Pular para o conteúdo principal

Dia Internacional da Dança 29 de abril e Comentários da Peça de teatro AIRES CIGANO


Dançar não e só se mover o corpo, mas ser impulsionado pelo desejo de transformar sentimentos em movimentos.(autor desconhecido)

Dia Internacional da Dança ou Dia Mundial da Dança comemorado no dia 29 de abril, foi instituído pelo CID (Comitê Interna


cional da Dança)  a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982.1
Ao criar o Dia Internacional da Dança a UNESCO escolheu o 29 de abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Ele ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. Sua proposta era atribuir expressividade a dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos. Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, “Letters sur la Danse”.
Por coincidência, entre os brasileiros a data também pode estar associada ao aniversário de uma personalidade de indiscutível importância: Marika Gidali, a bailarina que, com Décio Otero, fundou o Ballet Stagium em 1971 em São Paulo, para inaugurar no Brasil uma nova maneira de se fazer e apreciar dança.
O Dia Internacional da Dança é importante como mais um espaço de mobilização em torno deste assunto. Alguns dos objetivos desta comemoração é aumentar a atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem melhores políticas públicas voltadas à dança.
Nesse sentido da importância da dança para todos as idades e classes sociais,  cultura entre outros que Ronaldo Monteforte, diretor e coreógrafo do espetáculo, “Aires Gitanos” tem um trabalho incansável. O espetáculo, citado, homenagea aos ciganos e seu legado artístico que acabou influenciando em pesquisa de  parte a cultura latina. O show é composto por trinta artistas que interpretam danças étnicas próprias desta cultura. O professor e diretor Monteforte,  afirma que não foi difícil montar o show: “Procuramos fugir dos clichês para descartar os preconceitos que envolvem a tradição cigana, que sofre pela falta de informação da sociedade. É uma herança muito rica, pois há muito de tradição familiar e oral mas ela é muito pouco documentada”.
A elaboração do espetáculo ocorreu por meio de pesquisas de textos, músicas, símbolos, vestimentas, hábitos, costumes, entre outros, sempre dando preferência aos momentos em que a cultura cigana teve a dança flamenca como ápice.
A coreografia do show foi criada por Eduardo Cáffaro juntamente com Ronaldo Monteforte, e o processo de elaboração teve início no ano passado. “As pesquisas de movimento e da cultura começaram em fevereiro de 2012, em seguida iniciamos a composição coreográfica e a escolha da trilha sonora. Depois disso, passamos por laboratórios de construção de personagens, expressão corporal, ritmo e composição do roteiro cênico. Nenhum dos integrantes do elenco possui herança cigana, portanto a composição teve que ser global”, conta o diretor que completou dizendo que foram utilizadas técnicas e características dos movimentos dos países escolhidos para serem representados no show como Índia, Marrocos, Turquia, Grécia, Romênia, Armênia, Macedônia e Bulgária.
Além de lembrar e felicitar os dançarinos, pelo seu dia, quero registrar algumas artistas (pessoas) muito talentosas como varias alunas da FATI - Faculdade Aberta da Terceira Idade. Foi maravilhoso e emocionante fazendo a platéia  dançar, cantar e aplaudir muito  Aires Gitanos, parabéns ao produtor e diretor Ronaldo Monforte pela magia do espetáculo, que recomendo!!!.
Referências
1.     ConecteDance. www.conectedance.com.br. Página visitada em 14 de maio de 2012.
3.    Aires Cigano -  parte do texto Jornalista  RAPHAEL ANDRADE da www.metodista.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb...

QUEIJO ROQUEFORT E SUAS COMBINAÇÕES

Estive neste mês em viagem ao Sul da França, local de muitas montanhas de pedras, rios,  muito verde e flores que  encantam qualquer  turista. Não por acaso, o primeiro local visitado foi a cidade de Roquefort-sur-Soulzon,  que está localizada no CausseduLarzac.  Trata-se de uma cidade pequena, basicamente uma rua, com alguns fabricantes com grandes caves de queijo que levam o mesmo nome da cidade. Isso mesmo, o Roquefort. O Roquefort é o blue cheese mais conhecido do mundo. No entanto, para levar esse nome, é necessário que a maturação do queijo seja feita da forma tradicional, nas cavernas de Cobalou, onde fica a pequena cidade.  O leite cru da ovelha, utilizado para a fabricação deste queijo, é o grande responsável por sua cremosidade. Após o fabrico da massa, o queijo passa por um processo denominado “piquage”, que consiste em precisar o armazenamento da massa, controlar a temperatura e perfurar o queijo para enfim adicionar o fungo...

PEPINO GELADO NO PALITO E CONSERVA

Em recente visita à Tokyo - Japão, acompanhando meu filho Rodolfo, Nora e Netos, ficamos impressionados com a simplicidade da venda dos legumes bem gelados em forma de picolé, porém curtidos em vinagrete. O pepino é um diurético natural de grande ajuda na dissolução de cálculos renais, oferecendo nutrientes para as células e eliminando impurezas. A água do pepino auxilia no controle da temperatura do corpo e nos seus processos orgânicos. Ainda possui muita fibra e é importante para o sistema digestivo. Está hortaliça é um poderoso tônico para o fígado e rins, além de dar força aos cabelos e unhas graças ao alto teor de sílica e flúor. Que tal fazer uma brincadeira com as crianças, preparar e levar para praia, servir antes do almoço de aperitivo, pense nisso!   Agora você pode usar a mesma receita e fazer uma conserva fatiando os pepinos, e em seguida, colocando a calda de vinagrete.    Acondicione em vidros e mantenha-os na geladeira. Veja o passo a...