Pular para o conteúdo principal

MUDA-SP COM SLOW FOOD E ANA TOMAZONI




MUDA-SP, Movimento Urbano de Agroecologia, para promover o cultivo, a distribuição e o consumo de alimentos saudáveis na sociedade.

A Programação dialoga com a X Bienal de Arquitetura e Urbanismo e terá premiações, oficinas e cozinha experimental ao ar livre.





Entre os dias 12 e 16 de outubro, os paulistanos ganharam um presente e um futuro: o Movimento de Agroecologia de São Paulo. Debutando em grande estilo, o MUDA-SP está dentro da programação da X Bienal de Arquitetura e Urbanismo e conta com uma intensa programação. Foram oficinas, feira de trocas de brinquedos contra o consumismo infantil, uma inédita premiação dos pequenos produtores, plantio, manejo e até uma cozinha experimental colaborativa, criada pelo grupo Fruitmap (Áustria) em parceria com os grupos Hortelões Urbanos, Come-se e Árvores Vivas. Tudo nas imediações da horta criada pelo grupo Hortelões Urbanos, do jardim suspenso e dos demais pisos do Centro Cultural São Paulo.




O Muda - SP apresenta uma nova maneira de relacionamento entre a cidade e o campo, onde o alimento promove a integração harmônica entre ambos. Tudo na natureza que nos nutre é tratado como algo pertencente ao ciclo da vida e não apenas como mera mercadoria. Desse modo, o ato de alimentar-se inclui o envolvimento do ser humano com todas as fases que compõem a geração do alimento, desde a manutenção da boa fertilidade do solo até o consumo de receitas plenas de sabor, passando pelo cultivo em sintonia com o ambiente e pela distribuição equilibrada dos frutos saudáveis plantados e colhidos em nossa terra.


O projeto é uma iniciativa conjunta de pessoas e organizações que atuam nas áreas de ecologia, agricultura sem venenos, convívio nos espaços urbanos, comércio justo, educação ambiental, gastronomia saudável, segurança alimentar e saúde pública, incluindo setores do poder público executivo e legislativo do município. São eles: COMUSAN, Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, Prefeitura de São Paulo, Casa Jaya, AAO, Revolução da Colher Brasil, Slow Food São Paulo, Hortelões Urbanos, Instituto Kairós e Instituto 5 Elementos.


A Escola Sabor e Saber Gastronomia, na presença da professora e educadora Ana Tomazoni, mais algumas associadas do Slow Food, Marli, Dalva, Fabiana Sanches, apresentamos oficinas dos sabores, instigando os sentidos humanos, acompanhados de deliciosas degustações doces e salagadas com alimentos da Arca do Gosto, seguidos de sucos vivos, com a nutricionista especialista em Alimentação Viva, Fernanda.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb...

QUEIJO ROQUEFORT E SUAS COMBINAÇÕES

Estive neste mês em viagem ao Sul da França, local de muitas montanhas de pedras, rios,  muito verde e flores que  encantam qualquer  turista. Não por acaso, o primeiro local visitado foi a cidade de Roquefort-sur-Soulzon,  que está localizada no CausseduLarzac.  Trata-se de uma cidade pequena, basicamente uma rua, com alguns fabricantes com grandes caves de queijo que levam o mesmo nome da cidade. Isso mesmo, o Roquefort. O Roquefort é o blue cheese mais conhecido do mundo. No entanto, para levar esse nome, é necessário que a maturação do queijo seja feita da forma tradicional, nas cavernas de Cobalou, onde fica a pequena cidade.  O leite cru da ovelha, utilizado para a fabricação deste queijo, é o grande responsável por sua cremosidade. Após o fabrico da massa, o queijo passa por um processo denominado “piquage”, que consiste em precisar o armazenamento da massa, controlar a temperatura e perfurar o queijo para enfim adicionar o fungo...

PEPINO GELADO NO PALITO E CONSERVA

Em recente visita à Tokyo - Japão, acompanhando meu filho Rodolfo, Nora e Netos, ficamos impressionados com a simplicidade da venda dos legumes bem gelados em forma de picolé, porém curtidos em vinagrete. O pepino é um diurético natural de grande ajuda na dissolução de cálculos renais, oferecendo nutrientes para as células e eliminando impurezas. A água do pepino auxilia no controle da temperatura do corpo e nos seus processos orgânicos. Ainda possui muita fibra e é importante para o sistema digestivo. Está hortaliça é um poderoso tônico para o fígado e rins, além de dar força aos cabelos e unhas graças ao alto teor de sílica e flúor. Que tal fazer uma brincadeira com as crianças, preparar e levar para praia, servir antes do almoço de aperitivo, pense nisso!   Agora você pode usar a mesma receita e fazer uma conserva fatiando os pepinos, e em seguida, colocando a calda de vinagrete.    Acondicione em vidros e mantenha-os na geladeira. Veja o passo a...