Pular para o conteúdo principal

Escola de Gastronomia Sabor e Saber na comemoração do Dia Mundial de Alimentação

"Sistemas Alimentares Sustentáveis para Segurança Alimentar e Nutrição" - Tema do Dia Mundial da Alimentação em 2013, anunciado no início de cada ano pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) esta data dá foco  e ajuda a aumentar a compreensão de problemas e soluções na busca pela erradicação da fome.



Hoje quase 870 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de desnutrição crônica. Modelos insustentáveis de desenvolvimento estão degradando o meio ambiente, ameaçando ecossistemas e a biodiversidade que serão necessários para garantir o fornecimento de alimentos no futuro.  Mudanças urgentes  em nossa agroecologia precisam ser realizadas, não adiantam leis se não conseguimos coloca-las em prática.

Pensando em alimentação no viés de educação alimentar temos trabalhado há muitos anos, para levar o produto alimentício brasileiro para nossos cardápios do dia a dia. Ensinando pratos com as melhores técnicas de preparo e sem desperdícios.
Estamos com agenda especial para a Semana de Comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, vejam:

Dia 13/10  Estarei com Oficina dos sentidos - no Centro Cultural São Paulo - (Vergueiro) no MOVIMENTO MUDA SP - ÀS 11H. AULA GRATIS
Dia 15/10 - Estarei na OAB de Santo André às 13:30h - com palestra e degustação, tema: ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL NA CONTEMPORANEIDADE
                 Nessa palestra que é grátis,  teremos como parceira a renomada nutricionista Dra. Gislene Rocha.
Dia 16/10 - Dia Mundial da Alimentação - Estaremos em São Paulo, na Câmara Municipal de São Paulo, representando o Slow Food,  pela manhã e à tarde. Cultural São Paulo, no Projeto MUDA SP.
Dia 22/10 - Estaremos no Instituto Barão de Mauá - Palestra e Discussão do Filme Muito Além do Peso, que trata da Obesidade Infantil no Brasil.


Para mais esclarecimentos saiba o que é o Projeto MUDA SP
Entre os dias 12 e 16 de Outubro, os paulistanos ganham um presente e um futuro: o Movimento de Agroecologia de São Paulo. Debutando em grande estilo, o MUDA-SP está dentro da programação da X Bienal de Arquitetura e Urbanismo e conta com uma intensa programação. São oficinas, feira de trocas de brinquedos contra o consumismo infantil, uma inédita premiação dos pequenos produtores, plantio, manejo e até uma cozinha experimental colaborativa, criada pelo grupo Fruitmap (Áustria) em parceria com os grupos Hortelões Urbanos. Tudo nas imediações da horta criada pelo grupo Hortelões Urbanos, do jardim suspenso e dos demais pisos do Centro Cultural São Paulo.



O Muda - SP apresenta uma nova maneira de relacionamento entre a cidade e o campo, onde o alimento promove a integração harmônica entre ambos. Tudo na natureza que nos nutre é tratado como algo pertencente ao ciclo da vida e não apenas como mera mercadoria. Desse modo, o ato de alimentar-se inclui o envolvimento do ser humano com todas as fases que compõem a geração do alimento, desde a manutenção da boa fertilidade do solo até o consumo de receitas plenas de sabor, passando pelo cultivo em sintonia com o ambiente e pela distribuição equilibrada dos frutos saudáveis plantados e colhidos em nossa terra.

A dupla simbologia da palavra MUDA revela ideais em movimento: o semear de uma pequena planta a ser bem cuidada para que cresça com vigor e o convite a uma mudança real no dia a dia de São Paulo, estimulando todos os seus habitantes a resgatarem o convívio com a terra e com seus elementos vivos, para criarmos juntos um município plenamente saudável, seguro, solidário e sustentável.

O projeto é uma iniciativa conjunta de pessoas e organizações que atuam nas áreas de ecologia, agricultura sem venenos, convívio nos espaços urbanos, comércio justo, educação ambiental, gastronomia saudável, segurança alimentar e saúde pública, incluindo setores do poder público executivo e legislativo do município. São eles: COMUSAN, Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, Prefeitura de São Paulo, Casa Jaya, AAO, Revolução da Colher Brasil, Slow Food São Paulo, Hortelões Urbanos, Instituto Kairós e Instituto 5 Elementos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

DIA NACIONAL DA MANDIOCA HARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

DIA NACIONAL DA MANDIOCAHARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

O Convívio Slow Food Grande ABC SP e a escola Sabor e Saber Gastronomia tem um trabalho de educação alimentar a muitos anos com seus alunos e publico frequentador de eventos, feiras e congressos acadêmicos com estudos e praticas com a mandioca e o fruto nativo no Brasil o Cambuci.

Prefeito Paulo Serra do município de Santo André

O FESTIVAL DO CAMBUCI EM PARANAPIACABA
O Festival do Cambuci de Santo André é um evento realizado pela Prefeitura de Santo André junto à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Empreendedores / Moradores de Paranapiacaba e diversos restaurantes no centro da cidade.
Este evento tem um papel importante no desenvolvimento do turismo da Vila de Paranapiacaba, reforçando a identidade cultural deste importante fruto nativo da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento sustentável do local.
O fruto cambuci, pertence à…

OFICINA GASTROETEC: Gastronomia Brasileira e a Importância do Ato de Cozinhar

Oficina GASTROETEC Santa Ifigênia - SP com a Chef e Educadora Ana Tomazoni.