bucal.
Resultado e Avaliação da Experiência:
O resultado com as crianças e os presentes nos pareceu muito positivo , pois reverberaram muitas falas e promessas de mudança de hábitos nas escolhas de alimentos e cuidado com os dentes.

A repercussão das crianças foi a maior avaliação, pois todas se negaram consumir os produtos que foram apresentados, pela grande quantidade de açúcar, sal e gordura. Além disso, alguns pais também nos parabenizaram pelo trabalho educativo apresentado.


Profª e Chefe de Cozinha Ana Maria Ruiz e Tomazoni, Drª Maria Luisa P.Albano e a aluna





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

DIA NACIONAL DA MANDIOCA HARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

DIA NACIONAL DA MANDIOCAHARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

O Convívio Slow Food Grande ABC SP e a escola Sabor e Saber Gastronomia tem um trabalho de educação alimentar a muitos anos com seus alunos e publico frequentador de eventos, feiras e congressos acadêmicos com estudos e praticas com a mandioca e o fruto nativo no Brasil o Cambuci.

Prefeito Paulo Serra do município de Santo André

O FESTIVAL DO CAMBUCI EM PARANAPIACABA
O Festival do Cambuci de Santo André é um evento realizado pela Prefeitura de Santo André junto à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Empreendedores / Moradores de Paranapiacaba e diversos restaurantes no centro da cidade.
Este evento tem um papel importante no desenvolvimento do turismo da Vila de Paranapiacaba, reforçando a identidade cultural deste importante fruto nativo da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento sustentável do local.
O fruto cambuci, pertence à…

OFICINA GASTROETEC: Gastronomia Brasileira e a Importância do Ato de Cozinhar

Oficina GASTROETEC Santa Ifigênia - SP com a Chef e Educadora Ana Tomazoni.