Pular para o conteúdo principal

DIA 26 DE JULHO DIA DA AVÓ E DO AVÔ E RECEITA DA NONA


É um privilegio comemorar hoje 38 anos de casada, três filhos muito especiais: Fernanda, Rodolfo e Giovani Bruno, um neto australiano de 2 anos Lorenzo mais um australiano(a), que está chegando nos próximos dias. Sem contar o genro mineirinho Rafael, duas noras lindas Melanie e Ana Carolina.


Bom, depois das apresentações, conto que, casar no dia de Santa Ana, foi uma benção e só tenho a agradecer.

Nas fotos Vovôs brasileiros  Ana Maria e Hermes
Vovô australiano JIM e vovó francesa Sylvie.

Tenho um trabalho especial com muitos avós e avôs, com aulas em Faculdades de terceira idade e Centro Dia. O papel dos avós na família tem uma grande importância tanto para os pais como para os netos e mesmo para eles próprios que ganham novas vidas nesse relacionamento e a cada nascimento de um novo neto que é a continuação de sua existência. Gostaria de citar a importância do afetivo e muitas vezes, do suporte financeiro que dão aos filhos e netos.

As avós são também chamadas de "segundas mães", e os avôs, de "segundos pais", e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e com certeza um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seus frutos, ou seja, a continuidade das gerações.

Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas no verdadeiro significado de família.

Um pouco da historia desta data.

Conta a história que, no século I a.C., Ana e seu marido Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria.

Devido à sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Ana morreu quando Maria tinha apenas 3 anos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por ele escolhida para ser Mãe de Seu Filho Jesus.

São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avôs e avós.

Em 1879, o papa Leão XIII, cujo nome de batismo era Gioacchino (versão italiana de Joaquim), estendeu sua festa a toda Igreja. Finalmente, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria Santíssima.

Comemora-se o Dia dos Avôs e Avós em 26 de julho. E esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

Fonte Wikipedia internet em 26.07.12

RECEITA DE AVÓ – GROSTOLLI ASSADO (CUECA VIRADA)

Ingredientes

500g (1/2 kg) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de açúcar

1 colher (sopa) cheia de manteiga ou margarina

30 gramas de fermento biológico (fresco ou seco)

100 ml de leite morno

3 ovos

1 pitada de sal

Para Cobertura ½ xícara de açúcar e 1 colher de sopa de canela.

Modo de preparo

1. Dissolva o fermento no açúcar. À parte, misture metade da farinha, o açúcar, os ovos, a margarina, o sal e, por último, o fermento dissolvido.

2. Vá colocando, o restante da farinha aos poucos até ficar uma massa macia e que solte das mãos.

3. Cubra com um plástico e deixe crescer até dobrar de volume.

4. Abra a massa, corte em retângulos. Faça um pequeno corte no centro, introduza uma das extremidades no corte central e, no lado contrário, a outra extremidade. Coloque em forma untada com manteiga. Deixe crescer novamente por 10 minutos aproximadamente, em seguida assar a 180ºC.

5. Deixe esfriar e passe na mistura de açúcar e canela em pó.

6. Rendimento: 50 unidades




Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professora de gastronomia e culinária Ana Maria Tomazoni.Clique e confira mais informações sobre nossos cursos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abóbora assada com especiarias (no forno ou no microondas)

Abóbora assada, uma das delícias que podem ser preparadas de forma simples, e muito saborosa. Ingredientes 1 quilo de abóbora japonesa cortada em fatias (com casca) 2 colheres (sopa) de orégano fresco 10 folhas de manjericão 2 ramos de alecrim 1 cebola roxa média em pétalas 3 dentes de alho picados 1 pitada de pimenta-do-reino Outras  ervas picadas se gostar, assim como sal a gosto. Modo de Preparo  Em uma assadeira, coloque a abobora, misture bem todos os demais ingredientes, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio alto (200°C), pré-aquecido,por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio, mexa bem e asse por mais 20 minutos, ou até que a abobora esteja macia e dourada. Sirva. Dica se fizer no microondas coloque a abobora com casca bem higienizada 10 minutos de um lado virar e mais 5 a 7 minutos do outro lado, sempre potência máxima. Venha estudar  Gastronomia em uma das escolas mais tradicionais do país, com a Chef e professo

JAMELÃO / JAMBOLÃO

Fui visitar uma amiga Nair Cisotto Garcia e ela me presenteou com frutas muita saborosas mas, desconhecida por mim. Acolhido pela curiosidade, corri para pesquisar e já fazer um doce ou outro uso,veja o que a enciclopédia me mostrou, quero dividir com vocês essa experiência. Lembrei da pesquisadora e redadora de uma coluna do jornal O Estado de São Paulo, O Paladar, muito querida Neide Rigo, tem um blog muito especial "Come-se". Vale a pena uma visita. Nesse blog ela fala de frutas, verduras ervas etc como pesquisa e prepara receitas. Uma frutinha que lembra azeitona, talvez jabuticaba, com um caroço grande, , mas, o sabor é azedinho e muito saboroso, perante isso tudo fui logo pesquisar alguns site e já encontrei noticias, artigos etc. Confira:Jamelão  O Commons possui multimídias sobre Jamelão O jamelão, jambolão, jalão [1] , joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jamb

GELÉIA COM FRUTO "GULOSA DA MATA ATLÂNTICA"

A minha visita a uma amiga Nair Cisotto Garcia, rendeu, pois além do jamelão,(que publiquei ficha técnica, receita e dicas no Blog ontem) trouxe alguns frutos amarelos, que ela não sabia o nome, mas a cunhada que mora no sítio, no interior de São Paulo já fez geleia e que por ser muito citrica, azedinha, ninguém gosta muito. Semelhantes à várias outras frutas como: cajá, mas o que foi diferenciado e norteador eram os caroços grandes, ao descascar o fruto a pele é fina e polpa bem macia como a do pêssego, porém o gosto é bem azedo, mas não deixa “retrogusto”. Acolhida pela curiosidade, corri para fazer um doce ou outro uso. Pesquisei e quero dividir com vocês essa experiência.  Se você conhece o fruto e já preparou algum prato, por favor escreva para o nosso site.  DOCE  DE GULOSA DA MATA ATLÂNTICA   Ingredientes:  1 kg de da fruta descaroçada   400g de açúcar orgânico cristal   4 colheres de sopa de limão (1 limão)   Modo de Preparo:  Leve ao fogo em panela grande