Pular para o conteúdo principal

Aprendendo sobre alimentos orgânicos


No domingo passado, depois do nosso pic-nic "banquete" na horta, os associados e seus familiares do Convivium Grande ABC São Paulo, ficaram mais curiosos com relação aos alimentos orgânicos.
O mestre Vanderlei "Alemão", acompanhou o grupo na visita da horta, explicou sobre compostagem, sementes, etc.
Como a Revista Veja, muito recentemente publicou o Manual dos Orgânicos, resolvi compartilhar com vocês, o conteúdo publicado, mais complementando endereços de algumas hortas orgânicas que já pesquisamos e conhecemos no Grande ABC

Fonte:Revista Veja de 7.fev.2013 Atualizada em 18.fev.2013 por Carolina Romanini

Afinal, o que são alimentos orgânicos? Eles são mesmo mais nutritivos? Onde encontrá-los? Tire todas as suas dúvidas aqui


Orgânico não é, simplesmente, um adjetivo dado ao alimento produzido levando-se em conta os princípios da ecologia, como relata o dicionário Aurélio. Orgânico é uma cultura que, somente entre 2011 e 2012, cresceu cerca de 40% no Brasil.

“A verdadeira cultura orgânica se certifica de todo o processo de cultivo, manipulação e entrega desse alimento”, diz Javier Andrés Vilanova, nutricionista e pesquisador da Jasmine Alimentos, especializada em alimentos naturais.

Mais do que a qualidade dos alimentos, os seguidores dessa cultura se preocupam com o tratamento do solo, da água, ar, além da qualidade de vida dos animais.

Abaixo você lê um verdadeiro Manual dos Orgânicos, elaborado com ajuda dos dois especialistas citados na matéria, e ainda os endereços de feiras orgânicas e mercados em São Paulo e Grande ABC. No site Portal Orgânico,também há uma série de receitas saborosas para fazer em casa.

Como é o cultivo...

De origem vegetal

O solo é preparado com adubos à base de restos de alimentos, esterco e palha. Na agricultura biodinâmica, são usadas também algumas ervas medicinais e preparos homeopáticos. As sementes transgênicas, aquelas manipuladas em laboratório, são proibidas na agricultura orgânica. "Os efeitos a longo prazo dos trangênicos sobre a saúde humana ainda são desconhecidos e, por isso, seu uso não é permitido na produção de alimentos orgânicos", diz Elaine de Azevedo, professora da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Grande Dourados e consultora do Portal Orgânico.

De origem animalOs animais são criados, preferencialmente, soltos. Eles caminham, tomam sol e são alimentados naturalmente, de acordo com o que é recomendado para cada espécie. Hormônios, antibióticos e drogas veterinárias são proibidos. Quando o animal adoece, é tratado à base de medicamentos naturais.

Processados e industrializadosNão recebem aditivos químicos sintéticos, como aromatizantes, corantes, espessantes, adoçantes, etc. Também são livres de irradiação com césio e cobalto, usados na agricultura tradicional para para destruir microrganismos, bactérias, vírus ou insetos.

O tempo de cultivo
Por respeitar os princípios biogênicos das plantas, os orgânicos tendem a levar um pouco mais de tempo para crescer. "Devemos considerar também o fato de que eles não levam adubos e fertilizantes sintéticos, que aceleram de forma artificial o crescimento de vegetais e animais", diz Vilanova.

Os nutrientesNos alimentos orgânicos vegetais, em geral, são encontrados mais minerais, antioxidantes e vitaminas. Em termos de macronutrientes, que são as proteínas, carboidratos e gorduras, por exemplo, não existem diferenças significativas entre os orgânicos e os convencionais.

Já os alimentos orgânicos de origem animal têm gordura de melhor qualidade, como os ácidos graxos insaturados com maior presença de ômega 3 e 6. A nutricionista Elaine de Azevedo acrescenta: “Existem vários aspectos de qualidade no alimento orgânico — o valor nutricional é apenas um deles, mas os baixos índices de toxidade, além da durabilidade do alimento, sabor, textura e cor, são os principais diferenciais”.

Orgânicos X Slow food
Os conceitos têm muitos aspectos em comum. Ambos preconizam as questões de sustentabilidade, comércio justo e produção regional. "Tem também algumas indicações de ordem sócio-comportamental, como o fato de curtir, degustar e apreciar o alimento", diz Vilanova.


O Slow Food defende: Tudo pelo alimento BOM (que nos dá prazer em comer) LIMPO (sem agrotoxico ou venenos) JUSTO (valorizando o trabalho de quem planta) coloca Ana Tomazoni

Como começarBusque comprar direto do fornecedor de sua região. Frequente feiras orgânicas e prefira sempre os alimentos frescos, integrais e pouco processados.

ONDE COMPRAR

No ABC Hortas Orgânicas:

HORTAS ORGÂNICAS - SBC

-Horta Orgânica Saúde e Vida (Fundação Criança) –
Rua Francisco Vicentainer, 910. Bairro Assunção.
Horários de funcionamento - de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; aos sábados, das 8h às 16h.

-Horta Comunitária dos Vianas – Rua dos Vianas, 1.366. Bairro Baeta Neves.
Horários de funcionamento - de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (das 12h às 14h fechado para almoço) e aos sábados, das 8h às 12h.

-Horta Orgânica Nutrivida – Avenida Pedro Mendes, s/n. Parque Selecta II.
Horários de funcionamento – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (das 12h às 14h fechado para almoço) e aos sábados, das 8h às 15h.

-Horta Orgânica – Rua Reverendo Paulo Macalão, nº 189. Parque Selecta I.

-Akira – Feira do Verde – Domingo – Riacho Grande. Tel: 4109-1989

-Horta & Cia Delivery– Estrada Henrique Rosa, 30 – Riacho Grande.
Entrega de Segunda à Sexta – 4354-0618

Feira da Agricultura Limpa
Onde: Avenida Afonso de Sampaio e Souza, 951 - Parque do Carmo
Quando: Sábados, das 7h às 12h

Feira Livre de Produtos Orgânicos e Biodinâmicos
Onde: Rua São Benedito, s/n - Chácara Santo Antônio
Quando: Quintas, das 6h30 às 13h

Feira Orgânica Guarulhos
Onde: Praça Vila Centenário - Centro
Quando: Sábados, das 7h às 13h

Feira Orgânica do Ibirapuera
Onde: Estacionamento da Igreja Santíssimo Sacramento, Rua Tutóia - Vila Mariana
Quando: Domingos, das 7h às 12h

Feira Orgânica do Pacaembu
Onde: Praça Charles Miller
Quando: Sextas, das 7h30 às 13h30

Feira Orgânica Parque Previdência
Onde: Rua Pedro Peccinini, 88 - KM 12 da Rodovia Raposo Tavares
Quando: Sábados, o dia todo

Feira de Orgânicos do Mercado Central de São Paulo
Onde: Mercado Municipal
Quando: Sábados, das 7h às 13h

Feira de Orgânicos do Parque Burle Max
Onde: Parque Burle Max
Quando: Sábados, das 7h às 13h

Feira do Produtor Orgânico da AAO (Associação da Agricultura Orgânica)
Onde: Parque da Água Branca
Quando: Terças, Sábados e Domingos, das 7h às 12h
Tel.: 3875-2625

Feira de Produtos Biodinâmicos em Santo Amaro
Onde: Rua da Fraternidade, 156 - Santo Amaro
Quando: Quintas, das 9h às 14h30
Tel.: 3815-7862

Feira de Produtos Orgânicos
Onde: Shopping Continental Osasco
Quando: Sábados, das 9h às 15h
Tel.: 4040-4981

Nova Feira do Produto Orgânico e Agricultura Limpa - Ibirapuera
Onde: Modelódromo do Ibirapuera
Quando: Sábados, das 7h às 13h
ENTREGA EM DOMICÍLIO

Caminhos da Roça - Produtos Orgânicos
Onde: Avenida Otacílio Tomanik, 926 - Butantã
Quando: Terças, Quartas e Sextas, das 7h às 14h
Tel.: 3733-6727
Área de entrega: Grande São Paulo e Alphaville

Organic Delivery
Onde: Avenida Pedroso Alvarenga, 1255 - Conjunto 55 - Itaim
Quando: Terças e Sextas, das 9h às 18h
Tel.: 4169-4457
Área de entrega: Zonas Oeste e Sul

Além do Natural Comércio de Produtos Naturais
Onde: Avenida Doutor Guilherme Dumont Villares, 800 - Jardim Londrina
Quando: Segunda a Sexta, das 9h às 18h
Tel.: 3739-4945

Área de entrega: Zonas Oeste, Norte e Sul
Mundo Verde
Onde: Avenida Cotovia, 328 - Moema
Quando: Segunda a Sexta, das 9h às 18h
Tel.: 3628-4350

Área de entrega: Grande São Paulo
Tutto Natural
Onde: Rua Pires do Rio, 4 - Vila Gilda - Santo André
Quando: Segundas, Quartas e Sábados, a partir das 13h
Tel.: 4425-2669

Área de entrega: ABC
Sementes da Paz
Onde: Rua Professor Abigail Alves Pires, 199 - Jardim Sarah
Quando: Terça a Sábado, das 7h às 13h
Tel.: 2361-7389


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande