Pular para o conteúdo principal

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"


A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito.

Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”.

Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência. 

Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site. 



DOCE DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA
 Ingredientes: 
1 kg de da fruta descaroçada 
400g de açúcar orgânico cristal 
4 colheres de sopa de limão (1 limão) 

Modo de Preparo: 
Leve ao fogo em panela grande e grossa os frutos higienizados, descascados e sem sementes, junte o açúcar e o suco de limão, mexa com freqüência. 
O fogo deve ser médio, ou médio baixo para cozinhar devagar. O meu doce demorou 45 minutos. 
Quando ficou pronto, uma delícia, a cor, a textura, a adstringência! Nossa, que diferente, sabor único, pensei em usar essa geléia, para pratos salgados e doces. 


Sugestões para servir... 

1- Com pimenta dedo de moça, servido com assados ou grelhados 
2- Para batida com vodka, gelo e hortelã 
3- Para diversos recheios, pasteis, tortas etc 
4- Combinação perfeita com chocolate. 
5-Para chutney com especiarias 
Dá para brincar e criar muito com essa fruta, que tem de ser mais divulgada! 



Salacia elliptica / gulosa-da-mata-atlântica 

Delicioso fruto esférico de 5-8 cm de diâmetro, dotado de casca alaranjada, resistente ao transporte. 
A polpa é translúcida, muito doce e saborosa, agradando a todos os paladares. Seu sabor é bastante semelhante ao da gulosa-da-amazônia, também conhecida como saputá-açu (Peritassa laevigata). 
Diferentemente desta última, S. elliptica é uma árvore (e não trepadeira ou arbusto), que atinge de 3-6 m quando cultivada. 



Usos: Muito saborosa para o consumo ao natural. A árvore é ornamental, dotada de folhas grossas e perenes, prestando-se bem ao paisagismo. 


Cultivo: Regiões tropicais e subtropicais, em solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Sol pleno ou meia-sombra. 


Origem: Dispersa em pequenas populações presentes em diversos biomas, tais como Mata Atlântica, Pantanal e matas ciliares do Cerrado. 


Família: Celastraceae 


Observações: Uma fruta brasileira muito saborosa, ainda desconhecida por muitos. 

Fonte: www.e-jardim.com - (mudas frutíferas) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb...

QUEIJO ROQUEFORT E SUAS COMBINAÇÕES

Estive neste mês em viagem ao Sul da França, local de muitas montanhas de pedras, rios,  muito verde e flores que  encantam qualquer  turista. Não por acaso, o primeiro local visitado foi a cidade de Roquefort-sur-Soulzon,  que está localizada no CausseduLarzac.  Trata-se de uma cidade pequena, basicamente uma rua, com alguns fabricantes com grandes caves de queijo que levam o mesmo nome da cidade. Isso mesmo, o Roquefort. O Roquefort é o blue cheese mais conhecido do mundo. No entanto, para levar esse nome, é necessário que a maturação do queijo seja feita da forma tradicional, nas cavernas de Cobalou, onde fica a pequena cidade.  O leite cru da ovelha, utilizado para a fabricação deste queijo, é o grande responsável por sua cremosidade. Após o fabrico da massa, o queijo passa por um processo denominado “piquage”, que consiste em precisar o armazenamento da massa, controlar a temperatura e perfurar o queijo para enfim adicionar o fungo...

PEPINO GELADO NO PALITO E CONSERVA

Em recente visita à Tokyo - Japão, acompanhando meu filho Rodolfo, Nora e Netos, ficamos impressionados com a simplicidade da venda dos legumes bem gelados em forma de picolé, porém curtidos em vinagrete. O pepino é um diurético natural de grande ajuda na dissolução de cálculos renais, oferecendo nutrientes para as células e eliminando impurezas. A água do pepino auxilia no controle da temperatura do corpo e nos seus processos orgânicos. Ainda possui muita fibra e é importante para o sistema digestivo. Está hortaliça é um poderoso tônico para o fígado e rins, além de dar força aos cabelos e unhas graças ao alto teor de sílica e flúor. Que tal fazer uma brincadeira com as crianças, preparar e levar para praia, servir antes do almoço de aperitivo, pense nisso!   Agora você pode usar a mesma receita e fazer uma conserva fatiando os pepinos, e em seguida, colocando a calda de vinagrete.    Acondicione em vidros e mantenha-os na geladeira. Veja o passo a...