Pular para o conteúdo principal

Escola de Gastronomia Sabor e Saber na comemoração do Dia Mundial de Alimentação

"Sistemas Alimentares Sustentáveis para Segurança Alimentar e Nutrição" - Tema do Dia Mundial da Alimentação em 2013, anunciado no início de cada ano pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) esta data dá foco  e ajuda a aumentar a compreensão de problemas e soluções na busca pela erradicação da fome.



Hoje quase 870 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de desnutrição crônica. Modelos insustentáveis de desenvolvimento estão degradando o meio ambiente, ameaçando ecossistemas e a biodiversidade que serão necessários para garantir o fornecimento de alimentos no futuro.  Mudanças urgentes  em nossa agroecologia precisam ser realizadas, não adiantam leis se não conseguimos coloca-las em prática.

Pensando em alimentação no viés de educação alimentar temos trabalhado há muitos anos, para levar o produto alimentício brasileiro para nossos cardápios do dia a dia. Ensinando pratos com as melhores técnicas de preparo e sem desperdícios.
Estamos com agenda especial para a Semana de Comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, vejam:

Dia 13/10  Estarei com Oficina dos sentidos - no Centro Cultural São Paulo - (Vergueiro) no MOVIMENTO MUDA SP - ÀS 11H. AULA GRATIS
Dia 15/10 - Estarei na OAB de Santo André às 13:30h - com palestra e degustação, tema: ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL NA CONTEMPORANEIDADE
                 Nessa palestra que é grátis,  teremos como parceira a renomada nutricionista Dra. Gislene Rocha.
Dia 16/10 - Dia Mundial da Alimentação - Estaremos em São Paulo, na Câmara Municipal de São Paulo, representando o Slow Food,  pela manhã e à tarde. Cultural São Paulo, no Projeto MUDA SP.
Dia 22/10 - Estaremos no Instituto Barão de Mauá - Palestra e Discussão do Filme Muito Além do Peso, que trata da Obesidade Infantil no Brasil.


Para mais esclarecimentos saiba o que é o Projeto MUDA SP
Entre os dias 12 e 16 de Outubro, os paulistanos ganham um presente e um futuro: o Movimento de Agroecologia de São Paulo. Debutando em grande estilo, o MUDA-SP está dentro da programação da X Bienal de Arquitetura e Urbanismo e conta com uma intensa programação. São oficinas, feira de trocas de brinquedos contra o consumismo infantil, uma inédita premiação dos pequenos produtores, plantio, manejo e até uma cozinha experimental colaborativa, criada pelo grupo Fruitmap (Áustria) em parceria com os grupos Hortelões Urbanos. Tudo nas imediações da horta criada pelo grupo Hortelões Urbanos, do jardim suspenso e dos demais pisos do Centro Cultural São Paulo.



O Muda - SP apresenta uma nova maneira de relacionamento entre a cidade e o campo, onde o alimento promove a integração harmônica entre ambos. Tudo na natureza que nos nutre é tratado como algo pertencente ao ciclo da vida e não apenas como mera mercadoria. Desse modo, o ato de alimentar-se inclui o envolvimento do ser humano com todas as fases que compõem a geração do alimento, desde a manutenção da boa fertilidade do solo até o consumo de receitas plenas de sabor, passando pelo cultivo em sintonia com o ambiente e pela distribuição equilibrada dos frutos saudáveis plantados e colhidos em nossa terra.

A dupla simbologia da palavra MUDA revela ideais em movimento: o semear de uma pequena planta a ser bem cuidada para que cresça com vigor e o convite a uma mudança real no dia a dia de São Paulo, estimulando todos os seus habitantes a resgatarem o convívio com a terra e com seus elementos vivos, para criarmos juntos um município plenamente saudável, seguro, solidário e sustentável.

O projeto é uma iniciativa conjunta de pessoas e organizações que atuam nas áreas de ecologia, agricultura sem venenos, convívio nos espaços urbanos, comércio justo, educação ambiental, gastronomia saudável, segurança alimentar e saúde pública, incluindo setores do poder público executivo e legislativo do município. São eles: COMUSAN, Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, Prefeitura de São Paulo, Casa Jaya, AAO, Revolução da Colher Brasil, Slow Food São Paulo, Hortelões Urbanos, Instituto Kairós e Instituto 5 Elementos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande