COMEMORAÇÕES TERRA MADRE DAY – BRASIL EM 2 MOMENTOS: IDOSOS DA 4ª. IDADE E EVENTO BENEFICENTE COM PRODUTORES DE HORTAS ORGANICAS.
Local : CONVIVUM GRANDE ABC SÃO PAULO


Profa. Chef. Ana Maria Ruiz Tomazoni
Data 10.12.12 e 11.12.12 das 9:30 às 12:00h
Público: Alunos da 4a. idade ( 76 a 100 anos) - Centro Dia São Bernardo do Campo

Terra Madre Day


O Slow Food no mundo todo celebra o Terra Madre Day, em 10 de dezembro, de diversas maneiras, desde pequenas reuniões até grandes festivais musicais, o conceito do alimento bom, limpo e justo tem seus diferentes momentos e propostas especiais.

Pelo quarto ano consecutivo comemoramos com idosos da 4a.idade (76 a 100 anos- cadeirantes, cegos entre outros...) nosso objetivo é passar uma manhã de alegria trabalhando alimentos da arca do gosto brasileira e celebrando nossos alimentos da terra Brasil!

Celebramos em dois dias (10 e 11 de dezembro) pois, são idosos diferentes a cada dia. No encontro além de trabalhamos os cinco sentidos (olfato, tato, visão, audição e paladar) incluímos também os movimentos motores, pois, nessa fase da vida, trabalhar utilizando as mãos e os sentidos revigora a auto estima e auxilia a memória..




Com amor, muita alegria e simplicidade misturarmos alguns ingredientes da arca o gosto, que atraiu uma grande curiosidade por todos. Nos reunirmos em volta de uma mesa lá rezamos, cantamos e trabalhamos felizes, com brincadeiras e a massa do biscoito. Cada um mexeu, misturou e se enfarinhou. Hoje por exemplo, lembramos muitos fatos e acontecimentos passados. Lá 
por alguns momentos, cantamos músicas brasileiras e ouvimos até versos declarados.


Cada um do seu jeito o importante era estarmos juntos, mas houve dois ou três resistentes a sair do sofá, mas assim que finalizamos e colocamos os biscoitos para assar, fomos para a sala, sentamos "nos sofás" e lá fizemos 35 minutos de minutos de alongamento e ginástica.

Êta coisa boa! Viver é bom! Até o próximo encontro....

Confira as fotos e receita anexas.



Biscoitos de Natal Terra Madre
Ingredientes:
1 xícara (chá) de Manteiga (150g)
1 xícara (chá) de açúcar (160g)
2 ovos inteiros
1xícara de farinha de babaçu ou farinha integral (120g.)
2 colheres (sopa) cacau ou de chocolate em Pó (25g)
500g. aproximadamente de farinha de trigo (500g)
1 xícara de chá de licuri triturado ou castanhas do Brasil

Decoração:
1 embalagem de Granulado Colorido (130g) e castanhas
Materiais:
Cortadores com temas NatalinosPreparo:
Bata a manteiga, o açúcar e os ovos até formar um creme bem aerado. Desligue a batedeira, adicione as farinhas de trigo e integral junto com o cacau ou chocolate em pó e misture com uma espátula ou com as mãos até formar uma massa lisa e uniforme. Embrulhe-a em papel-filme e leve à geladeira por 20 minutos. 

Abra a massa entre dois sacos plásticos, até ficar com 2mm de espessura, e corte-a nos formatos natalino, decore com granulados. Coloque os biscoitos em uma assadeira untada e enfarinha, deixando uma distância de 1cm entre eles.


Pre-aqueça o forno a 180ºC e asse-os por cerca de 10 minutos.

Rendimento: 50 biscoitos

Comentários

Mais vistas

FESTIVAL GASTRONÔMICO ENCANTOS & SABORES DO SUL DE MINAS

ANA TOMAZONI NA EXPO NEGÓCIOS LITORAL - SÃO SEBASTIÃO