Pular para o conteúdo principal

BOLO REI É TRADIÇÃO




BOLO REI É TRADIÇÃO

Não dá para falar em Festas de Fim de Ano, sem falar do famoso Bolo Rei, com a sua forma de coroa, suas frutas cristalizadas e frutos secos (amêndoas, nozes e castanhas), a fava e o brinde.
Todo ano preparo para minha família e para presentear os amigos do coração.
Este bolo está recheado  de simbologia, na tradição, pode-se  dizer que este doce representa os presentes oferecidos pelos Reis Magos ao Menino Jesus, na ocasião do seu nascimento. A casca (a parte exterior-dourada) simboliza o ouro; já as frutas secas e as cristalizadas representam a mirra; por fim, o incenso está representado no aroma do bolo.
No interior do bolo está escondida uma fava, conta uma lenda,  que trata-se da representação da história dos Reis Magos quando viram a Estrela de Belém que anunciava o nascimento de Cristo,  então disputaram entre si o direito de entregar a Jesus, os presentes que levavam. Como eles não conseguiam chegar a um acordo, um padeiro, para pôr fim à discussão, propôs fazer um bolo com uma fava no interior da massa, em seguida, cada um dos três magos do  Oriente pegaria numa fatia, o que tivesse a sorte de retirar a fatia que possuísse a fava, ganharia o direito de entregar os presentes a Jesus.
Não se sabe qual foi contemplado com a fatia premiada, pode ter sido qualquer um dos três, Baltasar, Belchior ou Gaspar. É claro que isto é só uma lenda, o Bolo Rei tem, na verdade, origens francesas (como conta a história dos reis....)
A receita do Bolo Rei correu o mundo, muito contribuiu para isso a fama que o bolo ganhou de proporcionar prosperidade a quem comesse a fatia que possuísse a fava. Contudo, dita a tradição que quem receber a fatia com a fava, tem de oferecer o Bolo Rei no ano seguinte.
Mais informações no Blog.... tiapaulaeducadora.blogspot.com.br
 

BOLO REI (português)

Ingredientes:
4 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
2 tabletes ou 2 colheres de sopa  (do seco) (15g cada) de fermento biológico
1 xícara (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de leite
5 ovos
3 colheres (sopa) de vinho do Porto
2 colheres (sopa) de casca de laranja ralada.
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva ou óleo milho
1/2 xícara (chá) de uva-passa sem sementes.
5 colheres (sopa) de castanhas do Brasil ou amêndoas picadas
5 colheres (sopa) de nozes picadas
5 colheres (sopa) de castanhas de caju
1 xícara( chá) de frutas cristalizadas
100 gramas  de cerejas cristalizadas
4 colheres (sopa) de açúcar confeiteiro

Modo de Preparo
Em um recipiente grande, peneire a farinha de trigo e reserve. Em outra, misture o fermento e 3 colheres (sopa) de açúcar até obter uma pasta.
Misture o leite amornado e 4 colheres(sopa)de farinha de trigo .
Cubra com filme plástico e deixe crescer por 15 minutos. Em outro recipiente, coloque 4 ovos, o vinho do Porto e as raspas de laranja e bata rapidamente com um batedor manual.  Reserve.

Em uma superfície lisa, coloque a farinha de trigo restante e faça uma cova uma cavidade no centro. Junte o azeite de oliva (reserve 1/2 colher de sopa) e o açúcar restante. Com a ponta dos dedos, misture até obter uma farofa.
Acrescente a massa crescida e misture. Aos poucos,junte os ovos batidos e sove a massa por 5 minutos.
Adicione as uvas passas, as castanhas, as amêndoas, as nozes e metade das frutas cristalizadas.Misture delicadamente e cubra com filme plástico e deixe crescer por 1 hora.
Em seguida, modele a massa, formando um anel. Transfira a massa para uma assadeira de pizza com 30 cm de diâmetro, ou forma grande com anel central, untada com o azeite reservado. Deixe crescer por mais 30 minutos.
Ligue o forno à temperatura média, 170º.C.
Pincele um ovo batido e distribua sobre a massa o restante das frutas cristalizadas e as cerejas.Pressione ligeiramente com os dedos e pincele toda a superfície com o ovo batido. Leve o bolo ao forno por aproximadamente 40 minutos. Retire do forno, desenforme ainda morno e disponha em um prato grande. Em seguida, polvilhe por cima o açúcar confeiteiro  se preferir, no momento de servir coloque fios de ovos na parte central do bolo.

obs:SELO DE TRINTA ANOS DE ESCOLA DE CULINARIA -  Nós que damos sabor a vida! Prepare um, dois ou mais bolo rei e faça a festa com as pessoas que mais ama. Coloque uma surpresa, (anéis ou alguma biju.....) o que vale é a expectativa de algo novo e diferente. Feliz ano novo com muitas celebrações e brindes de alegrias.....grande abraço, com carinho! Ana Tomazoni

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande