Pular para o conteúdo principal

Ganhadores do Concurso Gastronômico do 10º. Festival do Cambuci 2013 – Paranapiacaba - SP


Ganhadores do Concurso Gastronômico do 10º. Festival do Cambuci 2013 – Paranapiacaba - SP
Este ano participei pessoalmente de várias etapas, ou seja: com receitas, através da Escola Sabor e Saber fazendo parte do júri, com sugestões para montagem do regulamento do concurso e dinâmicas para as práticas de apresentação do passo a passo do concurso. Fiquei muito feliz, pois, abri o festival com a receita Conchas de Chocolate e perolas de cambuci e no enceramento, para fechar com chave de ouro, foi com Bolo de aveia e Cambuci com cobertura de geleia especial de Cambuci! Tive a honra de ter a presença do Prefeito de Santo André, Dr. Carlos Grana, assistindo integralmente  nossa apresentação, degustando o bolo e festejando o sucesso do evento.
O 10º Festival do Cambuci, que neste ano ganhou novo formato com a extensão da programação para o Centro de Santo André, terminou no domingo (28) com sucesso de público. Segundo os organizadores, o público foi estimado em 10 mil pessoas, nos três finais de semana -somente na Vila de Paranapiacaba. Além do sol que premiou os participantes no último dia do evento, o destaque foi a divulgação do resultado do concurso gastronômico, a participação da Chefe Carla Pernambuco com um prato especial.Vou publicar a sugestão da chefe ainda esta semana. Aguarde.
A pedido, vamos publicar os ganhadores do Concurso Gastronômico do 10º Festival do Cambuci 2013, que contou com 28 inscritos nas categorias bebidas, doces e salgados. No dia 20 de abril, um júri formado por representantes do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Sesc Santo André,Escola de Gastronomia Sabor e Saber Tomazoni, Instituto Gastronômico IGA, Diário do Grande ABC, Fatec e revista da Coop escolheu as melhores receitas.
O resultado foi divulgado nesse domingo, quando os três primeiros colocados em cada categoria receberam um certificado de participação. Além da premiação das melhores receitas, os segundos e terceiros classificados também receberam como prêmio uma cesta de produtos oferecida pela Coop (confira abaixo o resultado).
Categoria bebida:
1º lugar: Wilson Belo Torres: pipper de Cambuci
2º lugar: Isac Navarro (Quiosque do Cambuci): chá de Cambuci
3º lugar: Biantino Ribeiro (Restaurante Tradição dos Pampas): amarula com cambuci
Categoria doce
1º lugar: Marineide Alcântara da Silva: cocada cremosa com Cambuci
2º lugar: Rose Paula Silva (Cavalo de Tróia Café Rock Bar): torta apple com Cambuci
3º lugar: Rosana Martins (Ateliê para Gregos e Troianos): brownie com cristais de cambuci
Categoria salgado
1º lugar: Zélia Paralêgo ((Restaurante Estação Cavern Club): costela assada com creme de Cambuci
2º lugar: Elisângela Cristina de Oliveira: risoto de carne seca com Cambuci
3º lugar: Benilde Rosa (Restaurante Estação do Sabor): peixe com molho de cambuci

O 10º Festival do Cambuci de Santo André é uma iniciativa do Departamento de Turismo da cidade com o apoio da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense. 

O evento integra o calendário de atividades do aniversário de 460 anos de Santo André.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

DIA NACIONAL DA MANDIOCA HARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

DIA NACIONAL DA MANDIOCAHARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

O Convívio Slow Food Grande ABC SP e a escola Sabor e Saber Gastronomia tem um trabalho de educação alimentar a muitos anos com seus alunos e publico frequentador de eventos, feiras e congressos acadêmicos com estudos e praticas com a mandioca e o fruto nativo no Brasil o Cambuci.

Prefeito Paulo Serra do município de Santo André

O FESTIVAL DO CAMBUCI EM PARANAPIACABA
O Festival do Cambuci de Santo André é um evento realizado pela Prefeitura de Santo André junto à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Empreendedores / Moradores de Paranapiacaba e diversos restaurantes no centro da cidade.
Este evento tem um papel importante no desenvolvimento do turismo da Vila de Paranapiacaba, reforçando a identidade cultural deste importante fruto nativo da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento sustentável do local.
O fruto cambuci, pertence à…

OFICINA GASTROETEC: Gastronomia Brasileira e a Importância do Ato de Cozinhar

Oficina GASTROETEC Santa Ifigênia - SP com a Chef e Educadora Ana Tomazoni.