Pular para o conteúdo principal

TERRA MADRE - AGRICULTORES


COMEMORAÇÕES TERRA MADRE DAY – BRASIL, 
 COM PRODUTORES DE HORTAS ORGANICAS 


Local Escola de Gastronomia Sabor e Saber Gastronomia Tomazoni 
Av. Senador Fláquer,534 – Vl. Euclides São Bernardo do Campo – SP 

Profª e Chef Ana Maria Ruiz Tomazoni
Data 01.12.12 das 19:00 às 24:00h 
Público: Associados do Slow Food, Produtores de Hortas, Hortas da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo, Amigos e alunos amantes dos alimentos e da gastronomia, familiares. 

 Terra Madre Day



Uma celebração global que não somente celebra e promove uma alimentação sustentável, mas também dá voz a agricultores, produtores, cozinheiros. Visite o mapa do Terra Madre Day para visualizar todos os eventos que acontecem ao redor do mundo!

Nesta data, fiz um convite especial, confira anexo. Reunimos aproximadamente, 80 pessoas, para comemorarmos o Terra Madre Day com festa de aniversario e “coroar”o evento com uma ação social, doação de fraldas ou produtos de higiene pessoal para a casa Asilar, localizada no Riacho Grande e o Asilo Velhinho Dona Adelaide localizada em São Bernardo do Campo, São Paulo.

No encontro reunirmos produtores de hortas orgânicas e que vivem da terra, também pessoas da Prefeitura de São Bernardo do Campo que apóiam comunidades do alimento de hortas.Fornecemos aos convidados a relação desses locais, com endereços e horários  promovendo a produção alimentar local, sustentável, em harmonia com o planeta e o respeito aos saberes transmitidos de geração em geração, que é a filosofia Slow Food. 

No encontro, não faltou comida brasileira, confira: pão de banana verde com frutas oleaginosas e sementes, da mandioca, um escondidinho especial com recheio de casca de banana em caponata ao azeite e de frango com quirela a minera, patês amargos com jiló para aguçar os sentidos, berinjela e jiló defumados também deram o que falar. 

Baião de dois vegetariano, lindo lembrava "uma paella espanhola", mas com feijão verde,arroz, maxixe, abobora e muito mais, veja a foto.

Docinhos de abobora, de cambuci, de pitanga com caixinha de chocolate hummm, mais um bolo de chocolate com cocada mole! 

Assim, com sabores do alimento bom, limpo e justo celebramos mais um ano o Terra Madre Day, com música italiana e até declaração de amor e carinho pela TERRA BRASIL, com final de musica brasileira. 


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

DIA NACIONAL DA MANDIOCA HARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

DIA NACIONAL DA MANDIOCAHARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

O Convívio Slow Food Grande ABC SP e a escola Sabor e Saber Gastronomia tem um trabalho de educação alimentar a muitos anos com seus alunos e publico frequentador de eventos, feiras e congressos acadêmicos com estudos e praticas com a mandioca e o fruto nativo no Brasil o Cambuci.

Prefeito Paulo Serra do município de Santo André

O FESTIVAL DO CAMBUCI EM PARANAPIACABA
O Festival do Cambuci de Santo André é um evento realizado pela Prefeitura de Santo André junto à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Empreendedores / Moradores de Paranapiacaba e diversos restaurantes no centro da cidade.
Este evento tem um papel importante no desenvolvimento do turismo da Vila de Paranapiacaba, reforçando a identidade cultural deste importante fruto nativo da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento sustentável do local.
O fruto cambuci, pertence à…

OFICINA GASTROETEC: Gastronomia Brasileira e a Importância do Ato de Cozinhar

Oficina GASTROETEC Santa Ifigênia - SP com a Chef e Educadora Ana Tomazoni.