Pular para o conteúdo principal

Sabor & Saber lembra do Dia Internacional da Mulher


Com grande apelo comercial na nossa contemporaneidade, o importante é lembrarmos e comerarmos o Dia Internacional da Mulher.
Essa data que é lembrada no mundo inteiro,  vamos tambem  lembrar com marcos e fatos de registros que temos na história.
No ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Foram fechadas na fábrica, a qual foi incendiada e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
A ideia da existência de um dia internacional da mulher surge na virada doséculo XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina, em massa, na indústria. As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores. Muitas manifestações ocorreram nos anos seguintes, em várias partes do mundo, destacando-se Nova Iorque, Berlim, Viena (1911) e São Petersburgo (1913)entre outros.
O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, por iniciativa do Partido Socialista da América[2], em memória do protesto contra as más condições de trabalho das operárias da indústria do vestuário de Nova York. Em 1910, ocorreu a primeira conferência internacional de mulheres, em Copenhaguem, dirigida pela Internacional Socialista, quando foi aprovada proposta da socialista alemã Clara Zetkin, de instituição de um dia internacional da Mulher, embora nenhuma data tivesse sido especificada.[3] 
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de1910 e 1920. Posteriormente, a data caiu no esquecimento e só foi recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960, sendo, afinal, adotado pelas Nações Unidas, em 1977.
 Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres
Referências
  1.  Nações Unidas. Sobre a adoção, pelas Nações Unidas, do dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.
  2.  Nações Unidas. História do Dia Internacional da Mulher (em inglês)
  3.  Nações Unidas. História do Dia Internacional da Mulher (em inglês)
  4.  Carta Maior, 8 de março de 2010. 8 de março: As mulheres faziam parte das "classes perigosas" , por Eva Alterman Blay .
  5.  Revista Espaço Aberto. Dia Internacional da Mulher, por Cinderela M. F. Caldeira.
  6.  História Viva. "Conquistas na luta e no luto", por Maíra Kubík Mano
  7. Wikipédia em 08.03.13
Como mulher e pesquisadora nata,  gosto de comemorar sempre lembrando fatos da nossa história e fazendo parte de algumas comemorações junto de nossos alunos e instituições locais, vou registrar nossa passagem em festa neste dia.
Este ano participei  de homenagem feita pela Prefeitura de Santo André e ACISA - Associação Comercial e Industrial de Santo André, por meio do Núcleo de Mulheres Empreendedoras (NME), no Bufffet Parmenion na cidade.
Um evento especial com muitas comemorações e homenagens, crianças do Grupo Projeto Vô Di, liam mensagens de amor às convidadas e peça de Teatro do Grupo Toque de Areia, enriqueceram a feta!.
Em nosso espaço Sabor e Saber fizemos um encontro com alunas da FATI Faculdade Aberta da Terceira Idade, do primeiro ao quarto semestre. Nesse encontro além de conhecerem a escola de gastronomia, fizemos uma oficina apresentando as ervas em vasos, incentivando a planta-las e o uso de amarrado de ervas frescas ou congeladas dando um sabor natural e especial aos pratos preparados no lugar dos caldinhos industrializados.....
Confira receita de um do suco de clorofila e cambuci que fizemos em aula, servido com paella vegetariana e bolo de chocolate com recheio de trufa de morango !!!!
Parabéns a todas que nos alegraram nessa tarde especial.....e um beijo a quem não pode vir, mas podem curtir aqui pelo nosso blog. Até a próxima!
Como moro em São Bernardo do Campo confira no site da Prefeitura a programação especial para o mês da  mulher na cidade de 04 a 31 de março2013. Imperdível!
SUCO DE CLOROFILA E CAMBUCI
Ingredientes: 1 litro de agua filtrada - 4 folhas de couve manteiga, rasgadas
suco de 2 limões - 1/2 xícara de açucar ou a doçante a gosto - 4 fruto de cambuci maduro ou congelados - Gelo a gosto.
Modo de Preparo:
Bater no liquidificador todos os ingredientes. Coar e servir.
 * ANA MARIA RUIZ TOMAZONI
* anatomazoni@bol.com.br
* www.saboresabergastronomia.com.br
* Tel. +55 11 4121-5315
*







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Surpreenda-se com essa dica!

Mensagem de Natal Sabor&Saber Gastronomia

Caldo de legumes caseiro