Pular para o conteúdo principal

Sabor & Saber lembra do Dia Internacional da Mulher


Com grande apelo comercial na nossa contemporaneidade, o importante é lembrarmos e comerarmos o Dia Internacional da Mulher.
Essa data que é lembrada no mundo inteiro,  vamos tambem  lembrar com marcos e fatos de registros que temos na história.
No ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Foram fechadas na fábrica, a qual foi incendiada e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
A ideia da existência de um dia internacional da mulher surge na virada doséculo XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina, em massa, na indústria. As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores. Muitas manifestações ocorreram nos anos seguintes, em várias partes do mundo, destacando-se Nova Iorque, Berlim, Viena (1911) e São Petersburgo (1913)entre outros.
O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, por iniciativa do Partido Socialista da América[2], em memória do protesto contra as más condições de trabalho das operárias da indústria do vestuário de Nova York. Em 1910, ocorreu a primeira conferência internacional de mulheres, em Copenhaguem, dirigida pela Internacional Socialista, quando foi aprovada proposta da socialista alemã Clara Zetkin, de instituição de um dia internacional da Mulher, embora nenhuma data tivesse sido especificada.[3] 
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de1910 e 1920. Posteriormente, a data caiu no esquecimento e só foi recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960, sendo, afinal, adotado pelas Nações Unidas, em 1977.
 Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres
Referências
  1.  Nações Unidas. Sobre a adoção, pelas Nações Unidas, do dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.
  2.  Nações Unidas. História do Dia Internacional da Mulher (em inglês)
  3.  Nações Unidas. História do Dia Internacional da Mulher (em inglês)
  4.  Carta Maior, 8 de março de 2010. 8 de março: As mulheres faziam parte das "classes perigosas" , por Eva Alterman Blay .
  5.  Revista Espaço Aberto. Dia Internacional da Mulher, por Cinderela M. F. Caldeira.
  6.  História Viva. "Conquistas na luta e no luto", por Maíra Kubík Mano
  7. Wikipédia em 08.03.13
Como mulher e pesquisadora nata,  gosto de comemorar sempre lembrando fatos da nossa história e fazendo parte de algumas comemorações junto de nossos alunos e instituições locais, vou registrar nossa passagem em festa neste dia.
Este ano participei  de homenagem feita pela Prefeitura de Santo André e ACISA - Associação Comercial e Industrial de Santo André, por meio do Núcleo de Mulheres Empreendedoras (NME), no Bufffet Parmenion na cidade.
Um evento especial com muitas comemorações e homenagens, crianças do Grupo Projeto Vô Di, liam mensagens de amor às convidadas e peça de Teatro do Grupo Toque de Areia, enriqueceram a feta!.
Em nosso espaço Sabor e Saber fizemos um encontro com alunas da FATI Faculdade Aberta da Terceira Idade, do primeiro ao quarto semestre. Nesse encontro além de conhecerem a escola de gastronomia, fizemos uma oficina apresentando as ervas em vasos, incentivando a planta-las e o uso de amarrado de ervas frescas ou congeladas dando um sabor natural e especial aos pratos preparados no lugar dos caldinhos industrializados.....
Confira receita de um do suco de clorofila e cambuci que fizemos em aula, servido com paella vegetariana e bolo de chocolate com recheio de trufa de morango !!!!
Parabéns a todas que nos alegraram nessa tarde especial.....e um beijo a quem não pode vir, mas podem curtir aqui pelo nosso blog. Até a próxima!
Como moro em São Bernardo do Campo confira no site da Prefeitura a programação especial para o mês da  mulher na cidade de 04 a 31 de março2013. Imperdível!
SUCO DE CLOROFILA E CAMBUCI
Ingredientes: 1 litro de agua filtrada - 4 folhas de couve manteiga, rasgadas
suco de 2 limões - 1/2 xícara de açucar ou a doçante a gosto - 4 fruto de cambuci maduro ou congelados - Gelo a gosto.
Modo de Preparo:
Bater no liquidificador todos os ingredientes. Coar e servir.
 * ANA MARIA RUIZ TOMAZONI
* anatomazoni@bol.com.br
* www.saboresabergastronomia.com.br
* Tel. +55 11 4121-5315
*







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande