Pular para o conteúdo principal

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"


A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito.

Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”.

Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência. 

Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site. 



DOCE DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA
 Ingredientes: 
1 kg de da fruta descaroçada 
400g de açúcar orgânico cristal 
4 colheres de sopa de limão (1 limão) 

Modo de Preparo: 
Leve ao fogo em panela grande e grossa os frutos higienizados, descascados e sem sementes, junte o açúcar e o suco de limão, mexa com freqüência. 
O fogo deve ser médio, ou médio baixo para cozinhar devagar. O meu doce demorou 45 minutos. 
Quando ficou pronto, uma delícia, a cor, a textura, a adstringência! Nossa, que diferente, sabor único, pensei em usar essa geléia, para pratos salgados e doces. 


Sugestões para servir... 

1- Com pimenta dedo de moça, servido com assados ou grelhados 
2- Para batida com vodka, gelo e hortelã 
3- Para diversos recheios, pasteis, tortas etc 
4- Combinação perfeita com chocolate. 
5-Para chutney com especiarias 
Dá para brincar e criar muito com essa fruta, que tem de ser mais divulgada! 



Salacia elliptica / gulosa-da-mata-atlântica 

Delicioso fruto esférico de 5-8 cm de diâmetro, dotado de casca alaranjada, resistente ao transporte. 
A polpa é translúcida, muito doce e saborosa, agradando a todos os paladares. Seu sabor é bastante semelhante ao da gulosa-da-amazônia, também conhecida como saputá-açu (Peritassa laevigata). 
Diferentemente desta última, S. elliptica é uma árvore (e não trepadeira ou arbusto), que atinge de 3-6 m quando cultivada. 



Usos: Muito saborosa para o consumo ao natural. A árvore é ornamental, dotada de folhas grossas e perenes, prestando-se bem ao paisagismo. 


Cultivo: Regiões tropicais e subtropicais, em solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Sol pleno ou meia-sombra. 


Origem: Dispersa em pequenas populações presentes em diversos biomas, tais como Mata Atlântica, Pantanal e matas ciliares do Cerrado. 


Família: Celastraceae 


Observações: Uma fruta brasileira muito saborosa, ainda desconhecida por muitos. 

Fonte: www.e-jardim.com - (mudas frutíferas) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb