Início falando do espetáculo “O fim da ordem do Templo”, a história de Jaques DeMolay, encenado dia 27 de Abril 2013, no Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho, em Sao Caetano do Sul.
A montagem da peça, que é itinerante, conta com a participação da platéia. 10 espectadores voluntários irão se vestir de inquisidores e templários e participarão ,junto ao ator, de cenas da peça. " a ter o espectador como parte do elenco é algo que motiva não só o publico como a mim mesmo,a proeza foi feita pela primeira vez na peça D Pedro I, gostei da ideia e repeti a dose nessa nova montagem.
O espetáculo, como não poderia deixar de ser, é uma aula de historia antiga e medieval, Vaz dividiu a peça em cenas que irão revelar e responder certas questões do publico: Quem foram os Templários e o porque foram exterminados.
Segundo o ator, que também assina a direção,a peça começa do lado de fora do teatro com a cena do Julgamento de De Molay, ja dentro do teatro a peça se passa no dia 13 de outubro de 1307 na madrugada de sua captura pelos soldados do Rei Frances Felipe Ali De Molay encaminha a fuga de alguns de seus irmãos com o tesouro templário, da posse, em um ritual, a um novo Grao Mestre Templario no Exilio,fala sobre a Lenda de Hiran e a construção do templo de Salomão, a montagem segue contando a historia de Jerusalém, as batalhas, os vários tipos de povos que assumiram a terra santa ate chegar ao Sultão Curdo Saladino.
Criado e encenado pelo historiador e ator John Vaz num monologo de cultura, ação, segurança e domínio de palco e plateia. Definir o espetáculo fica muito difícil, o autor vai caminhando pelo tempo com fatos que nos fazem pensar e repensar em cada cena. O ator e protagonista John Vaz em seu monologo, prendeu o publico com sua ver satilidade e carisma até a ultima cena do espetáculo. Esse ator dispensa todo e qualquer comentário, pois já trabalhou nas minisséries J K e Amazônia da TV Globo.
Escrevo para deixar minha dica "ele voltara a São Paulo com o tema Tiradentes. contextualizado na história do tempo do mundo e depois inserindo o Brasil, Minas Gerais.É gratificante sair de uma peca com aberturas de questões que nos fazem pensar e ficar com gosto de quero mais.
Comentários
Postar um comentário