Pular para o conteúdo principal

MANJAR DE TAPIOCA COM CAMBUCI NA TV

Hoje participamos do Programa Temperando o Papo,  NGT, é um programa de variedades com dicas e boas culinárias, com artesanato, pautas para as mulheres que se preocupa com beleza, saúde e economia doméstica e prestação de serviço e boa música. 
É apresentado por Hariane Fonseca e o chef Marcos Xinef, eles deixam as tardes muito mais interessante com seu carisma e simpatia.

Sintonize o Programa

48 e 50 UHF

47 Digital
348 Sky HD
site: http://www.redengt.com.br/

Ficamos muito emocionados, com a homenagem de um Medalha Especial recebida no Programa.

Nossa sugestão para as Festas de Fim de Ano, foi bem brasileira de baixo custo, podendo ser consumida por pessoas celíacas pois não glúten, e se usado adoçante de forno e fogão por diabéticos.

Manjar de Tapioca:
Ingredientes:
1 xícara de chá  de tapioca 
1 litro de leite
1 coco fresco ralado (ou 1 pacote de 50g de coco ralado seco) 
1 1/2 xícara de chá  de açúcar
1 vidro de leite de coco - 200ml

Recheio 1 abacaxi cozido ou em calda

Cobertura : calda de Cambuci
6 frutos de cambuci sem a pele (descascados) picados
2 xícaras de água
1/2 xícara de açúcar
  
Coloque o leite no fogo com a tapioca, o açúcar e se quiser o leite de coco, deixe ferver até engrossar, mexendo com freqüência,  só então junte o coco, mexa bem, leve  à geladeira em forma de anel untada com óleo ou em forma de bolo inglês.

No Programa Temperando o Papo, da NGT¿
Colocamos em uma terrina (forma retangular, forrada com papel filme.Colocamos a metade do manjar. Cobrimos com o abacaxi cozido e novamente com o manjar. Levamos para gelar.
Depois de 4 horas na geladeira, desenformamos decoramos com morangos.
e calda de cambuci, de frutas vermelha, ou outra de sua preferência.
Rendimento: 8 porções

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim.

Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência.

Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas.

Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc.
Confira:Jamelão 
O Commons possui multimídias sobre Jamelão
O jamelão, jambolão, jalão[1], joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é …

DIA NACIONAL DA MANDIOCA HARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

DIA NACIONAL DA MANDIOCAHARMONIZADO COM O CAMBUCI E SLOW FOOD

O Convívio Slow Food Grande ABC SP e a escola Sabor e Saber Gastronomia tem um trabalho de educação alimentar a muitos anos com seus alunos e publico frequentador de eventos, feiras e congressos acadêmicos com estudos e praticas com a mandioca e o fruto nativo no Brasil o Cambuci.

Prefeito Paulo Serra do município de Santo André

O FESTIVAL DO CAMBUCI EM PARANAPIACABA
O Festival do Cambuci de Santo André é um evento realizado pela Prefeitura de Santo André junto à Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Empreendedores / Moradores de Paranapiacaba e diversos restaurantes no centro da cidade.
Este evento tem um papel importante no desenvolvimento do turismo da Vila de Paranapiacaba, reforçando a identidade cultural deste importante fruto nativo da Mata Atlântica e incentivando o desenvolvimento sustentável do local.
O fruto cambuci, pertence à…

OFICINA GASTROETEC: Gastronomia Brasileira e a Importância do Ato de Cozinhar

Oficina GASTROETEC Santa Ifigênia - SP com a Chef e Educadora Ana Tomazoni.