Oficinas na Fundação Criança de SBCampo


Hoje, 24 de abril, com auditório lotado na Fundação Criança, fizemos duas oficinas,  uma pela manha outra à tarde. 
O publico presente era mais infantil, de algumas Escolas Estaduais e ONGs como Irmã Palminha, todas com projetos e convênios com a Prefeitura de SBCampo para atividades variadas como teatro, musica, capoeira entre outros.
Na dinâmica da oficina tivemos a apresentação dos grupos presentes, em seguida fizemos a Oficina Dos Sentidos, alguns alunos foram sorteados e com os olhos vendados adivinhavam o cheiro(olfato) de algumas ervas e alimentos como café, canela, etc. Pelo tato, ainda com os olhos vendados, sentiam e falavam o legume ou fruta.

A platéia participava curiosa para saber se os alunos adivinhavam.
Em seguida passamos o filme do Professor da Mandioca, vídeo com agricultor de Bragança, no Estado do Para, que vive da mandioca.

O vídeo  mostra desde o plantio, a colheita, o preparo no passo a passo da farinha da mandioca deliciosamente torrada e amarelinha com dendê ..... 
A farinha era embalada em um paneiro, o vídeo mostra como se faz e se embala. 
O professor da farinha é um exemplo de vida e de vontade de vencer, da para ter orgulho de ser agricultor e viver do que a terra oferece. 
Dando seqüência, fizemos mais um sorteio para as criança participarem do preparo da receita previamente escolhida, gente que nunca tinha quebrado sequer um ovo, vibrava de emoção 

Acabavam de fazer, levavam ao forno para assar e já traziam um prontinho e fatiado para o grupo degustar.

Foi realmente uma comemoração especial com grandes emoções e muito sabor e saber.Segue a receita para você fazer e ganhar muitos elogios.





 
BOMBOCADO DE MANDIOCA 

Ingredientes: 1,2 Kg de mandioca crua ralada grossa (já descascada) – 3 xícaras (chá) de açúcar – 5 ovos – 1 coco fresco inteiro ralado grosso ou 100g de coco flocado – 1 colher (sopa) de fermento em pó (peneirado) – 1 xícara (chá) de leite 0 4 colheres (sopa) de manteiga derretida.
Modo de preparo: Rale a mandioca utilizando o lado grosso do ralador. Em um recipiente grande coloque os ovos inteiros e bata bem com um garfo, junte o açúcar, a mandioca, o coco, o leite e a manteiga derretida, depois de bem misturado peneire o fermento incorporando-o à massa do bolo.
Coloque em forma retangular, untada com manteiga, e leve ao forno por 30 a 40 minutos ou até dourar. Forno 180ºC.

Calda: 1 ½ xícara (chá) de açúcar – 1 ½ xícara (chá) de água – 1 pau de canela – 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
Modo de preparo: Numa panela, coloque todos os ingredientes: a água, o açúcar, a canela e a manteiga. Quando levantar fervura, deixe fervendo por 5 minutos e desligue.  Jogue a calda quente sobre o bom-bocado (quente) e retorne ao forno por mais 10 minutos.

Comentários

  1. EU SUBSTITUIRIA O LEITE POR LETE DE COCO COM UM POUQUINHO DE AGUA. SEM LACTOSE

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais vistas

FESTIVAL GASTRONÔMICO ENCANTOS & SABORES DO SUL DE MINAS

ANA TOMAZONI NA EXPO NEGÓCIOS LITORAL - SÃO SEBASTIÃO