O CAMBUCI FAZ PARTE DA ARCA DO GOSTO DO SLOW FOOD


10º FESTIVAL DO CAMBUCI DE SANTO ANDRE


Festival Gastronômico do Cambuci de Paranapiacaba surgiu em 2004 para promover o fruto típico da Mata Atlântica, sendo o pioneiro entre todos os festivais. Desde então, a cada ano, o evento conta com novidades, principalmente no que diz respeito à variedade de receitas de bebidas, doces e salgados. Em 2013, a Administração considerou o sucesso da iniciativa e resolveu ampliar o festival, que segue com a atração da Vila de Paranapiacaba nos fins de semana do mês de aniversário de Santo André.  Terá atividades diferenciadas, confira programação no site da Prefeitura.
O lançamento oficial do 10º. Festival foi nesta quinta-feira (4), às 19h30, no Hotel Mercure, com a presença do Prefeito Carlos Grana, e a vice-prefeita  Oswana Maria Fernandes Fameli, assim como do Secretário de Cultura, Esporte,  Lazer e Turismo,  Raimundo Taraskevicius Salles entre outros vereadores, agricultores etc.
No dia 12 de abril está prevista a Virada do Cambuci, com série de atividades no Parque Central, a partir das 17h. Na Vila de Paranapiacaba, a abertura será no sábado (13), prosseguindo durante os finais de semana de Abril, até o último Domingo (28). Na abertura do dia 13/04, às 10h.,a chef. de cozinha, professora e Lider do Convivium Slow Food Grande ABCSP Ana Maria Tomazoni fará a primeira oficina com receita passo a passo de Conchas de chocolate com perolas de cambuci.

Ana  Tomazoni falará também do Movimento Slow Food no Brasil e da riqueza da Arca do Gosto onde o fruto cambuci faz parte.
O Movimento Slow Food é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1989 como resposta aos efeitos padronizantes do fast food; ao ritmo frenético da vida atual; ao desaparecimento das tradições culinárias regionais; ao descrente interesse das pessoas pela sua alimentação, na procedência e sabor dos alimentos  e de como nossa escolha alimentar pode afetar o mundo. Aqui no ABC em São Bernardo do Campo, você pode participar do Slow Food, associando-se no Convivium Grande ABC SP, pelo telefone 4121-53-15 e 4123-21-89. ou pelo e-mail: slowfoodgrandeabcsp@gmail.com
Como já me referi, o fruto cambuci faz parte da Arca do Gosto e da Fortaleza (projetos do Slow Food que apoiam ingredinetes e técnicas tradicionais ameaçadas de extinção). Conheça os alimentos brasileiros catalogados na Arca do Gosto: aratu, arroz vermelho, babaçu,berbigão, cagaita,cambuci,castanha de Baru, farinha de batata doce Krahô, feijão Canapu,guaraná nativo Sateré-Mawé, jabotá, licuri, mangaba, maracujá da caatinga, marmelada Santa Luzia, nectar de abelhas nativas, ostra de Cananéia, Palmito Juçara, pequi, piracuí, pirarucu, umbu, pinhão.

Comentários

Mais vistas

FESTIVAL GASTRONÔMICO ENCANTOS & SABORES DO SUL DE MINAS

ANA TOMAZONI NA EXPO NEGÓCIOS LITORAL - SÃO SEBASTIÃO